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Paraná melhora eficiência dos CRAS e tem melhor nota do Sul e Sudeste em ranking federal

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O Paraná subiu duas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) em 2023, figurando em 5º lugar entre os estados. A colocação é resultante de dados oficiais publicados anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e refere-se à eficiência dos serviços prestados pelos CRAS, sua estrutura física e a quantidade de profissionais.

Na régua de avaliação, de 1 a 5, o Paraná alcançou a nota de 3,65, liderando nas regiões Sul e Sudeste. O estado está entre os primeiros junto com Ceará, na primeira posição, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso, na sequência.

É o melhor resultado do Estado desde 2019. De modo inédito, a melhora do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) é uma das metas do Plano Plurianual do Paraná, ratificando o compromisso com a qualidade dos serviços prestados.

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Para Rogério Carboni, secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, pasta responsável pela área, isso demonstra o cuidado da atual gestão. “Isso tudo é reflexo de um trabalho conjunto entre o governo e as prefeituras, uma parceria sólida, com destinação de recursos e apoio às gestões, que se refletem nesses índices”, relatou.

De acordo com ele, a projeção futura do Estado é ainda melhor, pois é baseada em uma série de iniciativas que deverão elevar ainda mais o desempenho no IDCRAS. Entre os investimentos estão as construções de 32 novos CRAS, além da implementação do Piso Único, que unifica o repasse financeiro aos municípios para serviços, programas, projetos e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Esses investimentos refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. É o Paraná que cuida se materializando nas ações preventivas, por meio do trabalho desenvolvido no âmbito da Proteção Social Básica dos municípios, no fortalecimento da Rede Socioassistencial paranaense”, destacou

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Outro fator que alavancará os resultados nos próximos anos será o programa Capacita SUAS, que visa proporcionar formação continuada para os trabalhadores da assistência, garantindo mais qualidade no atendimento às famílias que dependem desses serviços. Além disso, o Estado planeja ampliar os incentivos a serviços e benefícios eventuais, ao mesmo tempo em que aprimora o Sistema de Acompanhamento Familiar.

Fonte: Governo PR

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Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

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A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um passo importante na modernização da gestão ao adotar o SmartGov DataHub, uma plataforma desenvolvida pela Celepar que viabiliza a centralização e análise de dados de forma inteligente. A iniciativa otimiza o atendimento ao cidadão, os controles internos e integra os dados do órgão de maneira mais eficiente.

No centro desse sistema está o Data Lake, uma infraestrutura capaz de centralizar e armazenar grandes volumes de dados brutos, estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes. Essa centralização permite maior flexibilidade no processamento e análise das informações, criando a base para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também representa a porta de entrada para aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela própria Defensoria Pública, com infraestrutura da Google.

Com esse sistema os defensores têm acesso a um painel de indicadores de desempenho e já estão usando relatórios automatizados baseados em modelos de linguagem. A solução funciona em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que todas as informações dos cidadãos sejam armazenadas e processadas de forma segura.

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“O SmartGov DataHub é um sistema robusto, capaz de receber dados de diferentes fontes e formatos, organizá-los e distribuí-los para que a instituição possa utilizá-los da melhor maneira possível, gerando valor para a gestão pública”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fabio Alessandro Guerra.

“Com a plataforma, estamos diminuindo a burocracia da Defensoria Pública, reduzindo drasticamente o retrabalho, aumentando a eficiência e, principalmente, melhorando a qualidade dos nossos serviços”, complementa o defensor público que coordena a Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva.

Danilo Augusto Cleto Souto, coordenador de Dados Estratégicos da Celepar, explica que a plataforma foi projetada para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. “O SmartGov DataHub adota um rigoroso conjunto de medidas de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso, monitoramento contínuo, firewalls, VPNs e conformidade com a LGPD, garantindo a proteção contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos”, afirma.

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O SmartGov DataHub pode reunir dados de diferentes setores da administração pública, facilitando uma análise intersetorial para a criação de políticas públicas mais eficientes e decisões informadas. A solução está disponível também para outros órgãos e esferas da administração pública, como as prefeituras.

“Assim como integrou os dados da Defensoria Pública, a plataforma pode centralizar informações de sistemas de diferentes áreas, como da saúde, com prontuários eletrônicos e dados de atendimento, da educação, com históricos escolares, e da segurança pública, com registros de ocorrências ou dados de monitoramento”, afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.

Fonte: Governo PR

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