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Estado lança nova pesquisa de sondagem empresarial para fortalecer turismo no Paraná

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com o Sebrae-PR e a Fecomércio-PR, lançaram nesta terça-feira (8) a nova pesquisa de sondagem empresarial. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as empresas que atuam no turismo paranaense, visando o fortalecimento do setor. O trabalho vai mapear as atividades turísticas desenvolvidas pela iniciativa privada, identificar demandas e contribuir com informações estratégicas para a formulação de políticas públicas que impulsionem a atividade no Estado. 

A pesquisa de sondagem empresarial anterior foi feita em 2023. Com esta nova edição, o governo estadual e parceiros buscam reforçar a importância da participação das empresas no turismo do Estado, para que o setor torne mais preparado para as demandas recentes do mercado, colocando o Paraná como destino excelência em todos os aspectos, sobretudo na prestação de serviços.

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explica que o foco da pesquisa é entender a visão dos empresários em relação ao setor. “Não existe turismo sem o empresariado, por isso é importante entender sua visão sobre o atual momento desta atividade no Estado. Desta forma, poderemos identificar as necessidades, acertos e ajustes que eventualmente precisem ser feitos em âmbito público”, disse. 

“O turismo é um grande gerador de empregos, renda e qualidade de vida, ou seja, é uma área que precisa sempre estar em sintonia com as percepções de seus participantes, tanto de turistas, quanto de empresários”, completou.

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PARTICIPAÇÃO – A pesquisa fica aberta para participação até o dia 3 de novembro de 2024 e pode ser respondida por meio de um formulário online. As respostas são anônimas e serão utilizadas para identificar o cenário atual das atividades turísticas empresariais no Paraná, auxiliando na criação de estratégias voltadas para o ano de 2025. Para acessar o questionário, basta clicar AQUI.

PEQUENOS NEGÓCIOS – Para a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, o setor é conduzido, sobretudo, pelo empresário.

“O turismo é uma atividade predominantemente privada, em que 94% das empresas são pequenos negócios, principais responsáveis pela oferta de produtos turísticos. Diante disso, a pesquisa de sondagem empresarial se torna fundamental, pois oferece uma visão detalhada do cenário atual, permitindo a criação de programas e políticas que melhorem a competitividade desses negócios”, diz. “Ao aprimorar seu desempenho no mercado, automaticamente se fortalece a imagem e a oferta do destino Paraná”.

Para o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Giovanni Bagatini, a pesquisa permite uma análise estratégica baseada em dados reais. “Ao captar a percepção e informações dos empresários do setor, é possível ajustar políticas públicas, produtos e serviços às demandas atuais, assim como criar ações para melhoria da competitividade do Turismo Paranaense, que já vem se destacando a nível nacional, impulsionando a economia e gerando valor para toda a cadeia de negócios”, afirma.

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DADOS  Após a coleta e compilação das respostas, os dados devem ser disponibilizados no SiTU – Sistema de Inteligência Turística, ferramenta lançada no ano passado pela Secretaria do Turismo, onde estão reunidas pesquisas, dados, levantamentos e os principais indicadores do setor, de forma aberta e interativa. Conheça a plataforma.

IMPORTÂNCIA – O coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, Lucas Silvestrin Zani, relata que a participação das empresas eleva o nível da prestação de serviços do Estado. “Sem um empresariado participante e atuante em iniciativas como esta, o turismo não cresce. Por meio do levantamento, conseguimos entender qual a real situação das empresas dentro de seus segmentos, o que pode ajudar na elaboração de novas políticas públicas”, disse.

EDIÇÃO ANTERIOR – Em 2023, a pesquisa de sondagem empresarial validou 1.032 respostas, revelando importantes percepções sobre o setor. Constatou-se que 44,6% das empresas participantes eram microempresas, enquanto 34,8% eram Microempreendedores Individuais (MEIs). Além disso, 58,2% dos respondentes demonstraram intenção de expandir seus negócios nos seis meses subsequentes, entre novembro de 2023 e abril de 2024. Os dados da última edição estão disponíveis AQUI.

Fonte: Governo PR

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PARANÁ

TV Paraná Turismo transmite a divisão de acesso do Paranaense a partir do sábado

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A divisão de acesso do futebol paranaense começa a ser disputada no próximo fim de semana, com transmissão da TV Paraná Turismo. Esse será o terceiro ano consecutivo que a Segundona fará parte da programação da emissora. O acordo que oficializou a renovação da cobertura foi assinado nesta quarta-feira (9) com a presença do governador em exercício Darci Piana; do presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, além de outras autoridades e representantes dos clubes.

A cobertura de jogos da TV Paraná Turismo acontecerá sempre nas tardes de sábado, com o pré-jogo, às 15h15. Entre a fase classificatória e o mata-mata, serão transmitidas ao vivo 15 partidas.

Na rodada de abertura, neste sábado (12), o público poderá acompanhar na telinha o confronto entre Galo Maringá e Iguaçu, marcado para o Estádio Albino Turbay, em Cianorte. A bola rola a partir das 15h30, mas a cobertura começa 15 minutos antes, com o pré-jogo fazendo um aquecimento informativo, trazendo análise dos times e da competição.

Para Piana, a iniciativa é uma forma de fortalecer o futebol do Estado, divulgando-o para todo o País, e ao mesmo tempo fomentar o turismo no território paranaense. “A transmissão leva as imagens do nosso estado, dos nossos times e dos jogadores para o Brasil inteiro. Isso é importante para o Paraná, para o governo, para a Federação Paranaense de Futebol, clubes e atletas”, afirmou.

Segundo ele, valorizar o campeonato e a paixão do torcedor é um fator importante para a economia do Estado. “Estamos trabalhando em cima da divulgação do Paraná, principalmente na questão turística. O futebol não deixa de ser turismo. O time vai, por exemplo, jogar em Paranaguá. A torcida vai junto, promovendo restaurantes, hotéis, postos de gasolina. Todo mundo ganha”, acrescentou. “E é importante que a gente ajude esses times, por meio da FPF, patrocinando essas transmissões, levando o futebol para os torcedores que por alguma razão não podem viajar”.

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O presidente da FPF, Hélio Cury Filho, reforçou a relevância dessa parceria com o poder público. “Ela mostra o trabalho que é feito não só pela FPF, mas principalmente pelos nossos clubes. Valoriza o trabalho deles, dos atletas”, disse. “E tem ainda a questão da visibilidade, que ajuda a atrair mais torcedores, novos patrocinadores e a valorizar o produto. Para a FPF e para os clubes, é de grande valia a transmissão, não só da Segunda Divisão, mas de todas as competições que a TV Paraná Turismo tem sido nossa parceira”, falou.

O diretor-geral da Secretaria de Comunicação do Governo do Paraná, Eduardo Pugnali, destacou que todo o Estado terá a oportunidade de acompanhar a luta pelo acesso à elite do futebol paranaense. E lembrou que não são apenas os jogos que vão manter os times nos holofotes, mas que há espaço também durante a programação da TV Paraná Turismo.

“As pessoas vão poder sentar e assistir aos jogos de seus times do coração na televisão. Isso sem falar nas segundas-feiras da nossa programação, que tem o debate, a mesa-redonda, para falar da rodada. Vai ser mais um grande gol nas nossas transmissões”, contou.

Na opinião do ex-jogador Henrique Buss, hoje presidente do Nacional, de Campo Mourão, a iniciativa amplia o alcance dos times paranaenses. “É importante, mais um modo para que os jogadores apareçam, para que se movimente o mercado do futebol tanto da Primeira quanto da Segunda Divisão. A gente fica feliz com essa parceria, que expande nosso futebol, não só no cenário do Paraná, como fora também”, disse.

CAMPEONATO – A Segundona, que terá patrocínio da Sanepar, será disputada entre os dias 12 de abril e 19 de julho, por dez times de todas as regiões do Estado: Batel; Foz do Iguaçu; Galo Maringá; Iguaçu; Laranja Mecânica; Nacional; Paranavaí; Patriotas; PSTC; e Toledo.

Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único. Após nove rodadas, se classificam os oito primeiros colocados para as quartas de final, com os duelos sendo desenhados por cruzamento olímpico – 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6; 4º x 5º. As duas equipes com as piores campanhas na primeira fase serão rebaixadas.

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O mata-mata será composto por confrontos de ida e volta, com as agremiações com melhor campanha geral acumulada – ou seja, contando as quartas de final e semifinal – tendo a vantagem de definir em casa. Ambos os finalistas serão promovidos à Divisão de Elite do futebol paranaense para a temporada 2026.

TRANSMISSÃO NA TV – Além da transmissão na TV aberta pelo canal 9.1, o público também poderá acompanhar a partida pelo sinal da TV Paraná Turismo pelo canal 509 na Claro/NET. O sinal chega também às antenas parabólicas de todo o Brasil pelo Satélite Star One D2, na frequência 3985, pela Banda KU, no canal 236, e ainda na Sky TVRO no canal 66, além de outras operadoras de TV a cabo. Recentemente a TV adquiriu novos transmissores para ampliar o alcance da programação para todas as regiões do Estado.

Os cinco jogos da primeira rodada são: 

12/04 – Sábado

15h30 – Galo Maringá x Iguaçu

18h30 – Patriotas x Nacional

13/04 – Domingo

15h30 – Paranavaí x Toledo

18h30 – PSTC x Foz do Iguaçu

14/04 – Segunda-feira

20h – Laranja Mecânica x Batel

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade Willian dos Santos Silva, diretor de Publicidade da Secretaria de Estado da Comunicação; Rafael Segura, diretor-presidente da E-Paraná; Maurício Alvacir Guimarães, vice-presidente da FPF; Lara Mota, gerente de comunicação da FPF; Orlando Colaço, gerente de Competições da FPF; Robson Seerig, secretário-geral da FPF; Anderson Gonçalves, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF; o deputado estadual Artagão Junior; e representantes dos clubes de futebol.

Fonte: Governo PR

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