NOVA AURORA

PARANÁ

Programação da 18ª Primavera dos Museus no MON terá diversas oficinas inclusivas

Publicado em

A Primavera dos Museus chega à sua 18ª edição. Para celebrar o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Oscar Niemeyer (MON) realizará uma série de atividades nos dias 24, 28 e 29 de setembro.

Para começar, no dia 24/9, das 14h30 às 16h, haverá a videoconferência “MON para Todos”, que apresentará os programas de acessibilidade e inclusão do MON. Entre eles, os voltados a pessoas autistas e pessoas com 60 anos ou mais. Também serão abordadas as ações do Núcleo de Acesso e Participação (NAP), criado para pensar nas questões de acessibilidade aos espaços e conteúdos do Museu.

No dia 28/9, das 10h às 12h, o MON realizará visita e oficina para pessoas cegas ou com baixa visão. A atividade inclui uma visita às obras do Pátio das Esculturas do MON, seguida de uma oficina de experimentação sensorial com argila, texturas e formas.

No mesmo dia, das 15h às 17h, haverá a Oficina Aquarelando – para adultos autistas ou neurodivergentes. A atividade será realizada pela artista visual Clara Viana, que trabalha ilustrações com técnicas em grafite, aquarela, nanquim e ilustrações digitais.

Em 29/9, das 10h às 12h, serão realizadas visita e oficina no “MON para Todos”– pessoas surdas, com a participação de intérprete de Libras. Nessa visita mediada com oficina, os participantes conhecerão a história do MON, maior museu de arte da América Latina, e percorrerão suas exposições, num roteiro especial.

Leia Também:  BRDE lança filme com colaboradores que consolida transformação em Banco Verde

Também em 29/9, das 15h às 17h, acontecerá a oficina Aquarelando – para crianças autistas ou neurodivergentes (de 8 a 12 anos, acompanhadas de um adulto). A oficina será realizada pela artista visual Clara Viana.

PRIMAVERA DOS MUSEUS – “Museus, acessibilidade e inclusão” é o tema da 18ª Primavera dos Museus, que acontecerá em todo o País, de 23 a 29 de setembro. O tema lança luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

As atividades preparadas pelo MON para a 18ª edição da Primavera dos Museus seguem o tema e a linha de raciocínio propostos pelo Ibram para 2024: o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos.

MON  O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Em três anos, Tecpar atendeu viajantes de 39 países com serviço de sorologia antirrábica

Serviço:

Primavera dos Museus

24/9, das 14h30 às 16h: videoconferência “MON para Todos”

Inscrições gratuitas antecipadas pelo link.

28/9, das 10h às 12h: visita e oficina para pessoas cegas

Link de venda e inscrições https://forms.gle/QdhwvLaNkMsTWauRA ou pelo telefone 41 3350 4448

28/9, das 15h às 17h: oficina Aquarelando, para adultos autistas ou neurodivergentes

Link de vendas e inscrições: https://forms.gle/grVGjntyXZ99Bsw16

29/9, das 10h às 12h: visita e oficina no MON para Todos, pessoas surdas (com a participação de intérprete de Libras)

Link de vendas e inscrições: https://forms.gle/5KAawWkY9od3gRaj8

29/9, das 15h às 17h: oficina Aquarelando – para crianças autistas ou neurodivergentes

Link de vendas e inscrições: https://forms.gle/DRaeTAjh6vJo9pYG7

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  PCPR cumpre 79 mandados contra grupo suspeito de desviar R$ 3 milhões de prefeituras do Paraná

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Copel oferta curso gratuito de roçada sob redes e linhas de distribuição em dez municípios

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA