NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Arte & Cultura conversa com o criador de projeto que promove passeios históricos pela capital

Publicado em

O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é o arte-educador Rogério Bealpino. Ele é responsável por criar um projeto que promove aulas-passeio em grupos pelo centro de Curitiba, contando episódios da história da cidade. Durante o bate-papo, Bealpiano falou sobre sua trajetória e o projeto que leva as pessoas a conhecer detalhes da capital. A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira, às 13h10, no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.

Rogério Bealpino é empresário do ramo da arte e cultura com formação como arte-educador. Apaixonado pela história de Curitiba, ele promove aulas-passeio em grupos por localidades da capital paranaense contando diversos episódios da cidade, como a vinda de Dom Pedro II em 1880. A iniciativa, criada há 10 anos, já atendeu mais de 40 mil crianças, jovens e adultos por meio de visitas guiadas e oficinas de arte. O projeto de educação patrimonial que promove aulas pelas ruas e espaços culturais realizou no último ano mais de 70 passeios com a presença de mais de mil pessoas.

Mesmo não sendo historiador, Bealpino diz que esta é sua paixão. “O arte-educador é um profissional que trabalha dentro de exposições, programas educativos, em museus. Ele é um mediador que promove a leitura do visitante ao objeto exposto. Isso enriquece a experiência, trazendo um olhar diferenciado”, explica. A partir desse amor pela história, ele iniciou trabalho de maneira intensa. “Assim comecei as visitas guiadas pelo centro de Curitiba. Minha intenção é atrair o público curitibano para conhecer a história de sua cidade. São episódios atrativos e próximos de nós. Quando o curitibano descobre isso, quer saber muito mais”, diz.

Leia Também:  Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa apresenta relatório de atividades do 2º semestre de 2024

Nascido no Estado de São Paulo e crescido em Curitiba, Rogério Bealpino é formado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com experiência no campo da cultura das artes e da história. Como arte-educador, atuou com mediação em mais de 45 exposições de arte nacionais e internacionais sediadas em Curitiba, tendo trabalhado na maioria delas como orientador pedagógico, formando equipes e elaborando conteúdos educativos. “Nasci do interior de São Paulo, mas sou mais curitibano que paulista. Desde que vim pra cá, tenho um apreço por essa história. Comecei a estudar de maneira autônoma, pois passei a ter o fascínio por essa cidade com mais de 330 anos”, revela.

Além deste trabalho, o profissional é técnico especialista em montagens de exposições e curador de mostras artísticas, tendo participado de mais de 125 eventos. Também colaborou com diversas instituições culturais, galerias e museus, sempre lidando com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, além de manusear acervos das mais diversas instituições do Brasil e do mundo.

Leia Também:  Deputado estadual Anibelli Neto (MDB) e deputado federal Tião Medeiros (PP) se unem na luta contra a “carne sintética”

Na área de conservação de obras de arte, Bealpino participou de projetos de restauração de acervos de museus do Paraná. Foi ainda membro da Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais e atuou na área de montagens de exposições e manuseio de obras de arte. Ele recebeu em 2021 o Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura do Paraná por sua atuação como montador de exposições e especialista em manuseio de obras de arte. Em 2022 recebeu o Prêmio Memória de Vivências (UNESPAR) por sua atuação.

Quem quiser participar das aulas-passeio pelo centro histórico da capital pode ser informar sobre datas e valores no site https://historiadecuritiba.orbitpages.online/. Também é possível entrar em contato com o educador pelo perfil https://www.instagram.com/rogeriobealpino/.

O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

É preciso dar um basta nas fake news contra as vacinas, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Published

on

By

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta segunda-feira, 14, que é necessário combater as fake news contra as vacinas e aqueles que vão contra o interesse público. “Todos sabem que as vacinas salvam vidas. O Plano Nacional de Imunização oferece 18 vacinas para crianças e diversas faixas etárias”, destacou Romanelli na tribuna da Assembleia Legislativa.

“Hoje, as secretarias de Saúde e da Educação iniciaram uma ampla campanha de vacinação infantil nas escolas. Isso não pode ser alvo de ataques, negacionismo ou fake news”, completou.

As vacinas, segundo Romanelli, são obrigatórias, mas não compulsórias, e os pais têm a responsabilidade de decidir pela imunização dos filhos. “Vamos proteger nossas crianças para evitar o retorno de doenças já erradicadas no Brasil”, enfatizou.

Ciência e Saúde

“Não é aceitável que se façam campanhas permanentes contra a saúde pública. Ser eleito deputado não é para trabalhar contra o interesse coletivo. Ir contra a saúde das crianças é ir contra o bem comum”, observou.

Leia Também:  Deputado estadual Anibelli Neto (MDB) e deputado federal Tião Medeiros (PP) se unem na luta contra a “carne sintética”

Romanelli explicou que as secretarias de Saúde e Educação atuam com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Imunização, da Anvisa e do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Os pais que optarem por não vacinar devem assinar um termo de responsabilidade”, esclareceu.

Em março, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que pais que se recusarem a vacinar os filhos contra a covid estão sujeitos à multa prevista no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Decisões corretas

“O Paraná tem pressa em proteger a vida de suas crianças e jovens. A vacina contra a covid salvou vidas. Não podemos permitir que fake news sejam disseminadas a toda hora”, afirmou.

Romanelli classificou como irresponsáveis as campanhas contra a vacinação infantil. “Peço aos pais: vacinem seus filhos. O que o Estado e o Governo estão fazendo é rigoroso e baseado na ciência. Não vamos nos desviar disso”, reforçou.

“Nossa solidariedade ao governo do Estado pelas decisões acertadas na área da saúde. Os secretários Beto Preto (Saúde) e Roni Miranda (Educação) baseiam suas ações na ciência e no bem-estar das crianças e jovens”, concluiu.

Leia Também:  DEPUTADO ANIBELLI NETO (MDB) PROPÕE A CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR PARA O FORTALECIMENTO DA COP-30

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA