NOVA AURORA

PARANÁ

Premiação do 4º Concurso Paranaense de Desenho do CJAP será no sábado

Publicado em

No próximo sábado (21), o 4º Concurso Paranaense de Desenho, promovido pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) e realizado pela Associação de Pais e Amigos do CJAP, realizará sua premiação no palco do Canal da Música, em Curitiba. O evento contará com a abertura da exposição e a entrega dos prêmios aos destaques da edição, que tem como tema “Centro Juvenil de Artes Plásticas – 70 anos de arte”.

O concurso reuniu 350 desenhos de todo o Paraná e 40 foram selecionados para integrar a mostra. Além de Curitiba, as cidades de Apucarana, Assaí, Balsa Nova, Carambeí, Colombo, Iretama, Londrina, Paiçandu, Pitanga, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rebouças, São Mateus do Sul, Sarandi e Tibagi também participaram.

A programação começa às 9h30, com a premiação e abertura oficial da exposição do 4º Concurso Paranaense de Desenho, seguida pela entrega de certificados do Concurso Internacional de Arte Infantil St. John’s Bridges, da República Tcheca, às 11h. O concurso internacional, realizado neste ano, contou com o apoio do Centro Juvenil na divulgação, organização, tradução dos trabalhos e participação de jovens paranaenses que se destacaram nas categorias.

Leia Também:  Com 37,5% das exportações, Porto de Paranaguá lidera movimentação do complexo soja

“Este ano o concurso ganha um significado ainda mais especial. Celebrar os 70 anos do CJAP por meio da arte dessas crianças e jovens é, acima de tudo, uma forma de honrar a trajetória de uma instituição que sempre acreditou no poder da educação e da arte,” comemora o diretor do Centro, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto. “É um privilégio testemunhar o legado do CJAP, representado com tanta sensibilidade em cada um desses desenhos.”

PREMIAÇÃO – A comissão julgadora é formada pelo artista plástico Osmar Carboni, a artista plástica e arquiteta Ariane Labre e a ex-professora do Centro Juvenil Lurdinha Paglia Seguin, que elegeram as 40 obras – 20 da categoria Infantil e 20 da Juvenil. Além de participarem da mostra, os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com mesas digitalizadoras, em parceria com a XP-Pen, equipamento que trará aos jovens artistas a oportunidade de explorar a arte digital.

Serviço:

Premiação do 4º Concurso Paranaense de Desenho

Data: 21/09, sábado

9h30 – Premiação e abertura da exposição do 4º Concurso de Desenho Paranaens

Leia Também:  Abril começa chuvoso e com temperaturas mais amenas ao Paraná, aponta Simepar

11h – Entrega de certificados do Concurso Internacional de Arte Infantil St. John’s Bridge

Exposição de desenhos: de 21 a 22 de setembro

Local: Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Simulado do Saeb e trote de profissões engajam estudantes de colégio estadual em Curitiba

Published

on

By

O Colégio Estadual João Mazzarotto, em Curitiba, realizou uma ação inovadora com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, unindo a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o tradicional trote das profissões. A proposta foi transformar um momento de estudo e avaliação em uma experiência interativa, lúdica e reflexiva sobre o futuro profissional dos estudantes. A ação aconteceu nesta segunda-feira (07).

Vestidos com trajes que representam as carreiras que desejam seguir, os alunos participaram de um simulado do Saeb realizado por meio da plataforma online Quizizz, ferramenta escolhida por oferecer uma abordagem mais intuitiva e interativa. O evento contou com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Segundo a diretora da escola, Viviane Nazarko, a iniciativa tem como objetivo preparar os jovens para a prova e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de descontração. “O Saeb é um conjunto de avaliações externas que mede a qualidade da educação básica no Brasil. A partir dessa prova, vamos saber o nível da nossa educação. Estamos sempre buscando atividades diferentes, como a de hoje, que aliou a plataforma online Quizizz, a preparação para o Saeb e o trote das profissões”, afirmou.

Ainda de acordo com a diretora, a escolha da plataforma digital se deu por seu caráter lúdico, mais atrativo para os estudantes, especialmente em uma geração já habituada ao uso da tecnologia no cotidiano. “A ação no Colégio João Mazzarotto é exemplo de como iniciativas criativas podem tornar o ambiente escolar mais envolvente e significativo para os alunos, conectando o presente da educação com o futuro profissional de cada estudante”, apontou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Leia Também:  Abril começa chuvoso e com temperaturas mais amenas ao Paraná, aponta Simepar

ESTUDO E DIVERSÃO – A estratégia de aliar o simulado do Saeb ao trote das profissões rendeu elogios dos próprios alunos. O estudante Lucas Miguel Bucco Gadonski, do 3º ano do Ensino Médio Técnico, destacou a importância da avaliação. “As provas do Saeb servem para medir o nível de disparidade entre os alunos e também da escola como um todo”, destacou o jovem, que pretende seguir a carreira de professor. “Estudem, estudem bastante”, aconselhou aos colegas.

O estudante também celebrou a experiência com a plataforma online. “Ela permite treinar habilidades técnicas de forma mais intuitiva do que os métodos convencionais, além de possibilitar colocar em prática algumas questões”, comentou.

A aluna Bianca Alecrim da Silva, do 3º ano do Ensino Médio, também aprovou a dinâmica do dia. “O Saeb é importante para avaliar nosso aprendizado. A plataforma Quizizz é mais prática e combina com a nossa geração. E o trote das profissões torna tudo mais leve, une o estudo com a diversão”, opinou.

Bianca participou do trote vestida com uniforme no estilo militar. “Escolhi essa farda porque dentro do Exército é possível seguir várias carreiras, como medicina, biomedicina, advocacia, administração. Por isso, optei por ela. Eu quero seguir na área da saúde”, explicou.

Leia Também:  Cisne Branco vira atração do Porto de Paranaguá neste final de semana

SAEB – Composto por provas e questionários aplicados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Saeb auxilia na formulação de políticas públicas e indica fatores que influenciam no desempenho estudantil. Além disso, os resultados servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os resultados do Saeb são ferramentas importantes para escolas e professores no planejamento de estratégias de ensino. Eles fornecem insights sobre áreas que precisam de mais atenção e orientam planos de melhoria educacional”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Os investimentos em educação pública promovidos pelo governo estadual têm se refletido em bons resultados nos indicadores. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto do ano passado, revelaram que o Paraná tem a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos a estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil. A avaliação é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cronograma das provas de 2025 será divulgado a partir de julho.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA