NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Empreendedoras da Reciclagem vai capacitar mulheres da coleta de resíduos

Publicado em

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (16), em Campo Largo, o projeto Empreendedoras da Reciclagem, que vai oferecer mentorias a mulheres que trabalham com a reciclagem de resíduos sólidos. A ideia é promover a autoestima e melhorar a qualidade de trabalho, além de reduzir a informalidade na prestação de serviços de 50 mulheres que atuam em cooperativas e associações de reciclagem de Campo Largo e outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e integra o projeto Recicla Paraná, que visa, entre outros objetivos, a promoção da cadeia ética de reciclagem. A iniciativa conta ainda com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama e das empresas SIG Combibloc e So+Ma.

Serão ministradas nove mentorias, elaboradas pela startup So+Ma, com temas como planejamento da vida financeira, aumento da produtividade, segurança, saúde e autoestima no trabalho, que serão realizadas até 11 de dezembro. A metodologia para a capacitação foi construída a partir de um workshop de escuta ativa feito na cidade, com a presença de lideranças femininas de associações, cooperativas e empresas de reciclagem.

A primeira-dama Luciana Saito Massa explicou que o projeto com as recicladoras segue o exemplo de uma iniciativa semelhante, desenvolvida com o apoio do Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário, o Empreendedoras da Beleza. “Nosso objetivo é dar oportunidades para as mulheres paranaenses, para mudar suas vidas. São mulheres fortes, determinadas e resilientes, que precisam de respeito, oportunidade e conhecimento para melhorar sua vida pessoal e profissional, seja trabalhando com reciclagem, que é um serviço muito importante, ou outra área que escolher”, afirmou a primeira-dama.

Leia Também:  Guaíra divulga as companhias do 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos

Segundo a Sedest, o Paraná conta com aproximadamente 440 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com 6 mil associados, a maior parte mulheres. “A a proposta desse projeto de empreendedorismo veio justamente para trabalhar com as mulheres da reciclagem, que hoje são maioria nas associações e cooperativas”, explicou a coordenadora de Saneamento Ambiental e Economia Circular da Sedest, Isabella Tioqueta. “A ideia é capacitar essas trabalhadoras, melhorar o processo de gestão através do empoderamento das mulheres dentro das cooperativas

Localizada em Campo Largo, a empresa de embalagens SIG Combibloc já é parceira do Governo do Estado na ação que busca incentivar a cadeia ética da reciclagem. Ambas as iniciativas são a contrapartida social aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo por meio do programa Paraná Competitivo.

REDUZIR A INFORMALIDADE – A gerente de Sustentabilidade para a América do Sul da SIG, Isabela De Marchi, explicou que o objetivo da iniciativa é reduzir a informalidade na coleta e separação de materiais recicláveis. “É um desafio muito grande, porque ainda existem muitos catadores informais. E no Brasil, 70% de quem trabalha com reciclagem são mulheres, que têm suas famílias para sustentar e que, muitas vezes, trabalham em condições precárias”.

Leia Também:  Turismo no campo: 56 mil pessoas participaram do Caminhadas na Natureza em 2022

“Então a ideia é trabalhar o empreendedorismo com essas mulheres. Fizemos um workshop de escuta ativa para entender quais eram as necessidades dessas mentoria, que tipo de treinamento seria importante para elas. E em cima disso, desenvolvemos uma trilha de mentoria, que elas vão passar ao longo desses meses, para se capacitar, melhorar o trabalho e poder empreender melhor, tanto dentro ou mesmo fora da reciclagem”, complementou Isabel.

A expectativa das mulheres é grande. A tesoureira da Associação Unidos da Reciclagem (Assur), Sandra Mara de Paula, conta que a associação tem 23 associados, a maior parte mulheres, e recebem três caminhões por dia de materiais, além do que é coletado. “Esse projeto veio para ajudar na nossa organização, porque tem coisas que nós não sabemos ainda fazer, nos atrapalhamos um pouco, e agora vamos ter a oportunidade de aprender para melhorar nosso serviço”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Guaíra divulga as companhias do 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Governo do Estado e São Miguel do Iguaçu vão construir nova ponte municipal de concreto

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA