NOVA AURORA

PARANÁ

Rota da Inovação começa nesta quarta com abertura de espaços para visitação em 22 municípios

Publicado em

Começa nesta quarta-feira (16) a Rota de Inovação, ação do Governo do Estado em conjunto com os ambientes promotores de inovação do Paraná. A iniciativa faz parte da agenda da Semana Estadual de Inovação – ao todo serão mais de 50 ações acontecendo em 22 municípios das regiões Metropolitana de Curitiba, Norte, Noroeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Sudeste.

A programação acontece entre 16 e 22 de outubro com ações realizadas diariamente em diversos horários e para todos os tipos de público. A agenda completa está disponível no site da Semana de Inovação.

A Rota da Inovação tem como objetivo engajar a comunidade local em atividades que provocam a inovação e o desenvolvimento sustentável por meio de visitas guiadas em ambientes inovadores, palestras e workshops com especialistas, além da oportunidade de networking com empreendedores.

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, explica que a iniciativa denota o compromisso do Paraná com o avanço tecnológico e a educação. “É uma oportunidade não só para a população no geral conhecer esses espaços, mas também se envolver no que é realizado ali”, afirma.

Leia Também:  Estado apresenta novas medidas de apoio aos produtores de leite em Londrina

Durante toda a semana, a população terá a oportunidade de visitar e participar de ações que serão realizadas em hubs, incubadoras, universidade, laboratórios, feiras, hackathons e painéis sobre temas voltados à tecnologia, pesquisa, inteligência artificial e inovação.

Entre as atividades promovidas dentro da Rota da Inovação está o maior evento da área no Norte Pioneiro, a GeniusCon 2024, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro em Jacarezinho.

A Universidade Positivo, em Curitiba, vai promover uma visita no ecossistema de inovação da instituição, o Parque Tecnológico Ecohub. O espaço conta com laboratórios especializados, centros de simulação médica, o ateliê de Arquitetura, além do Teatro Positivo. A visita acontece na sexta-feira, dia 18, e é necessário fazer inscrição para participar.

Na segunda-feira (21), a Hotmilk, aceleradora de startups da PUCPR, também abre as portas para visitação ao espaço e ao Centro de Realidade Estendida. Durante a visita os participantes poderão conhecer projetos inovadores que são desenvolvidos no local, além da apresentação de tecnologias avançadas de realidade virtual.

Leia Também:  Governo reforça atendimento de urgência com entrega de ambulâncias a Curitiba e RMC

Também estarão abertos para visitação parques teológicos como o Cilla Tech Park, em Guarapuava; o Itaipu Parquetec, em Marechal Cândido Rondon; o Parque Tecnológico da Indústria, na Fiep, em Curitiba; o Parque Tecnológico da UTFPR, na Capital; e o Maringatech, em Maringá; entre outros.

SEMANA DE INOVAÇÃO – O Governo do Paraná promove de 16 a 22 de outubro a Semana Estadual de Inovação. A iniciativa é da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), realizada neste ano em conjunto com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Turismo, Cultura, Planejamento e da Educação, com o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), universidades, prefeituras, ambientes promotores de inovação do Estado, além do Icities, Instituto Synapse, Vellore Ventures e MWP.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Sanepar realiza curso de manutenção hidráulica para mulheres de Primeiro de Maio

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Governo reforça atendimento de urgência com entrega de ambulâncias a Curitiba e RMC

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA