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Exposição “Outubre-se” abre programação do mês sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama
Publicado em
7 de outubro de 2024por
Itajuba TadeuA valorização da vida e prevenção ao câncer são retratadas na exposição que inaugurou nesta segunda-feira (07), no Espaço Cultural da Assembleia. A mostra faz parte das ações referentes ao Outubro Rosa, tradicional mês de conscientização sobre o câncer de mama e integra o calendário de atividades da campanha Outubro Rosa promovida pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa.
A procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD) ressaltou a importância da mostra fotográfica “Outubre-se”, que integra a coleção de “Retratos Os Melhores Médicos do Mundo”. “Eu sempre falo para as mulheres: se toquem pelo amor de Deus! E o se tocar é se tocar mesmo, fazer o autoexame. Como procuradora da Mulher, falamos de violência contra a mulher, falamos sobre vários assuntos, mas muitas vezes não vamos atrás do exame, atrás da cura. E aqui, conhecendo a Silvia e o César, eles realmente conseguiram fotografar a alma das pessoas.
As fotografias protagonizadas por pessoas em tratamento oncológico, busca conscientizar sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer durante todos os meses do ano, por isso “Outubre-se de Janeiro a Janeiro”. Inspirados por citação de Charles Chaplin sobre os pilares para se desfrutar de uma vida longa e saudável, as imagens da mostra representam a interpretação dos autores sobre a Prevenção do Câncer como uma atitude permanente de valorização da vida.
“As pessoas disseram: eu estou me sentindo no colo de Deus, eu estou me sentindo acariciada, eu estou me sentindo abraçada, minha fé mudou, minha autoestima melhorou. Tudo isso faz com que a gente comece a pensar de maneira diferente. Nós temos aqui fotografias com alma, com leveza. Quero convidar a todos para passarem aqui no Espaço Cultural e gastarem um tempo para olhar a exposição com tempo e mergulhar no significado dessas imagens. É isso que emociona a gente”, completou a procurado da Mulher, deputada Cloara Pinheiro.
Os fotógrafos
A exposição “Outubre-se, de Janeiro à Janeiro”, é idealizada e produzida pelos fotógrafos Cesar e Silvia Roman. São nove retratos de seis mulheres em tratamento oncológico, que foram fotografadas representando os “Melhores Médicos do Mundo”, segundo citação de Charles Chaplin: a luz do sol, a dieta, o exercício, o descanso, a autoestima, a amizade, o autocuidado, a solidariedade e a fé. O projeto trabalhou com modelos, convidadas pela ONG Anjo sem Asas, que já passaram ou estão em tratamento contra o câncer de mama. Uma delas, inclusive, é a fundadora da ONG, Liz Tratz, que enfrenta a doença pela segunda vez.
Para a assistente social e fotógrafa Sílvia Roman a coleção fotográfica surgiu após conhecermos a ONG Anjos Sem Asas que faz um trabalho em prol das pessoas em tratamento do câncer, e a Liz, fundadora nos mostrou uma visão de que precisava haver um trabalho em favor das pessoas com câncer além do outubro rosa, que se estendesse o ano inteiro de janeiro a janeiro, e que detecção precoce seja incentivada. Eu acredito que aqui dentro da Assembleia Legislativa, onde as leis são feitas, onde o trabalho em prol da população é feito, a exposição ganha muita importância”.
Fotógrafo há 37 anos, César Roman, “foi primeira vez registramos especificamente esse tema. Para mim, o que mais me mostrou é como as pessoas se sentem frágeis nesse momento. E por cima dessa fragilidade, elas procuram demonstrar a sua força, e ninguém se pergunta como elas estão realmente se sentindo. Então, buscamos trazer os momentos de acolhimento, poder viver esse momento com elas, de poder sentir do lado delas, de estar presente com elas, e percebendo que elas realmente precisam de um abraço, de um aconchego, porque o resto elas têm, a ajuda médica elas têm. Olha, eu diria venham ver a exposição, se envolvam, gastem um pouco do seu tempo, é o que as pessoas com câncer precisam. Pessoas que se envolvem e que gastem o seu tempo em favor de quem precisa de um carinho”.
Dados sobre o câncer de mama
Para o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que entre 2023 e 2025, o Paraná terá mais de 110 mil novos casos de câncer. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer na população feminina, exceto o câncer de pele não melanoma. O risco de desenvolver câncer de mama aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
De acordo com o Sistema de Informação do Câncer (Siscan) no Paraná, em 2022 foram realizadas 190.069 mamografias de rastreamento, em mulheres de 50 a 69 anos e 468.000 exames de rastreamento do câncer do colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos. Já em 2023 foram 215.424 e 545.929, respectivamente.
No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 73,6 mil novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontou ainda que no Paraná, o número pode chegar a 3,4 mil. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo à quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2024, são estimados 790 novos casos desta doença no Estado.
Entre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (neoplasias, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias crônicas), o câncer foi a principal causa de mortalidade prematura em 2023 no Paraná – óbitos ocorridos em pessoas entre 30 a 69 anos –, ultrapassando as doenças cardiovasculares. O câncer de mama ocupou a primeira posição dentre as causas de mortalidade por câncer em mulheres entre 2019 e 2023.
Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas atividades, como a iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; a promoção de palestras, eventos e atividades educativas; a veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
No Paraná, a Lei nº 16.935/2011, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) estabeleceu a Campanha do Outubro Rosa também com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama com diagnóstico precoce e tratamento oportuno, evitando mortes pela doença. O Paraná Rosa é um projeto que teve sua primeira edição em 2019 para levar a todos os municípios a informação, o cuidado e o acesso a exames para detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.
Serviço:
Exposição “Outubre-se de Janeiro à Janeiro”
Dias: 07 a 11 de outubro de 2024
Horários: 9h às 18h
Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná
Curadoria: Daniel Marques
Fotografia: Cesar Roman e Sílvia Roman
Produção: Beto Bravo
Arte em Papel: Lu Filizola
Moulange: Dan Torres
Tratamento de Imagem: David Ernst
Textos: Sílvia Roman
A mostra sem fins lucrativos é uma iniciativa do projeto social Anjos Sem Asas, que tem como objetivo resgatar a autoestima de mulheres e familiares envolvidos no tratamento contra o câncer.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista
Published
3 horas agoon
3 de janeiro de 2025By
Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.
Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.
“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.
Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.
É só sintonizar na TV Assembleia
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.
Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!
Fonte: ALPR PR
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