PARANÁ
Teatro Guaíra possui obras de Poty Lazzarotto escondidas em cortinas corta-fogo
Publicado em
20 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
O abrir das cortinas está no imaginário do público que frequenta o teatro, que aguarda com ansiedade o que vai se revelar no palco. Mas são duas cortinas que se fecham na boca de cena do Guairão e do Guairinha que guardam grandes surpresas. Utilizadas apenas em caso de extrema necessidade, as cortinas corta-fogo dos dois auditórios são inteiramente adornadas com pinturas do artista curitibano Poty Lazzarotto, que completaria 100 anos em 2024.
Grande amante das artes cênicas e mais tarde frequentador assíduo do Teatro Guaíra, Poty foi convidado, na década de 1950, pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto para fazer o painel que fica na fachada da casa de espetáculos.
Inaugurada em 1969, a obra “O Teatro no Mundo”, com dimensões de quatro metros de altura por 27 metros de largura, tem relevos gravados em concreto que retratam diversos elementos das artes cênicas, desde o seu surgimento na Grécia Antiga até referências a diversos estilos e autores, chegando até o teatro contemporâneo.
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Mas o artista voltaria ao Guaíra nas décadas seguintes para deixar sua marca nas portas de aço que só são baixadas em caso de incêndios. Esta reportagem da série especial “Guaíra 140”, produzida pela Agência Estadual de Notícias (AEN) em celebração aos 140 anos do espaço cultural, revela ao público as obras escondidas do mestre dos traços curitibano.
O diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes, lembra que o dispositivo busca garantir a segurança do público, artistas e da própria estrutura do teatro, isolando o palco da plateia caso pegue fogo. Inclusive, em 1970, um incêndio de grandes proporções destruiu o Guairão, que ainda estava em construção, adiando sua inauguração para 1974.
“O Theatro São Theodoro, que foi precursor do Teatro Guaíra, era iluminado a bico de gás quando foi inaugurado, em 1884, então imagina o perigo que era”, conta Lopes. “A cortina corta-fogo foi concebida justamente para dar essa segurança, porque se usava muito a luz quente na iluminação, aumentando esse risco. Hoje a estrutura e as poltronas recebem produtos anti-inflamáveis, e trabalhamos com luz fria, que evita um possível incêndio. Mas as obras do Poty continuam aqui como acervo”.
CORTINA DO GUAIRÃO – Com nove metros de altura e 17 de largura, a ilustração da cortina corta-fogo do Guairão foi concluída em 1988, com o intuito de servir de cenário para apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná. Porém, por questões de segurança, continuou na retaguarda para ser baixada apenas para cumprir sua função original, ou seja, evitar que eventuais incêndios pudessem comprometer toda a estrutura do teatro.
Ela retoma algumas cenas já retratadas no mural da Rua XV de Novembro, funcionando como um elo entre as próprias obras de Poty, que trazem elementos regionais, como o pinheiro e os carros de boi, e a evolução das artes cênicas que ele já tinha retratado no painel da fachada do teatro. A obra foi executada pelo próprio Poty e pelas artistas plásticas Carmen Carini e Laila Tarran.
“Foram mais de 40 dias elaborando essa pintura com a ajuda da equipe dele, mas com muitos traços pintados pelo próprio Poty Lazzarotto”, explica Áldice Lopes. “Assim como o painel de concreto da fachada, este painel foi um pedido do governador Bento Munhoz da Rocha Neto. É uma cortina deslumbrante, que fica no urdimento do palco”.
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CORTINA DO GUAIRINHA – O desenho na porta corta-fogo do Guairinha revela uma das crônicas mais divertidas do Teatro Guaíra. Os corpos artísticos do espaço produziram, em 1976, a ópera Aída, do italiano Giuseppe Verdi (1813-1901). Cerca de 400 pessoas, entre técnicos, atores e músicos do coro e da Orquestra Sinfônica do Paraná, dividiam o palco do Guairão com uma elefanta, um dromedário e um cavalo, que entravam em cena no espetáculo.
A elefanta Mila foi uma atração à parte. Ela ficava em frente ao prédio do Guaíra e ajudou a despertar o interesse do público para assistir à montagem. Mas a produção resolveu colocá-la em um local seguro e o animal foi levado para o estacionamento do Círculo Militar, logo ao lado do teatro. Conta-se que, em uma noite, a elefanta sentou em cima de um Fiat 147, que ficou todo amassado com o peso do animal.
Poty adaptou a história à sua maneira e desenhou Mila sentada em cima de um fusca, cujo design pode lembrar o formato de um elefante, com o prédio do Guaíra no fundo. A ilustração da cena é um dos 12 quadros que compõem o mural da cortina corta-fogo do auditório.
Os outros desenhos remetem a peças que o próprio artista assistiu no Guairinha, como “A Vida de Galileu Galilei”, de Bertolt Brecht, “A Morte do Caixeiro Viajante”, de Arthur Miller, e “O Vampiro e a Polaquinha”, baseada em textos de Dalton Trevisan. Lazzarotto, inclusive, ilustrou uma série de livros do escritor curitibano.
A obra foi concluída em 1997, quando Poty tinha 73 anos de idade. Apesar da concepção dos desenhos, ele não participou da transposição para a “tela gigante”. As pinturas ficaram a cargo, mais uma vez, de Carmen Carini e Laila Tarran, que já tinham contribuído com o projeto no Guairão. O artista morreria no ano seguinte, deixando um acervo com milhares de obras, que vão de ilustrações a painéis espalhados por diferentes cidades do Paraná e do Brasil.
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ACERVO NO MON – Napoleon Potyguara Lazzarotto nasceu no aniversário de Curitiba, cidade que conta com boa parte de suas obras, no dia 29 de março de 1924. Se consagrou, ao longo da carreira, como um dos principais artistas plásticos do Brasil, com uma obra diversa que vai de ilustrações de livros – por exemplo, de Dalton Trevisan e Guimarães Rosa –, murais, gravuras, tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas.
O acervo de Poty Lazzarotto, com cerca de 4,5 mil obras, foi doado pela família ao Museu Oscar Niemeyer (MON) em 2022. Desde quando é responsável pela guarda, o museu já trouxe ao público duas exposições do curitibano. A primeira, “Poty, entre dois mundos”, ficou disponível para visitação de 26 de outubro de 2022 a 24 de março de 2024.
Já a mostra “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” celebra o centenário do artista e fica em cartaz até 31 de janeiro de 2025. São aproximadamente 500 obras, que foram organizadas em torno de nove núcleos temáticos presentes na trajetória artística de Poty, representando suas diferentes facetas: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
Published
3 horas agoon
16 de abril de 2025By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.
Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.
Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.
“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.
SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.
O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.
“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.
A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.
As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.
Fonte: Governo PR

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