NOVA AURORA

PARANÁ

Competições do Governo do Estado movimentam rede hoteleira de Pato Branco

Publicado em

As competições esportivas promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES) estão gerando um impacto significativo no setor hoteleiro de Pato Branco neste fim de semana. O município é sede de três eventos esportivos: o Paraná Combate e a etapa da bocha dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), que encerram neste domingo (15), e os Jogos de Aventura e Natureza (JANs), que seguem até 29 de setembro.

Com a realização desses eventos, os hotéis da cidade estão com alta ocupação, recebendo equipes, organizadores, árbitros e dirigentes.

“É com grande satisfação que vemos Pato Branco acolher três jogos oficiais do Estado. São muito mais do que eventos esportivos, mas demonstrações da importância de integrar o esporte com outros setores da economia local. Movimentar o turismo, o comércio e a rede de serviços é fundamental para fortalecer a cadeia econômica e a cadeia esportiva como um todo”, afirma o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

Clainor Francisco, gerente do Hotel Pato Branco, destaca que a movimentação gerada pelas competições está alavancando o setor. “Estamos com mais de 70% da ocupação do hotel proveniente dos jogos. Isso é motivo de comemoração, pois estamos quase lotados em um final de semana, o que não é comum, considerando que Pato Branco não é uma cidade turística”, afirma Clainor. 

Ele observa que, nos últimos três anos, a realização das competições no município tem contribuído de forma significativa. “Além de incentivar a prática esportiva, esses eventos têm trazido resultados muito positivos para a nossa economia”, completou.

Leia Também:  Produções audiovisuais de ex-alunos da Unespar são destaques nacionais

O gerente do Hotel Loriza, Paulo Dobrowolki, também ressalta o aumento no número de hóspedes. “Estamos com mais de 80% de ocupação graças aos jogos do Governo do Estado. Sem esses eventos, os hotéis estariam quase vazios, como costuma acontecer nos finais de semana”, conta.

Recepcionista do Hotel Village, Laurindo Taludo conta que a movimentação gerada pelos eventos exigiu uma gestão cuidadosa da capacidade do hotel. “Estamos com 90% da nossa capacidade preenchida por hóspedes das competições. Tivemos que limitar o número de vagas para os profissionais das competições para poder atender outros clientes que já se hospedam frequentemente aqui. Sem essas competições, provavelmente o hotel estaria com baixa ocupação”, celebra Laurindo.

PARANÁ COMBATE –  A principal competição de artes marciais do Estado começou no dia 11 e segue até este domingo (15). Foi quarta edição o evento, idealizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e criado em 2021. 

Ao todo, mais de mil pessoas, entre atletas, técnicos e árbitros, de 71 municípios, disputaram simultaneamente dez modalidades: muay thai, kung fu, wrestling, judô, kickboxing, karatê, capoeira, boxe, jiu jitsu e taekwondo.

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – A última etapa dos JANs em 2024 fica na região Sudoeste até 29 de setembro com mais de 40 modalidades esportivas. Além de Pato Branco, a programação atende outros municípios da região, como Medianeira, Capanema, Cascavel, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Mangueirinha, Realeza e Telêmaco Borba. Haverá uma modalidade em Curitiba.

Leia Também:  Sanepar inicia apresentações de PPP para contratar esgotamento sanitário em 16 cidades

Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

A primeira etapa da edição deste ano foi realizada em Curitiba e Região Metropolitana. A segunda ocorreu em julho e movimentou o Litoral do Paraná em um período de baixa temporada. Foram 49 eventos esportivos em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba. Ambas as etapas somaram mais de 10 mil atletas, sem contar o público que acompanhou as competições para torcer pelas equipes.

JOGOS ABERTOS – A competição de bocha dos JAPS acontece na Associação Patobranquense de Bochas Vila Nova e encerra neste domingo. A modalidade faz parte da 66ª edição do torneio, que contou com mais de 12,1 mil participantes inscritos em 2024. A final dos Jogos Abertos será em Apucarana em duas datas: 21 a 24 e 28 a 30 de novembro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Simulado do Saeb e trote de profissões engajam estudantes de colégio estadual em Curitiba

Published

on

By

O Colégio Estadual João Mazzarotto, em Curitiba, realizou uma ação inovadora com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, unindo a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o tradicional trote das profissões. A proposta foi transformar um momento de estudo e avaliação em uma experiência interativa, lúdica e reflexiva sobre o futuro profissional dos estudantes. A ação aconteceu nesta segunda-feira (07).

Vestidos com trajes que representam as carreiras que desejam seguir, os alunos participaram de um simulado do Saeb realizado por meio da plataforma online Quizizz, ferramenta escolhida por oferecer uma abordagem mais intuitiva e interativa. O evento contou com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Segundo a diretora da escola, Viviane Nazarko, a iniciativa tem como objetivo preparar os jovens para a prova e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de descontração. “O Saeb é um conjunto de avaliações externas que mede a qualidade da educação básica no Brasil. A partir dessa prova, vamos saber o nível da nossa educação. Estamos sempre buscando atividades diferentes, como a de hoje, que aliou a plataforma online Quizizz, a preparação para o Saeb e o trote das profissões”, afirmou.

Ainda de acordo com a diretora, a escolha da plataforma digital se deu por seu caráter lúdico, mais atrativo para os estudantes, especialmente em uma geração já habituada ao uso da tecnologia no cotidiano. “A ação no Colégio João Mazzarotto é exemplo de como iniciativas criativas podem tornar o ambiente escolar mais envolvente e significativo para os alunos, conectando o presente da educação com o futuro profissional de cada estudante”, apontou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Leia Também:  Teatro Guaíra recebe Nando Reis com show "Voz e Violão" no dia 14 de abril

ESTUDO E DIVERSÃO – A estratégia de aliar o simulado do Saeb ao trote das profissões rendeu elogios dos próprios alunos. O estudante Lucas Miguel Bucco Gadonski, do 3º ano do Ensino Médio Técnico, destacou a importância da avaliação. “As provas do Saeb servem para medir o nível de disparidade entre os alunos e também da escola como um todo”, destacou o jovem, que pretende seguir a carreira de professor. “Estudem, estudem bastante”, aconselhou aos colegas.

O estudante também celebrou a experiência com a plataforma online. “Ela permite treinar habilidades técnicas de forma mais intuitiva do que os métodos convencionais, além de possibilitar colocar em prática algumas questões”, comentou.

A aluna Bianca Alecrim da Silva, do 3º ano do Ensino Médio, também aprovou a dinâmica do dia. “O Saeb é importante para avaliar nosso aprendizado. A plataforma Quizizz é mais prática e combina com a nossa geração. E o trote das profissões torna tudo mais leve, une o estudo com a diversão”, opinou.

Bianca participou do trote vestida com uniforme no estilo militar. “Escolhi essa farda porque dentro do Exército é possível seguir várias carreiras, como medicina, biomedicina, advocacia, administração. Por isso, optei por ela. Eu quero seguir na área da saúde”, explicou.

Leia Também:  Complexo Hospitalar do Trabalhador promove Semana da Enfermagem em Curitiba

SAEB – Composto por provas e questionários aplicados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Saeb auxilia na formulação de políticas públicas e indica fatores que influenciam no desempenho estudantil. Além disso, os resultados servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os resultados do Saeb são ferramentas importantes para escolas e professores no planejamento de estratégias de ensino. Eles fornecem insights sobre áreas que precisam de mais atenção e orientam planos de melhoria educacional”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Os investimentos em educação pública promovidos pelo governo estadual têm se refletido em bons resultados nos indicadores. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto do ano passado, revelaram que o Paraná tem a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos a estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil. A avaliação é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cronograma das provas de 2025 será divulgado a partir de julho.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA