NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Centenário da Revista Rotary Brasil será comemorado na Assembleia Legislativa do Paraná

Publicado em

Fonte valiosa de conhecimento, histórias de sucesso e ideias inovadoras, a Revista Rotary Brasil vem conectando rotarianos de todo o país há 100 anos. Em reconhecimento a importante missão dessa publicação centenária será realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná, no próximo dia 16 de outubro (quarta-feira), a partir das 18 horas, por iniciativa do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

O parlamentar, que tem longa militância na área social, destacou a importância do trabalho do Rotary Club que em de mais de dez décadas tem representando um legado de serviço e transformação, vital em muitas regiões. Segundo o parlamentar, a revista tem uma contribuição fundamental ao inspirar e unir milhares de rotarianos em prol do bem comum, deixando uma marca indelével na história do nosso país.

Por isso, durante a cerimônia, que festeja esse aniversário especial – e foi aprovada por unanimidade pelo Plenário, serão homenageadas lideranças rotarianas de todo o estado com a entrega de diploma de Menção Honrosa. A solenidade, intitulada “Comemoração do Centenário da Revista Rotary Brasil”, acontece no espaço do Plenário Deputado Waldemar Daros, é aberta ao público, e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais.

Pauta é o trabalho humanitário

Veículo de comunicação regional do Rotary International para os rotarianos brasileiros, a Revista Rotary Brasil completa um século de publicação ininterrupta em novembro. O aniversário é considerado um marco, que a coloca entre os veículos de comunicação mais longevos do país. Desde sua primeira edição, em 14 de novembro de 1924, então como o boletim Notícias Rotárias, do Rotary Club do Rio de Janeiro, a Rotary Brasil seguiu evoluindo para cumprir sua missão: informar, unir e inspirar a Família do Rotary em nosso país e, ao mesmo tempo, divulgar ao público em geral o importante trabalho humanitário realizado por nossa organização.

Leia Também:  Deputado Fabio Oliveira (Podemos) divulga balanço do 2º semestre da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia

Na última edição de outubro, a publicação digital traz como reportagem de capa, que começa na página 20, um panorama das plenárias, dos seminários de capacitação das novas lideranças distritais brasileiras e demais momentos de trabalho e confraternização do 47º Instituto Rotary do Brasil, que aconteceu em agosto na cidade de Fortaleza, Capital do Ceará. “Podemos mudar o mundo, e o momento é agora”, disse a presidente do Rotary International, Stephanie Urchick, na cerimônia de abertura do encontro, assistida por cerca de 1.500 pessoas, conforme registra a revista. Editada pela Associação Editora Brasil Rotário, com sede na cidade do Rio de Janeiro, ela é publicada mensalmente e tem circulação nacional, atingindo os mais de 50 mil rotarianos que vivem em todos os estados brasileiros.

Voluntários atuam nas comunidades

Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary Club é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris se reuniu com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago. Eles queriam reavivar durante a virada do século o espírito de amizade conhecido em suas cidades natais. Mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo à medida que o clube se tornou mais conhecido. Ele foi denominado “Rotary”, já que o local onde os sócios reuniram-se era rotativo – cada vez no escritório de um deles. Inicialmente formado por razões de companheirismo, o primeiro Rotary Club rapidamente evolui passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o “Ideal de Servir”. Os associados a esses clubes são chamados de rotarianos. Eles são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundiais.

Leia Também:  Em 2025, investimentos do Estado no Paraná superam R$ 6,3 bilhões, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Atualmente, está presente em 218 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 36 mil Rotary Clubs, que reúnem cerca de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos. O primeiro Rotary Club brasileiro foi fundado no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1923.

Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, é o Brasil que conta com 2.413 Rotary Clubs e 51.265 rotarianos (estes dados são de fevereiro de 2021). Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA. Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite (paralisia infantil), desenvolvida desde meados dos anos 80 em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi considerada erradicada em 1989, graças às campanhas massivas de vacinação.

Serviço:

Sessão Solene – “Comemoração do Centenário da Revista Rotary Brasil”

Data: 16 de outubro (quarta-feira)

Horário: 18 horas

Local: Plenário Deputado Waldemar Daros

Assembleia Legislativa do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico – Curitiba (PR)

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Dia do Médico é celebrado em sessão solene na Assembleia Legislativa

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Deputado Fabio Oliveira (Podemos) divulga balanço do 2º semestre da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA