NOVA AURORA

PARANÁ

Olimpíada de eficiência energética passa de 16 mil inscritos com apoio da Copel

Publicado em

Com o apoio da Copel, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 terá a participação de mais de 16 mil estudantes do Ensino Fundamental II, em 181 municípios paranaenses. As inscrições encerraram na sexta-feira (04) e as provas online ocorrem ao longo desta semana por meio do site www.onee.org.br.

O coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Márcio Biehl Hamerschmidt, comemorou o engajamento das escolas e de profissionais de educação que estão apoiando a participação dos alunos de 8º e 9º anos na competição dedicada à formação para o consumo consciente da energia. “A ONEE 2024 promete ser um marco na educação sobre eficiência energética nas escolas do Paraná. É um tema relevante para avançarmos em direção a um futuro mais sustentável, beneficiando toda a sociedade”, afirma.

Este ano, a ONEE conta com a participação inédita de todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do país, sob iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pelo órgão. A Copel apoia a iniciativa, reforçando seu compromisso com a educação e sustentabilidade no Paraná.

Leia Também:  BIBLIOTECA e LIVRO

PRÊMIOS – Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da Aneel, prevista para acontecer em novembro. Além da distribuição de medalhas, haverá a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os estudantes medalhistas estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase.

PASSO A PASSO – De 7 a 12 de outubro são realizadas as duas fases das Olimpíadas. Na primeira fase, os alunos participam de desafios em formato de games. E na 2ª fase são propostas questões objetivas sobre o uso eficiente da energia, que devem ser resolvidas no aplicativo ou no site da ONEE.

A Olimpíada oferece curso de formação gratuito para estudantes e professores participantes do evento, em quatro módulos: “Consumo Eficiente da Energia Elétrica”, “Eficiência Energética dos aparelhos”, “Eficiência Energética e o desenvolvimento sustentável” e “Cuidados no uso da Energia Elétrica”.

Leia Também:  Projeto da UEL monitora e analisa animais encalhados no litoral paranaense

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Clássicos do sertanejo e da música romântica agitam os palcos do Verão Maior Paraná

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA