NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Semana da Pessoa Idosa encerra com diplomação dos participantes do curso de uso do celular

Publicado em

A Semana do Idoso da Assembleia Legislativa foi promovida pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado e ofereceu uma agenda repleta de atividades para a população 60+. A abertura da semana aconteceu no Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 01 de outubro, com a palestra da coordenadora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (PROCON-PR), Claudia Silvano que apresentou vários exemplos de crimes praticados contra idosos como o boleto falso, golpe do WhatsApp, do presente, da falsa central de banco, da troca do cartão e tantas outras modalidades fizeram o Brasil registrar um golpe a cada 16 segundos em 2023.

De 02 a 04 de outubro foi ministrado o Curso Básico de Celulares para Idosos com o objetivo de reduzir as dificuldades no uso da tecnologia, ampliar o conhecimento sobre as redes sociais e oferecer maior segurança no ambiente virtual e ainda na manhã desta sexta-feira (04), o Programa Tampinha Paraná destinou milhares de tampinhas plásticas arrecadas pelo Legislativo Paranaense ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. O ato contou também com a colaboração da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), que também levou sua arrecadação do material.

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, fez um balanço da Semana do Idoso da Assembleia Legislativa. “Essa semana dedicada à pessoa idosa foi um sucesso. Começamos na terça-feira com uma palestra da doutora Claudia Silvano sobre golpes virtuais, dando dicas importantes, valiosíssimas, para os nossos idosos se protegerem. Na quarta, quinta e sexta, três quatro módulos do curso do uso dos celulares, as facilidades e as formas de usar. Fizemos a entrega de um certificado a todos os participantes, como forma de homenageá-los, enaltecendo a coragem deles de acreditarem em si, porque nunca é tarde para começar”.

Leia Também:  Proposta que trata sobre normas de licenciamento ambiental no Paraná avança na Assembleia

“Nesta sexta-feira pela parte da manhã, estivemos no Arquivo São Vicente e entregamos milhares de tampinhas que serão revertidas em produtos de higiene e fraldas geriátricas dentro do Programa Tampinha Paraná. Nós do Conselho de Ações Solidárias estamos muito felizes com o resultado de oferecer esta oportunidade e inclusão digital”, concluiu a presidente do Conselho, Rose Traiano.

O Curso Básico de Celulares contou com 101 inscritos que ao final receberam diplomas em reconhecimento ao esforço e dedicação durante toda a semana. Na tarde de encerramento, a Assembleia Legislativa ofereceu um tour em 360 graus por todos os espaços do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência imersiva e inédita por meio dos óculos de realidade virtual. O tour virtual foi criado utilizando tecnologia avançada de realidade virtual para oferecer uma experiência completamente imersiva. Os aparelhos escolhidos têm a capacidade de proporcionar uma experiência de alta qualidade. O dispositivo autônomo conta com uma tela de alta resolução, sensores de movimento de última geração e controles intuitivos, permitindo uma navegação fluida e realista pelos ambientes virtuais.

Leia Também:  Palestra na Assembleia Legislativa reforça importância da doação de órgãos

Dia Internacional e Nacional do Idoso

Em 1º de outubro, celebra-se o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída por meio de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990. No Brasil, a data também é celebrada com a promulgação da Lei 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa), uma legislação específica voltada às pessoas com 60 anos ou mais. A norma assegura, entre outros direitos, o atendimento prioritário e individualizado em serviços públicos ou privados, na formulação e execução de políticas sociais, no recebimento da restituição do imposto de renda e na tramitação de processos na Justiça.

De acordo com o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, o Brasil tem 32.113.490 pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 10,9% da população total. Este número é um recorde desde 1980. Em relação a 2010, o número de idosos no Brasil aumentou 56%. O IBGE projeta que em 2070, o país terá 75,3 milhões de pessoas idosas, o que representará 37,8% da população total. A faixa etária mais representativa entre os idosos é a de 65 a 69 anos, com 7,9 milhões de brasileiros. Já a faixa de 80 anos ou mais tem 4,6 milhões de pessoas, e há 37.814 habitantes com 100 anos ou mais.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Deputada Marli Paulino (SD) faz homenagem a escritor com paralisia cerebral

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Capanema receberá van para transporte de pacientes viabilizada por Adão Litro

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA