NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputados ampliam benefício da meia-entrada a doadores de órgãos

Publicado em

Os deputados estaduais aprovaram mais um incentivo à doação de órgãos no estado. Avançou na Assembleia legislativa do Paraná, um projeto de lei que beneficia com direito à meia-entrada em eventos culturais artísticos os doadores de um dos rins e doadores de parte do pulmão, do fígado ou da medula óssea – órgãos que podem ser doados em vida. A iniciativa passou em primeiro turno na sessão plenária desta segunda-feira (14).

O projeto 204/2023 altera a Lei Estadual nº 13.964/2002, que concede desconto de 50% em para doadores de sangue, ampliando o benefício. O autor, deputado Marcel Micheletto (PL), lembra que dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e que a conscientização da população quanto à doação de órgãos é muito importante, por ser um ato capaz de salvar vidas.

O projeto votado em plenário incrementa as iniciativas da Assembleia sobre o tema. Desde 2016, o estado conta com o Setembro Vermelho dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos (Lei nº 18.803/2016). Já a Lei nº 18.583/2015 estabeleceu a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos, a ser realizada anualmente na semana do dia 27 de setembro.

O Paraná é o Estado com maior número de doações de órgãos por milhão de população (pmp) no País, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), com 41,6 doações pmp, seguido por Rondônia (40,5 pmp), Santa Catarina (39,4 pmp) e Rio de Janeiro com (26,9 pmp). A média nacional ficou em 19,1 pmp.

Ainda de acordo com a ABTO, o Paraná foi o Estado que mais realizou transplantes de rim de janeiro a junho deste ano, com 50,2 pmp, enquanto a média no País é de 29,9 pmp. O Estado também atingiu o terceiro lugar em transplantes de fígado, com 27,6 pmp – a média nacional ficou em 11,7 pmp.

Leia Também:  "São eficazes", afirma deputada Márcia Huçulak (PSD) ao defender debate técnico sobre vacinas

Segundo o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná (SET/PR), em números absolutos, o Estado registrou 242 doadores de órgãos, que possibilitaram 431 transplantes de órgãos no primeiro semestre deste ano, além de 644 de córneas – o maior dado já registrado pelo SET/PR. Os dados de janeiro a agosto são ainda maiores, com 332 doadores, 601 transplantes de órgãos e 889 de córneas. Atualmente, 3,9 mil paranaenses aguardam na fila por um transplante.

Além desses números, também nesta segunda-feira, médico Juliano Gasparetto destacou na Assembleia que o Paraná conta com uma taxa de sobrevida de 95% em transplante renal. Ele tratou sobre a doação de órgãos durante o grande expediente, a convite da deputada Márcia Húçulak (PSD).

Mais projetos

Durante a sessão plenária, os deputados também aprovaram projetos de lei que concedem o título de utilidade pública a entidades e associações que atuam nos mais diversos setores.

Em primeira discussão avançaram iniciativas do deputado Samuel Dantas (Solidariedade), que concede o título à Associação Terapêutica e Paradesportiva Equocavalaria, de Curitiba (PL 227/2024); do Gugu Bueno (PSD), à LHPR/Paraná Handebol, de Toledo (PL 384/2024) e ao Instituto SPES, de Almirante Tamandaré (526/2024); do deputado Luiz Fernando Guerra (União), à Casa Padre Eduardo, obra unida à Sociedade São Vicente de Paulo de Terra Rica (PL 413/2024) e ao Instituto Azuris, de Pato Branco (513/2024); da deputada Cristina Silvestri (PP), ao Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Filhos da Capela, de Antonina (PL 447/2024); do deputado Tiago Amaral (PSD), à Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico (CONCHA), de Londrina (PL 502/2024); e do deputado Gilson de Souza (PL), à Ação Social Irmandade Sem Fronteiras, de Curitiba (PL 518/2024).

Leia Também:  Isenção de IPVA para motos até 170cc avança na Assembleia Legislativa

Aprovados em segundo turno e com dispensa de redação final, seguem para sanção os projetos do deputado Goura (PDT), que concede o título de utilidade pública ao Observatório Criativo, de Curitiba (PL 919/2024); do deputado Evandro Araújo (PSD), à Associação Projeto Estrela Mãe, de Paiçandu (PL 500/2024); e da deputada Luciana Rafagnin (PT), à Associação Tropeiros Raízes do Sul, de Itapejara D’Oeste (517/2024).

Para completar, foram aprovados dois projetos de decreto legislativo. O 8/2024 homologa os decretos do Poder Executivo nº 7.073 e nº 7.074, que alteram o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

E o 9/2024, que homologa os decretos do Poder Executivo nº 7.138 e nº 7.139, que alteram o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

Transmissão

Os deputados voltam a se reunir nesta terça-feira (15), a partir das 14h30, e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Retorno da Assembleia Itinerante a Londrina com novas parcerias marca agenda do Legislativo

Published

on

By

A 21ª edição da Assembleia Itinerante é o destaque da agenda do Poder Legislativo na próxima semana, marcando o retorno do programa de interiorização a Londrina, dois anos após sua primeira realização na cidade. O evento ocorrerá de 8 a 11 de abril, na Expolondrina, e contará com a oferta de serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e da Escola do Legislativo, facilitando o acesso da população a atendimentos essenciais.

A maior parte das ações será realizada no estande da Assembleia. O TRE oferecerá emissão de títulos de eleitor, transferência de domicílio, revisão cadastral e quitação de multas por ausência nas eleições. A Defensoria Pública prestará orientação jurídica gratuita a cidadãos com renda familiar de até três salários mínimos.

A Procuradoria Especial da Mulher receberá, analisará e encaminhará denúncias de violência política de gênero, além de direcionar mulheres em situação de violência para órgãos da Rede de Proteção e do Poder Judiciário. Já a Escola do Legislativo promoverá palestras no dia 9 de abril, na Casa do Produtor, abordando temas como comunicação e sustentabilidade.

A tradicional sessão especial de interiorização, com homenagens a personalidades e entidades da cidade e região, acontecerá na quinta-feira (10), às 18h, no Parque Ney Braga Eventos, no Recinto Horácio Sabino Coimbra.

Solenes e debate

Em Curitiba, a programação da Casa inclui uma sessão solene na segunda-feira (7) para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente em 7 de abril, data que coincide com a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O evento será realizado no Plenário, às 18h30, sob organização do deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, e prestará homenagem a profissionais de diversas áreas da saúde.

Uma sessão solene vai homenagear os 80 anos da Porcelana Schmidt. A empresa foi fundada em 1945 pela família Schmidt, em Pomerode, Santa Catarina. Em 1948, adquiriu a Porcelana Real, fazendo a fusão das duas fábricas e em 1956, a família Schmidt conquistou uma terceira unidade fabril, em Campo Largo, que se mantém até hoje consolidando a marca com presença garantida na mesa de milhões de famílias. A iniciativa é do deputado Fabio Oliveira e será realizada no Plenários, terça-feira (8), às 18 horas.

Leia Também:  Em fórum, deputado Fabio Oliveira (Podemos) reforça papel da indústria no desenvolvimento do Paraná

Na quarta-feira (9), às 14h, uma audiência pública no Plenarinho debaterá o tema “Saúde ocular, prevenção da cegueira e reabilitação visual”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas no mundo possuem deficiência visual, sendo que pelo menos 1 bilhão poderia ter recebido tratamento ou prevenção adequada. O encontro, promovido pelo deputado Alexandre Amaro (REP), contará com especialistas da área e buscará conscientizar a população sobre estratégias eficazes para a melhoria da saúde ocular.

Sessão plenária

Entre os projetos que chegam ao Plenário, destaca-se o PL 534/2022, do deputado Goura (PDT), que propõe diretrizes para a pesca artesanal no litoral do Paraná, visando à preservação das práticas e tradições dos pescadores artesanais por meio de gestão participativa, capacitação profissional, fomento à cadeia comercial e educação ambiental.

Outro projeto é o PL 119/2025, do Poder Executivo, que institui o Quadro Próprio Fazendário. Além disso, estão em turno único o PL 106/2024, do deputado Luiz Fernando Guerra (União), que concede o título de utilidade pública à Associação Atlética Primeira Camisa (AAPC), de Pato Branco, e o PL 54/2025, da deputada Maria Victoria (PP), que concede o mesmo título à Associação SOS – Focinhos em Perigo, de Paraíso do Norte.

Em segundo turno, retorna à pauta o Projeto de Lei Complementar 2/2025, que altera a Lei Complementar nº 26/1985, referente ao Estatuto da Procuradoria-Geral do Estado, além de modificar a Lei nº 14.234/2003 e revogar a Lei nº 18.919/2016, que permitia a celebração de composições em execuções fiscais. O

Leia Também:  Semana Detox Digital Paraná promove conscientização sobre o uso saudável da tecnologia

Outras iniciativas em tramitação são o PL 787/2024, do Poder Executivo, que autoriza as instituições estaduais de ensino superior a criarem um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional para os estudantes; o PL 88/2025, que autoriza a concessão de uso da Pedreira do Atuba, em Colombo; e o PL 159/2025, que institui o programa CNH Social, garantindo a formação e habilitação de condutores de veículos automotores para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com isenção de custos na obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Redação final

Em redação final está o PL 519/2024, de autoria dos deputados Goura (PDT) e Ana Júlia (PT), que concede o título de Cidadã Honorária do Paraná à irmã Anete Giordani, gestora do Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM), entidade que presta serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e famílias da Cidade Industrial de Curitiba.

Outras duas propostas concedem títulos de utilidade pública: o PL 750/2024, da deputada Marli Paulino (SD), beneficiando a Associação de Mulheres e Meio Ambiente, de Pinhais, e o PL 22/2025, do deputado Luis Corti (PSB), que contempla o Centro de Apoio ao Autista de Paranavaí. E o projeto de decreto legislativo 1/2025, da Comissão Executiva, que homologa o Decreto do Poder Executivo nº 9.086, referente ao regulamento do ICMS.

Transmissão

A sessão plenária da próxima segunda-feira (7), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA