NOVA AURORA

PARANÁ

MAC-PR promove oficina sobre criação de pigmentos naturais com plantas nativas

Publicado em

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove em 29 de outubro, das 14h às 16h, a oficina “Espécies Nativas do Paraná”, na Sala Aberta Coletiva, localizada no MAC no MON. A atividade explora o uso de pigmentos naturais extraídos de plantas nativas, como urucum, erva-mate e araucária, para a criação de tintas.

A oficina será conduzida por Renan Peres, graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e fotógrafo, que pesquisa pigmentos vegetais e minerais, além de estudar a representação indígena no Paraná. Durante a atividade, participantes poderão explorar as possibilidades de criação de tintas naturais a partir de espécies nativas.

Além da prática artística, Renan também abordará a história e as conexões culturais que essas matérias-primas possuem com os povos indígenas, especialmente os Kaingang e os Guarani, oferecendo um olhar sobre a importância dessas espécies na tradição e na arte local.

Leia Também:  Com grande impacto social, olericultura gerou R$ 6,8 bilhões ao Paraná em 2022

A oficina é gratuita, recomendada para maiores de 16 anos, com limite de 20 vagas e inscrições online por meio deste formulário.

MAC PARANÁ – Fundado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná possui um acervo com mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Atualmente, o MAC ocupa temporariamente as salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer (MON), devido à reforma de sua sede histórica na Rua Desembargador Westphalen, 16, no Centro de Curitiba.

A instituição também mantém a sala expositiva Adalice Araújo, também no Centro da Capital, na Rua Ébano Pereira, 240, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira.

Além do acervo, o museu conta com o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores. O Setor Educativo promove visitas mediadas e oficinas gratuitas regularmente.

Conheça mais sobre programação, pesquisa e ações educativas. Visite o site www.mac.pr.gov.br e o Instagram @‌mac_parana.

Leia Também:  Empresários expõem produtos e prospectam negócios no espaço de turismo da Expoingá

Serviço:

Oficina “Espécies Nativas do Paraná”, com Renan Peres

Data: 29/10 (terça-feira)

Horário: das 14h às 16h

Local: MAC no MON – Sala 9, Rua Marechal Hermes, 999 – A inscrição garante entrada gratuita no museu.

Classificação etária: 16 anos

Inscrições gratuitas e limitadas a 20 vagas (AQUI)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Empresários expõem produtos e prospectam negócios no espaço de turismo da Expoingá

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Secretaria da Saúde reúne milhares de gestores em Foz do Iguaçu para fortalecer o SUS

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA