NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Proposta que estimula instalação de ecobanheiros no Paraná é aprovada na CCJ

Publicado em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (15/10), o projeto de lei 485/24 que visa criar a campanha “EcoBanheiros do Paraná”, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD). O relator do projeto foi o deputado Gugu Bueno, que deu parecer favorável ao projeto.

A proposta visa o aperfeiçoamento da infraestrutura de banheiros públicos no Estado promovendo a construção e otimização desses espaços de maneira sustentável, com foco na dignidade, acessibilidade e segurança para a população.

A iniciativa foi motivada após o deputado observar as condições precárias de um banheiro público no calçadão de Londrina. “Ao ver o estado do local, senti a necessidade de criar um projeto que assegure a todos os cidadãos acesso a banheiros adequados e sustentáveis, especialmente em áreas de grande circulação”, afirmou Cobra Repórter. O parlamentar também destacou que o projeto reflete um compromisso com a inclusão social e a qualidade de vida, especialmente para pessoas com deficiência, idosos e vulneráveis.

Entre os principais objetivos da proposta estão: incentivar a construção de banheiros sustentáveis em praças, parques e centros comerciais; garantir a acessibilidade e segurança; promover a manutenção contínua e o uso de tecnologias sustentáveis, como sensores de presença e sistemas de autolimpeza. Além disso, o projeto sugere a realização de eventos para fomentar o diálogo entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil.

Leia Também:  Assembleia recebe inédito mutirão do consumidor promovido pela Defensoria Pública

Com a aprovação pela CCJ, o projeto segue agora para análise das comissões temáticas e votação em plenário. Caso aprovado, os municípios paranaenses poderão aderir à campanha, que busca posicionar o estado como referência em práticas urbanas modernas e sustentáveis.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Dia Mundial da Saúde é celebrado na Assembleia com carta de melhorias ao SUS

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na noite desta segunda-feira (7) uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, realizada no Plenário. A cerimônia, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), foi marcada por homenagens e pela formalização de uma carta com 15 medidas estratégicas para melhorar a vida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentre as ações estão a criação de um plano de carreira para os médicos, semelhante ao da magistratura; a maior inclusão de pacientes para tratamento de doenças raras de pessoas autistas, melhorias no tratamento de saúde mental e a valorização dos profissionais de enfermagem, detalha Leprevost, que também coordena a Frente Parlamentar da Medicina.

A carta será encaminhada para todas as “principais autoridades da República”, conforme o deputado. “A gente quer estar trabalhando junto com os médicos, com os profissionais de saúde, com os hospitais, com as secretarias municipais, com as clinicas para achar medidas que possam melhorar a saúde de todos os paranaenses e de todos os brasileiros”, ressaltou Leprevost.

Leia Também:  Com Lei Pétala, Paraná passa a distribuir gratuitamente o 1º medicamento à base de cannabis medicinal para esclerose múltipla

Desafios para o SUS

“Nosso serviço tem muita sobrecarga, trabalhamos muitas horas com poucos funcionários e muitos pacientes”, destacou Daniele Fabris, secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) – uma das homenageadas na cerimônia. “A gente sempre conta com o apoio da Assembleia, de toda categoria política para nos ajudar na valorização”.

Representado a secretaria de Estado da Saúde, o doutor César Neves, diretor-geral da pasta, também destacou os desafios da saúde pública. “Se o SUS do Paraná é tido como modelo no Brasil, mesmo assim os desafios se mantêm contemporâneos. A ajuda do Legislativo e da sociedade civil organizada nos ajuda a transpor os obstáculos e reforçarmos o que há de bom na saúde do Paraná”.

“Temos mais de 200 milhões de brasileiros, mais de 70% da população brasileira que precisa do Sistema Único de Saúde. E ele salva vidas. Mas falta investimento. Nosso povo merece mais dinheiro para a Saúde”, ressaltou o doutor José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP).

Leia Também:  LOA 2025 é aprovada na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa

Também participou da mesa o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Fábio de Mello. O prefeito de Araucária, Dr Gustavo (PL), além de outras autoridades e gestores de Saúde, compareceram à cerimônia.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA