NOVA AURORA

PARANÁ

Soluções da Coreia do Sul podem inspirar desenvolvimento urbano no Paraná

Publicado em

Soluções adotadas pela Coreia do Sul podem inspirar projetos de desenvolvimento urbano do Paraná. O potencial foi constatado pela secretária estadual das Cidades (Secid), Camila Mileke Scucato, ao participar, na última semana, da nona edição do KRIHS – IDB Urban Development Academy (Kiuda), em Seul, na Coreia do Sul, que resultou na possibilidade de novas ações de cooperação em desenvolvimento urbano, além da troca de informações com o país anfitrião e com os demais participantes. “Muitas das soluções apresentadas têm potencial para serem aplicadas no Brasil, com as adaptações necessárias à nossa realidade”, afirmou Camila.

O Kiuda é uma realização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em colaboração com o Korea Research Institute of Human Settlements (KRIHS). Participaram representantes de instituições públicas brasileiras que têm programas de colaboração com o Banco. Além da secretária Camila Scucato, o Paraná foi representado, também, pelo analista de Desenvolvimento Municipal do Serviço Social Autônomo Paranacidade, Geraldo Luiz Farias. O Amazonas foi outro Estado que enviou representante, além das prefeituras de Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, São Luís do Maranhão, Linhares (ES) e Contagem (MG).

No evento, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Secid e suas vinculadas Cohapar, Agência Metropolitana do Paraná (Amep) e Paranacidade, voltadas para a habitação e o desenvolvimento urbano, além do trabalho da Diretoria de Edificações da Secid na execução de obras para a estrutura do Governo do Estado.

Leia Também:  Sanepar apoia empresa na instalação de estação de tratamento na Província Del Chaco

O programa Casa Fácil Paraná, da Cohapar, é um exemplo de sucesso do Governo do Paraná no setor habitacional. Considerado o maior programa estadual de habitação do Brasil, já atendeu 90 mil famílias com investimento superior a R$ 1 Bilhão em quatro anos.

O conjunto de ações desenvolvidas diretamente pela Secid, em parceria com os municípios, também foram destaque. “Atualmente, o programa Asfalto Novo, Vida Nova é o maior do País em pavimentação. Já foram investidos mais de R$ 800 milhões, a fundo perdido, em asfalto e iluminação de LED em municípios com até 25 mil habitantes”, ressalta a secretária.

Geraldo Luiz Farias, que fez a última apresentação, considera que maior desenvolvimento requer velocidade na oferta de novas oportunidades que gerem melhorias na qualidade de vida. “Do outro lado do mundo a preocupação também é com as pessoas. A visão é a do planejamento e da regeneração dos espaços, não só para os atuais habitantes, mas para os que virão”, contou.

“O objetivo é preparar os novos modos de viver para proporcionar a convivência com equidade, inteligência e sustentabilidade. Os exemplos que conhecemos reforçam a ideia de planejar e fazer mais rápido, oferecer respostas mais rápidas e com oportunidades de rever, repensar, ajustar e melhorar. Sempre na busca da cidade para todos”, diz.

Para a secretária Camila, as diferenças observadas na Coreia abrem percepções para novas possibilidades. “Foi uma experiência muito rica, tanto profissional quanto cultural”, afirma. 

Leia Também:  Governador Ratinho Junior recebe a medalha da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais

VISITA – A Semana de atividades foi concluída com uma visita à cidade planejada de Sejong, que possui setores destinados ao comércio, à administração pública e moradias, entre outros. A programação incluiu apresentação, pelas equipes participantes, de propostas que podem resultar na ampliação da cooperação entre os países em desenvolvimento urbano, habitação e outras áreas.

TECNOLOGIA – Segundo Camila Scucato, a tecnologia tem forte presença em ações já implantadas em Seul. Ela cita, por exemplo, o sistema usado para melhorar o desempenho do transporte público. “Há o registro de informações, continuamente, sobre como as linhas de metrô ou de ônibus estão operando. É detectado onde há filas maiores ou superlotação. Então, são enviados mais ônibus ou vagões para atender aquela necessidade”, conta. Hoje, em Seul, acrescenta a secretária, 60% da população faz uso do transporte público e, mesmo assim, há congestionamentos devido ao grande número de automóveis em circulação.

HABITAÇÃO – Entre as visitas técnicas realizadas, o grupo participante esteve na empresa governamental LH. A unidade é responsável pela gestão dos aluguéis para habitação. “Trata-se de um sistema que lembra o conceito do aluguel social que temos no Brasil”, conta a secretária.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Teatro Guaíra recebe "Valencianas", com Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Após chuvas, duplicação da rodovia de acesso a Campo Mourão atinge 34%

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA