NOVA AURORA

PARANÁ

Teve até barreado: Paraná apresenta atrativos turísticos em feira na Argentina

Publicado em

Com um estande de 100 metros quadrados, o Paraná teve uma participação de destaque na edição 2024 da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), maior evento do gênero no continente, que terminou nesta terça-feira (1/10) em Buenos Aires, capital da Argentina. Mais de 125 mil pessoas passaram pelo pavilhão da “La Rural”, a Sociedade Rural portenha, durante os quatro dias da feira.

A Argentina é o segundo país que mais envia turistas estrangeiros ao Paraná: no primeiro semestre desse ano, de acordo com dados da Embratur, foram 139,4 mil visitantes. A próxima parada do Viaje Paraná será na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar), país que é o líder de envio de turistas ao Paraná, com 219.614 visitantes no primeiro semestre. 

A estrutura paranaense foi dividida com os dois principais destinos internacionais do estado, Foz do Iguaçu e Curitiba. Além disso, o Viaje Paraná levou para o estande entes públicos e privados que participaram de um chamamento público, como prefeituras, hotéis e agências de turismo, o mascote da capivara e o chef curitibano Rui Morschel, que preparou o barreado, prato típico do litoral paranaense, e cuca de bala de banana de Antonina. 

“Este é um momento marcante para o turismo paranaense, com a maior participação da história do estado em uma feira internacional. No primeiro semestre deste ano já recebemos 100 mil visitantes estrangeiros a mais do que o mesmo período de 2023, e essas ações do Viaje Paraná certamente farão esses números crescerem ainda mais”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.

Leia Também:  Fábrica de Ideias é apresentada a autoridades e empresários no encerramento do Smart City

Para os destinos e empresas que estiveram no evento levadas pelo Viaje Paraná, esta foi uma oportunidade única de mostrar seus produtos, serviços e atrativos para um público internacional. “Um evento excepcional e de total importância, pela troca de contatos e informações que propicia e que no futuro podem se converter em negócios“, comentou Alejandro Boff, organizador da ExpoMotorHome, evento que terá sua oitava edição realizada em novembro no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. 

“Para nós que trabalhamos com turismo receptivo, esta oportunidade que o Viaje Paraná nos deu é extremamente importante”, disse Pamela Imme, da Brasul Trips. “Essa união do público com o privado é essencial para vendermos o Paraná. E o estande ficou robusto e muito atraente, muitas pessoas visitando, o que facilita o network”, completou Rafael Maia, da Air Promo.

O presidente do Viaje Paraná,  órgão de promoção comercial do setor e vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Irapuan Cortes, comemorou o sucesso da participação paranaense no evento. “O Viaje nasceu justamente para poder estimular as empresas de turismo a crescer, fazer negócios e trazer mais visitantes ao Paraná. E a FIT 2024 foi uma verdadeira coroação deste trabalho”, disse. 

Paraná apresenta destinos, atrativos e gastronomia na Feira Internacional de Turismo em Buenos Aires

BARREADO, UM SUCESSO – Pela primeira vez o Paraná levou para a FIT comidas típicas do litoral: barreado e cuca de bala de banana de Antonina, ambos preparados pelo chef Rui Morschel na cozinha do Instituto Gastronômico das Américas, em Buenos Aires. As sessões de degustação lotaram o estande do Viaje Paraná e os sabores paranaenses encantaram brasileiros e estrangeiros.

Leia Também:  Paraná apresenta potencial produtivo de aves e suínos a autoridades chinesas

O primeiro a provar o barreado foi o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Não há maneira melhor de conhecer a cultura de um local do que pela culinária. E é bom demais esse prato; terei que voltar aqui no estande do Paraná a toda hora”, brincou. 

Para os estrangeiros, a mistura de carne, farinha e banana causou um inicial estranhamento, logo depois transformado em exaltação. “A combinação da carne com a banana no início é estranha, porém deliciosa. Não estamos acostumados a misturar carne com fruta, mas este prato realmente me encantou”, disse Maria Dolores, aposentada moradora de Buenos Aires. 

O chef Rui, um grande incentivador do uso de produtos e ingredientes legitimamente paranaenses na gastronomia, participou pela primeira vez deste tipo de evento. “Acredito que o primeiro passo é mostrar o que o Paraná tem, a nossa cultura e a nossa história relacionada com a comida, e na minha avaliação esse passo foi cumprido”, opinou. “Foi o nosso diferencial. De todos os estados brasileiros presentes na FIT, apenas o Paraná ofereceu degustação de um prato típico”

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Governadores do Cosud elaboram carta à União com propostas de revisão de políticas públicas

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Estado expandirá uso da metodologia BIM nas obras públicas para os municípios

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA