NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Saúde promove encontro para ações de enfrentamento à dengue

Publicado em

Gestores e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) reúnem-se nesta terça e quarta-feira (15 e 16) para tratar do panorama da dengue no Paraná. O encontro, em Curitiba, tem dois objetivos: avaliar a epidemia de dengue durante o último período epidemiológico e propor ações para o enfrentamento de novos casos da doença para os anos de 2024/2025.

A Oficina de Avaliação Pós-Evento é coordenada pelo governo federal e será realizada em oito estados brasileiros mais o Distrito Federal. Essa iniciativa avalia as ações que foram desenvolvidas pelo Estado ou pelos municípios para enfrentamento da epidemia da dengue no território local.

Jaqueline Silva de Oliveira, consultora nacional na Coordenação de Emergência e Inteligência em Saúde da Opas, disse que o Paraná cumpriu uma das premissas no combate à doença, que é o alinhamento multissetorial.

Leia Também:  Governo divulga lista de organizações habilitadas no programa Compra Direta Paraná

“Nós podemos observar uma interação muito grande entre diferentes pastas. Além da Secretaria de Saúde, houve um movimento com diversos órgãos estaduais e outras secretarias que compõem o Governo. Isso faz muita diferença”, disse ela.

“Para combater a dengue, precisamos de ações de saúde, mas também da colaboração com outros órgãos, como aqueles responsáveis pela limpeza pública, saneamento urbano, educação. Toda essa soma de esforços entre as diferentes áreas é fundamental para garantir o sucesso das ações”, acrescentou.

Profissionais das áreas de controle de vetores, de vigilância epidemiológica, de gestão, comunicação e assistência participam da oficina.

“Nosso intuito é focar em medidas de prevenção, controle, capacidade de resposta e monitoramento. Nossas estratégias estão no caminho certo e o aprimoramento é essencial para a continuidade do trabalho”, afirmou Maria Goretti Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.
No último período sazonal, o Paraná contabilizou 939.453 notificações, 595.732 casos confirmados e 610 mortes em decorrência da dengue. O maior número dos últimos anos.

Leia Também:  Balé Teatro Guaíra se aproxima do público com espetáculo "Contraponto"

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Sucesso de público, espetáculo "Diário de um Louco" volta ao Mini-Guaíra em curta temporada

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Governo divulga lista de organizações habilitadas no programa Compra Direta Paraná

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA