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Copel se prepara para estação úmida com obras, manutenção da rede e reforço de equipes

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Com R$ 2,1 bilhões em investimentos em obras, ampliação dos serviços de manutenção e reforço de equipes, a Copel se prepara para atender a população paranaense na chegada de uma nova estação úmida. No Paraná e em todo Sul e Sudeste do Brasil, o período compreendido entre outubro e abril do ano seguinte é marcado por aumento na incidência de temporais com raios e ventos fortes.

Para fortalecer a rede e garantir energia de qualidade, a Copel está investindo na construção de 20 novas subestações e na duplicação da capacidade de fornecimento de energia de outras 80 existentes, além de linhas para conectá-las.

“A implementação de novas subestações e linhas é essencial porque elas ampliam a capacidade da rede para distribuir energia à população. Se uma fonte de fornecimento é afetada por um temporal, outra pode ser utilizada para fornecer energia a uma região”, explica o superintendente de Engenharia de Expansão da Copel, Edison Ribeiro da Silva.

Ainda em 2024, serão colocadas em operação quatro unidades: Morangueira, em Maringá; São Miguel, no município homônimo; Barão de Capanema, no Sudoeste; e Piraí do Sul, no Centro-Sul. Todas essas subestações operam em 138 mil volts. Além delas, a companhia colocou em operação, recentemente, a nova subestação Petrópolis, em Francisco Beltrão, também de 138 mil volts.

MANUTENÇÃO DA REDE – Paralelamente, a Copel intensificou os serviços de manutenção preventiva para fortalecer a rede elétrica e evitar desligamentos. Somente nos primeiros nove meses do ano, as equipes da companhia fizeram poda de 18.018 árvores em todo o Paraná e, também, de 1,5 milhão de metros quadrados de vegetação próxima à rede elétrica.

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Esses serviços ajudam a minimizar o impacto de temporais ao prevenirem a queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica, uma das principais causas de desligamentos em dias de ventos fortes.

A companhia também já instalou cerca de 400 religadores automáticos nas redes de energia em todo o Estado. Esses equipamentos possuem tecnologia para, em caso de um desligamento, isolar o trecho afetado e religar os demais consumidores, deixando desligado o menor número possível de clientes até que os reparos sejam concluídos.

Além disso, estão sendo instalados 497 transformadores para reforçar a capacidade de fornecimento de energia em diversos municípios. Um dos destaques é a região de Foz do Iguaçu, que vai receber, ao todo, 98 novos transformadores – 18 deles já foram instalados.

REFORÇO DE EQUIPES E DE IA – Para atender a população com agilidade na estação das chuvas, a Copel também prepara um reforço no número de equipes e um sistema de deslocamento de profissionais para áreas atingidas por temporais.

“Nestes períodos aumentamos o nível de alerta para, caso seja necessário, incrementar até 65% no número de equipes que atuam em uma contingência”, ressalta o superintendente de Serviços Operacionais da Copel, Francis de Alencar Prado. “Em situações emergenciais, poderemos ter mais de 500 equipes de dois ou três profissionais atuando em todo o Paraná”, complementa.

Para responder mais rapidamente aos estragos causados por temporais, cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, a companhia está concluindo o desenvolvimento de um sistema que faz uso de inteligência artificial para prever impactos de temporais no fornecimento de energia elétrica.

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A aplicação combina o histórico de informações das intempéries climáticas captadas pelo Simepar com os registros de desligamentos da rede da Copel para prever, com maior exatidão, o impacto de um temporal que se aproxima. A ferramenta calcula quantos consumidores podem ser afetados e ajuda a companhia a se preparar com mais rapidez e eficiência para responder aos desligamentos causados por eventos climáticos.

ATENDIMENTO A BALNEÁRIOS – Ao longo dos próximos meses, a Copel também vai reforçar os serviços de manutenção e atendimento às regiões do Paraná que mais recebem veranistas. Para o Litoral, a companhia prepara um amplo pacote de ações que incluem manutenção preventiva, poda, roçada e atendimento aos balneários.

Nas regiões Norte e Noroeste, onde parte da população veraneia nos balneários às margens do Rio Paraná, a companhia está intensificando os serviços de manutenção e investindo na construção de novas redes, linhas e subestações. Um dos destaques é a nova subestação Porto São José, que será construída no município de São Pedro do Paraná e vai reforçar o atendimento à região. A obra está recebendo R$ 12 milhões em investimentos.

No Oeste do Paraná, onde veranistas se divertem à beira dos lagos formados por usinas como Salto Caxias e Itaipu, a Copel também investe em prevenção e manutenção. Além disso, as novas subestações em São Miguel do Iguaçu e Capanema fortalecem o atendimento a toda a população de locais próximos dos lagos.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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