PARANÁ
Tecpar certifica organizações e empresas que atuam na área de infraestrutura em todo o País
Publicado em
26 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Com 27 anos de experiência na certificação de sistemas de gestão, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem contribuído para melhorar a infraestrutura brasileira com serviços de referência na área de certificação. Atualmente 14 concessionárias de rodovias do País, além de três empresas da área portuária, têm os seus sistemas de gestão auditados e certificados pelo Tecpar Certificação.
As principais certificações concedidas para organizações do setor de infraestrutura são para Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001); de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001); de Gestão da Segurança Viária (NBR ISO 39001) e de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001).
Fábio Corrales, gerente do Tecpar Certificação, explica que para receber a certificação a empresa deve passar por um rigoroso processo de avaliação de conformidade, no qual o cumprimento dos requisitos é verificado. Por isso, ele ressalta, a escolha de um organismo reconhecido e experiente para realizar a auditoria é fundamental.
“As empresas que buscam a certificação querem uma confirmação externa de que elas estão, de fato, cumprindo todos requisitos estabelecidos pelas normas internacionais. Essa é uma forma de demonstrar seu compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos, com o desenvolvimento organizacional e com a satisfação de seus clientes”, destacou.
Acreditado pelo Inmetro para conceder a certificação ISO 9001 e 14001 para empresas de todo o País, o Tecpar Certificação atua como organismo independente da relação comercial e atesta que sistemas estão em conformidade com as normas internacionais. Os programas de avaliação e certificação da conformidade estão estruturados em padrões internacionais, garantindo um processo reconhecido e seguro.
RODOVIAS – O trabalho realizado pelo Tecpar Certificação abrange concessionárias de rodovias que atuam de Norte a Sul do Brasil. Há empresas certificadas no Espírito Santo (1), Goiás (1); Minas Gerais (3); Mato Grosso (3), Rio de Janeiro (2); Rio Grande do Sul (1) e São Paulo (3).
Recentemente o Tecpar realizou a auditoria para manutenção da certificação da Ecovias do Araguaia, concessionária que administra o trecho que atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás. A empresa manteve as certificações internacionais em qualidade (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001), saúde e segurança ocupacional (ISO 45001) e segurança viária (ISO 39001).
“Essas certificações são o reconhecimento do nosso compromisso com requisitos fundamentais e são o resultado de um esforço conjunto de todos os colaboradores que se empenham para adotar as melhores práticas em suas atividades. Ou seja, pelo segundo ano, essa conquista é um marco para a história da concessionária e reflexo de um trabalho de excelência executado por todos no dia a dia”, destaca Sidney Vilar Filho, diretor-superintendente da Ecovias do Araguaia.
PORTUÁRIA – Na área portuária, o Tecpar certificou o sistema de gestão de empresas brasileiras que atuam no Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos maiores do mundo.
O Instituto emitiu as certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 para as organizações Ecoporto Santos, nas atividades de operação portuária de contêineres e armazenagem em recinto alfandegado, e Termares (Terminais Marítimos Especializados), nas atividades de movimentação e armazenagem em recinto alfandegado.
Além disso, certificou o sistema de gestão segundo a ISO 9001 da Ecopátio Logística Cubatão, pátio regulador de caminhões localizado em Cubatão (SP). Os pátios reguladores são plataformas fundamentais para a organização e triagem de veículos de carga, evitando que eles se dirijam diretamente aos terminais.
SISTEMAS DE GESTÃO – A NBR ISO 9001 é a norma internacional mais utilizada mundialmente, referência para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade em diversos países. Ela pode ser aplicada de grandes corporações a microempresas que buscam superar os desafios relacionados à gestão da qualidade, com impacto direto em seus produtos e serviços.
Já a NBR ISO 14001 é a norma internacional que define como implantar um sistema de gestão ambiental eficaz em vigor. É voltada a empresas comprometidas com a proteção do meio ambiente e com a gestão dos riscos ambientais de suas atividades.
Primeira norma internacional voltada para a saúde e segurança no trabalho, a NBR ISO 45001 auxilia a empresa a gerenciar e prevenir as causas de acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e outros problemas de saúde, além de contribuir para melhorar a produtividade do trabalhador.
A NBR IS0 39001, por sua vez, é uma certificação específica para empresas da área de transporte. A norma indica os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança Viária eficiente e engloba fatores como o respeito à velocidade, o uso de equipamentos de segurança, entre outros, para reduzir as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsito.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governo do Estado inaugura novo Centro de Socioeducação em Piraquara
Published
1 hora agoon
9 de abril de 2025By

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta quarta-feira (9) o novo Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco – Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova unidade substitui a antiga, criada em 1958, e conta com 78 alojamentos, dois módulos de ensino com salas de aula (incluindo laboratório de informática), ginásio de esportes, biblioteca, horta, área administrativa e segurança, espaço dos servidores e espaço ecumênico.
A nova estrutura física, de 5.362 m² de área construída e 20 mil m² de área total, poderá receber até 88 adolescentes, quatro vezes mais que o antigo Cense São Francisco, e atende aos novos padrões arquitetônicos e técnicos para unidades de internação, de acordo com as normativas do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) instituídas pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolecentes).
A obra foi realizada com o apoio da Secretaria de Cidades (Secid), que coordenou o processo licitatório por meio da Paraná Edificações (Pred), e foi viabilizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), colegiado vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef), que destinou R$ 9,4 milhões do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA-PR). O investimento total foi de R$ 10 milhões.
A obra foi concluída em dezembro de 2024 com o término do ginásio de esportes e da caixa d’água. No primeiro trimestre de 2025 foram instalados o mobiliário e equipamentos, além de feita a transferência de internos do antigo Cense, agora desativado. O novo Centro de Socioeducação já conta com 88 servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, terapeutas ocupacionais, agentes de segurança socioeducativos, e servidores administrativos e terceirizados.
“Estamos orgulhosos de entregar uma estrutura moderna e inovadora, do ponto de vista tecnológico e de engenharia, que vai melhorar consideravelmente o atendimento socioeducativo, não só para os adolescentes, com a realização de projetos que promovam a cidadania através da educação, da cultura, do esporte, da arte e da formação profissional, mas também melhorando a qualidade das condições de trabalho dos nossos servidores da socioeducação”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.
“Na antiga unidade, embora tivéssemos dificuldades, questões estruturais inclusive, nós fazíamos um trabalho com amor. Não é apenas uma estrutura nova, mas as pessoas trabalharam lá e agora estão aqui trouxeram essa carga emocional de respeito e de trabalho com humanidade com os adolescentes”, declarou o diretor da unidade, Ronaldo Marafon Drevek.
“É importante celebrar este momento. Nós que participamos diretamente ou indiretamente com a socioeducação, desses diálogos entre o governo estadual, os órgãos dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Nós sabemos o trabalho e quantas coisas aconteceram para isso.” afirmou a promotora Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Centro de Apoio Operacional (Caop) das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, e da Educação do Ministério Público do Paraná.
“Como professora há 34 anos, hoje aposentada, eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, e nós sonhamos que eles se tornem adultos formados, pessoas do bem, pessoas que busquem transformar a realidade. No entanto, alguns por falta de oportunidade ou pela própria sociedade que precisamos repensar, enroscam um pouco no seu desenvolvimento. Nós temos esses espaços da socioeducação para tratar com humanidade o recomeço, retomada de vínculos e reintegração na sociedade desses adolescentes”, destacou a vice-prefeita de Piraquara, Loireci Dalmolin.
SOCIOEDUCAÇÃO DO PARANÁ – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.
Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Dezenove delas são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Há, também, nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.
São 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade a diretora de Justiça e Cidadania da Seju, Viviane da Paz; o coordenador estadual de Gestão do Sistema Socioeducativo (CGS) da Seju, Alex Sandro da Silva; a coordenadora estadual da Política de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Prisciane de Oliveira; a juíza coordenadora de Políticas Socioeducativas do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Maria Roseli Guiessmann; o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado (DPE), Fernando Redede Rodrigues; a juíza da Vara da Infância de Piraquara, Caroline Vieira de Andrade Mattar; a promotora de Justiça de Piraquara Elaine Palazzo Ayres; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Danielle Dalavechia Chedid Silvestre; a primeira-dama de Piraquara, Ana Mazon; e a secretária municipal de Assistência Social de Piraquara, Maria Cicarelli.
Fonte: Governo PR

Censo: Paraná registra 2º maior crescimento do Brasil em matrículas para ensino integral

Governo do Estado inaugura novo Centro de Socioeducação em Piraquara

Novos espaços: após reforma, PCPR reinaugura Delegacia de Peabiru

PCPR prende dois homens por roubo ocorrido em Santo Antônio da Platina

PCPR e PMPR prendem 12 pessoas em operação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
PARANÁ


Governo do Estado inaugura novo Centro de Socioeducação em Piraquara
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta quarta-feira (9) o novo Centro...


Censo: Paraná registra 2º maior crescimento do Brasil em matrículas para ensino integral
A rede estadual de ensino do Paraná registrou o segundo maior crescimento do Brasil no número de matrículas para ensino...


Guerra tarifária global pode virar oportunidade para produtos do Paraná, afirma Ratinho Junior
A recente escalada da guerra tarifária entre os Estados Unidos e China, com aumento recíproco das taxas de importação, representa...
POLÍCIA


PCPR prende dois homens por roubo ocorrido em Santo Antônio da Platina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu dois mandados de prisão preventiva expedidos contra dois irmãos, de 24 e 28...


Novos espaços: após reforma, PCPR reinaugura Delegacia de Peabiru
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reinaugurou, nesta quarta-feira (9), a Delegacia de Peabiru, na região Central do Estado. O...


PCPR prende homem por tráfico de drogas e posse ilegal de munição em Londrina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem pela prática dos crimes de tráfico de drogas e...
ENTRETENIMENTO


Lua, Filha de Viih Tube e Eliezer, celebra 2 anos com tema da Barbie: ‘Festão de luxo’
Viih Tube, de 24 anos, e Eliezer, de 35, celebraram nesta quarta-feira (9), o segundo aniversário da filha primogênita, Lua,...


Ana Maria Braga exibe vídeo de seu casamento com Fábio Arruda: ‘Viva o amor!’
O casamento de Ana Maria Braga e Fábio Arruda aconteceu na última sexta-feria (04), na mansão da famosa em São Paulo. A festa...


Grazi Massafera exibe pernas torneadas em frente ao espelho com look fitness: ‘Em dia!’
Grazi Massafera, de 42 anos, escolheu um look all black para fazer seu treino diário. A atriz compartilhou uma selfie nesta...
ESPORTES


Corinthians arranca empate na Copa Sul-Americana contra América de Cali
Na noite desta terça-feira (08.04), o Corinthians somou seu primeiro ponto na Copa Sul-Americana ao empatar em 1 a 1...


Grêmio vence Atlético Grau e consolida liderança no Grupo D da Copa Sul-Americana
Nesta terça-feira, a Arena do Grêmio foi palco de um duelo importante pela segunda rodada da fase de grupos da...


Botafogo vence Carabobo no Engenhão e retoma caminho da vitória na Libertadores
Derrotado na primeira rodada da Libertadores, o Botafogo voltou a sorrir na noite desta terça-feira (08.04), ao vencer o Carabobo,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios
-
PARANÁ5 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Agronegócio gerou 278 mil novos empregos em 2024, diz Cepea/CNA
-
POLÍTICA PR2 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying