NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar é campeã no Setor de Serviços Públicos no Paraná no ranking da Revista Amanhã

Publicado em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a líder setorial em serviços públicos e a oitava empresa entre as maiores do Paraná em VPG (Valor Ponderado de Grandeza), de acordo com o ranking do Grupo Amanhã, que classifica as maiores empresas do Sul do país. A Companhia recebeu, nesta segunda-feira (21), a premiação feita pelo Grupo Amanhã e pela PwC Brasil, responsável pela publicação “Ranking 500 Maiores do Sul.”

O ranking reflete a dinâmica da economia regional e coloca a Sanepar com destaque no principal critério de classificação que é o VPG, calculado a partir de três grandes números de um balanço: patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro líquido (10%). Esse índice reflete de forma equilibrada o tamanho e o desempenho das empresas.

De acordo com o Diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, que representou o diretor-presidente, Wilson Bley, no evento de premiação, a empresa tem um crescimento alicerçado em um alto grau de governança e busca constante de processos inovadores para alcançar a universalização do saneamento em bases sustentáveis. “Além de um planejamento constante com metas bem definidas, a Sanepar adota as melhores práticas de mercado e a inovação para a sustentabilidade na condução de seus negócios. Assim, a Companhia tem gerado valor para as partes interessadas, equilibrando resultados financeiros profícuos, pujante capacidade de investimento e entrega de serviços cada vez mais qualificados para a sociedade”, diz.

Leia Também:  Reformas de pontes no Norte Pioneiro e viaduto em Ventania terão aporte de R$ 2,8 milhões

A Sanepar atende 345 municípios no Paraná e um em Santa Catarina, e conta com um índice de atendimento com água tratada é de 100% e a cobertura com coleta de esgoto é de 80,75% da população urbana na área de concessão, tratando todo o esgoto coletado. Até 2028, a Companhia investirá cerca de R$ 11,2 bilhões. Um exemplo de inovação em gestão é a parceria público-privada firmada neste ano para as microrregiões Centro-Leste e Oeste que vai ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto para mais de 900 mil pessoas, em 112 municípios.

PREMIAÇÃO – Em sua 34ª edição, a cerimônia de premiação das cem maiores empresas do Paraná que estão no ranking 500 MAIORES DO SUL 2024 foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Além do Diretor Anatalicio Risden Junior, participou da cerimônia o Especialista em Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti.

De acordo com o Publisher do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro, a parceria exitosa entre o Grupo AMANHÃ e a PwC Brasil revela um acompanhamento histórico dos movimentos de diversos setores econômicos do Sul, assim como de cada um dos Estados da região. “Também temos conseguido mostrar o avanço do grau de competividade das empresas sediadas na região Sul do país”, afirmou.

Leia Também:  Paraná Anjo Inovador seleciona 80 startups de 15 municípios

“Em nossa análise dos balanços de empresas para a elaboração do ranking das 500 MAIORES DO SUL, pudemos perceber que o ano de 2023 foi desafiador. Em contrapartida, também foi possível notar que as companhias que estruturaram suas práticas de ESG, englobando governança, sustentabilidade, social e diversidade, destacaram-se e obtiveram resultados bastante positivos”, salienta Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

“MAC de Portas Abertas” estreia em maio com curso sobre arte contemporânea japonesa

Published

on

By

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná estreia em maio o projeto “MAC de Portas Abertas”, uma iniciativa do Setor Educativo que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a proporem atividades educativas, artísticas ou de pesquisa para serem desenvolvidas no espaço da instituição.

A primeira ação do projeto será o curso “A Arte Contemporânea Japonesa e as Estéticas Basara e Kawaii”, ministrado pela pesquisadora e artista visual Simonia Fukue Nakagawa. Voltado a pessoas a partir de 16 anos interessadas em arte, cultura japonesa e estética contemporânea, o curso está com inscrições abertas AQUI e tem vagas limitadas.

Os encontros serão às quintas-feiras de maio, das 14h às 16h, no MAC Paraná. Ao longo das quatro aulas, o público será convidado a explorar a arte contemporânea do Japão a partir de influências históricas, filosóficas e culturais, com ênfase nas estéticas Basara (excentricidade) e Kawaii (fofura subversiva). O curso propõe uma imersão crítica e sensível sobre o impacto dessas expressões na arte, moda, design e cultura pop japonesa.

Programação dos módulos:

Leia Também:  Com recursos do Governo do Estado, Ramilândia terá 100% da iluminação pública a LED

08/05 – Módulo 1: Introdução à Arte Contemporânea Japonesa

Da arte tradicional à contemporaneidade

Movimentos artísticos e influências culturais

O impacto da globalização na arte japonesa

15/05 – Módulo 2: Estética Basara – Excentricidade

Origens e manifestações visuais e performáticas

Artistas e designers influenciados pelo Basara

Do Kabuki ao street fashion

22/05 – Módulo 3: Estética Kawaii – A Subversão

História e conceito do Kawaii

Moda, design gráfico e arte contemporânea

Identidade, gênero e crítica social

29/05 – Módulo 4: Arte Contemporânea Japonesa e o Cenário Global

Artistas contemporâneos e suas contribuições

Diálogos entre tradição e modernidade

A influência global da cultura pop japonesa

SOBRE A MINISTRANTE – Simonia Fukue Nakagawa é mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, especialista em História da Arte e Comunicação Audiovisual, com pesquisas voltadas à arte japonesa, cultura pop, mangá, jogos digitais e artes visuais. Seu trabalho transita entre a prática artística e a pesquisa teórica.

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Leia Também:  Empresários paranaenses conhecem oportunidades de negócios com empresas da Silésia

MAC DE PORTAS ABERTAS – O “MAC de Portas Abertas” é uma iniciativa que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a enviarem propostas de práticas educativas, artísticas ou de pesquisa para serem realizadas no espaço do museu. As propostas podem abranger uma variedade de formatos, como oficinas práticas, workshops, atividades interativas, performances, rodas de conversa e outras ações que incentivem o público a refletir, criar e interagir com os temas das exposições em vigência e da contemporaneidade. É possível enviar uma proposta de atividade por meio deste link.

Serviço:

MAC de Portas Abertas | A Arte Contemporânea Japonesa e as Estéticas Basara e Kawaii

Ministrante: Simonia Fukue Nakagawa

Data: quintas-feiras de maio, das 14h às 16h

Local: MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Sala 08

Atividade gratuita com limite de 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

Inscrições AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA