NOVA AURORA

PARANÁ

Vestibular Unespar 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 22 de setembro

Publicado em

Encerra no dia 22 de setembro o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Vestibular Unespar 2025. Podem se candidatar: inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); doador de sangue ou de medula óssea e servidor da Unespar que não concluiu curso superior.

Para participar, basta se inscrever no Vestibular, responder o questionário socioeducacional e preencher a ficha de solicitação de isenção, disponível no Menu do Candidato. Em seguida, é necessário seguir as orientações específicas, disponíveis no edital, para cada categoria. A homologação do resultado dos pedidos de isenção será divulgada no dia 4 de outubro.

As inscrições para o Vestibular seguem até o dia 14 de outubro. Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 1.700 vagas, para as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí, Loanda e União da Vitória, para ingresso em 2025. As inscrições acontecem de forma online, por meio do site vestibular.unespar.edu.br e sob o pagamento da taxa, no valor de R$ 50, para aqueles não contemplados com a isenção. A prova será aplicada no dia 8 de dezembro, de forma presencial.

As provas acontecerão nas mesmas cidades em que a Unespar têm campus, desta forma, o candidato poderá optar por realizá-la na localização que preferir, não importando se neste campus tem o curso escolhido na inscrição. Neste ano, as provas serão divididas em dois grupos:

Leia Também:  Fevereiro começa com 22,3 mil vagas de emprego nas Agências do Trabalhador

Grupo I – Prova de Redação e Prova Objetiva de Múltipla Escolha;

Grupo II – Prova de Redação.

Cada curso da Unespar optou por qual grupo de prova seus futuros estudantes deverão resolver, portanto ao escolher prestar o Vestibular para qualquer um dos cursos disponíveis é necessário verificar qual modalidade de prova deverá fazer. Para conferir informações acerca dos conteúdos programáticos da prova, acesse o Manual do Candidato e da Candidata.

A Unespar reserva 50% das vagas para políticas de ações afirmativas. A homologação das inscrições será publicada em edital específico, no dia 6 de setembro. Os locais de realização das provas e o ensalamento serão divulgados a partir do dia 28 de setembro, no mesmo site.

THE – Alguns cursos da área das Artes, da Unespar, campi Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, necessitam de Teste de Habilidades Específicas (THE). São eles:

Curitiba I/Embap:  Superior em Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música;

Leia Também:  UEL e UEPG promovem feiras de profissões para alunos de ensino médio nesta semana

Curitiba II/FAP: Artes Cênicas e Música Popular.

Para esses cursos, as provas objetivas e de redação têm caráter classificatório, e o THE conta como uma 2ª fase do processo seletivo. A convocação de candidatos/as aprovados/as para o THE será divulgada no dia 14 de dezembro. As provas serão aplicadas entre os dias 17 e 18 de dezembro, conforme cronograma disponibilizado no edital. Para mais informações, acesse o Manual do THE.

ATENDIMENTO ESPECIAL – A Unespar disponibiliza atendimento especial durante a prova do Vestibular, para pessoas com necessidades especiais. Para solicitar, o candidato deverá especificar, na ficha de inscrição, sua particularidade, para justificar o pedido e os recursos diferenciados. Nesta modalidade também se encaixam lactantes, que devem seguir as orientações do edital, para poderem amamentar durante a prova do Vestibular

A Unespar disponibilizará em seus campi, um computador para que os candidatos que não possuem acesso à internet façam consultas relativas ao Vestibular 2024, para isso, basta informar-se no campus.

O resultado do Vestibular 2024 da Unespar, será divulgado no dia 10 de janeiro de 2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Censo: Paraná registra 2º maior crescimento do Brasil em matrículas para ensino integral

Published

on

By

A rede estadual de ensino do Paraná registrou o segundo maior crescimento do Brasil no número de matrículas para ensino integral, de acordo com o Censo Escolar de 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (9). Com 33.027 a mais do que em 2023, a rede estadual paranaense chegou a 98.297 inscrições em vagas integrais.

O índice só é inferior ao registrado pela rede estadual do Pará, que teve um crescimento de 35.480 matrículas nesta modalidade. Na sequência estão Bahia (32.757), Ceará (20.937) e Pernambuco (18.289). Em todo Brasil, foram 207.620 novas matrículas em escolas estaduais integrais.

Proporcionalmente, o número de matrículas no Paraná cresceu 50,6% entre 2023 e 2024, mais do que cinco vezes acima do crescimento médio das redes estaduais de todo o Brasil, que foi de 8,91%.

A proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública paranaense também avançou consideravelmente no período. Nos anos finais do ensino fundamental público, a proporção de alunos de ensino integral aumentou de 8,4% para 12,5%. No ensino médio público, a proporção de alunos na educação integral em relação ao total cresceu de 6,9% para 10%.

O crescimento é resultado do Programa Paraná Integral, que fez saltar o número de escolas com ensino integral no Estado de 253 em 2023 para os atuais 412 colégios. Essa expansão tem significado um impacto positivo no aprendizado dos estudantes, com notas do Ideb superiores à média. Considerando apenas as escolas integrais, o Paraná atingiu a nota de 5,2 para as escolas do Ensino Médio, frente a uma média brasileira de 4,7, e de 5,5 no Ensino Fundamental, diante da média brasileira de 5,4.

Leia Também:  MON promove visita mediada gratuita à exposição "Serguei Eisenstein e o Mundo"

MATRÍCULAS EM ALTA – O Censo Escolar apontou ainda que a rede estadual de ensino paranaense teve 912.166 matrículas em 2024. É o terceiro maior contingente de todo o Brasil, atrás apenas de São Paulo (3.584.373) e Minas Gerais (1.609.076). Mesmo tendo populações maiores que a do Paraná, Rio de Janeiro e Bahia têm menos alunos matriculados nas suas redes estaduais de ensino, com 666.232 e 686.140, respectivamente.

Ao todo, a rede estadual de ensino do Paraná chegou a 349.256 alunos matriculados no ensino médio e 505.294 nos anos finais do ensino fundamental.

Na comparação com 2023, o Paraná foi um dos 11 estados brasileiros que registraram crescimento no número de matrículas nas redes estaduais. Foram 18.509 novas matrículas ao todo, o terceiro maior crescimento do Brasil, atrás apenas de Goiás (75.871) e Pará (23.472). A alta paranaense foi de 2%. Em todo o Brasil, houve queda no número de matrículas nas redes estaduais de 0,1%.

Leia Também:  UEL e UEPG promovem feiras de profissões para alunos de ensino médio nesta semana

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – Os dados do MEC também mostram um avanço nas matrículas do ensino profissionalizante no Paraná. O número de alunos matriculados neste modelo na rede estadual aumentou de 82.860 em 2023 para 106.832 em 2024, um crescimento de 23.972 novas matrículas, que representa uma alta de 28%.

Os números fazem do Paraná o quarto estado com maior proporção de matrículas de programas profissionais em relação ao total de matriculados no ensino médio. Ao todo, 28,5% dos alunos de ensino médio da rede pública estão em escolar técnicas. A proporção é quase o dobro da média brasileira, que é de 15,4%.

Para 2025, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR) firmaram uma parceria que trouxe um novo aumento expressivo na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Serão disponibilizadas 5.950 vagas, um crescimento de 138% em relação às 2.500 vagas ofertadas em 2024.

Os cursos abrangem áreas como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia. Eles têm duração de três anos e são integrados à carga horária regular do ensino médio. Além disso, os estudantes contam com transporte e alimentação durante as aulas práticas. A matrícula para os interessados deve ser feita até 13 de janeiro, nas escolas participantes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA