PARANÁ
140 anos do Guaíra: governador anuncia maior investimento da história do teatro
Publicado em
12 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
O Teatro Guaíra celebra 140 anos neste mês de setembro com um grande presente. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (12) o repasse de R$ 50 milhões para uma série de melhorias no espaço, o maior investimento da história do teatro. Fundado em 1884 como Theatro São Theodoro, e desde 1954 na atual sede, o Guaíra se consolidou como um dos principais espaços culturais do Brasil e da América Latina.
“É o maior investimento da história do Teatro Guaíra desde a sua construção, para fazer desse espaço o ativo cultural mais moderno e tecnológico do Brasil, com uma revitalização total”, afirmou Ratinho Junior. “Será feita uma revitalização estrutural, investimentos para modernização dos equipamentos, com aquilo que tem mais moderno nos grandes teatros do mundo. Tudo isso para fortalecer a cultura paranaense, dando garantia para o Teatro Guaíra continue cada vez mais relevante pelos próximos 50 anos”.
O investimento contempla a reforma, revitalização, adequação e modernização da estrutura do Teatro Guaíra para receber com excelência espetáculos artísticos e culturais, que vão desde peças teatrais e concertos musicais até apresentações de ópera e balé. Somente em 2023, os espetáculos apresentados nos palcos do Guaíra receberam 378 mil espectadores e a expectativa, para este ano, é atingir um público de 500 mil pessoas.
Outra novidade será a criação de uma espécie de museu audiovisual para abrir o Guaíra a visitas guiadas permanentes. “Além das apresentações de teatro, música e dança, a ideia é fazer também um teatro-museu, abrir as portas do Guaíra para que a população de Curitiba, do Paraná e os visitantes que vêm de fora também possam conhecer sua história e bastidores”, salientou o governador.
Também está prevista a aquisição de novos equipamentos cenotécnicos e de instrumentos musicais para a Orquestra Sinfônica do Paraná, um dos quatro corpos artísticos permanentes da casa, ao lado do Balé Teatro Guaíra, da Escola de Dança Teatro Guaíra e da G2 Companhia de Dança.
“A materialização desse investimento simboliza a sensibilidade que o governo tem com a área cultural e a valorização das pessoas que atuam aqui, fazem esse teatro pulsar e que são a alma do Teatro Guaíra”, salientou a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É um investimento necessário, principalmente nas áreas que não aparecem ao público, mas que são utilizadas pelas pessoas que trabalham aqui”.
A previsão é de que as obras iniciem no primeiro semestre do ano que vem. “Essa revitalização vai tornar o teatro cada vez mais técnico e atuante dentro da cena dos grandes teatros do País e do mundo”, afirmou o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro. “A reforma vai abranger toda a parte de bastidores, os estúdios de danças e os espaços dos músicos e bailarinos, que serão totalmente readequados”.
“Além disso, vamos criar espaços dentro do Teatro Guaíra para visitações do público, sem interferir na programação e no dia a dia da casa, para que todos possam aproveitar muito mais esse maravilhoso complexo cultural”, destacou Cavalheiro. “Estamos criando um caminho onde as pessoas vão poder se conectar com os bastidores, ver como funciona esse outro lado da cena, que desperta muita curiosidade do público”.
COMPLEXO ARQUITETÔNICO – Projetado pelo arquiteto Rubens Meister, o Teatro Guaíra começou a ser construído em 1951 como parte da celebração do Centenário da Emancipação Política do Paraná. O primeiro espaço foi inaugurado em 1954, o Pequeno Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha.
Programado para ser finalizado em 1971, o Grande Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, foi inaugurado em 1974, depois de um incêndio de grandes proporções atingir a estrutura quatro anos antes. Por fim, o Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, o terceiro espaço que compõem o complexo, abriu para o público em 1975.
O edifício, que é um marco da arquitetura modernista em Curitiba, foi tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado do Paraná em 2003. É um dos maiores complexos culturais da América Latina, com 16,9 mil metros quadrados e capacidade para 2,8 mil pessoas. O Centro Cultural Teatro Guaíra conta ainda com um quarto espaço, o Teatro José Maria Santos, localizado no bairro São Francisco e também tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado.
REFORMA – Referência no Brasil e na América Latina por sua qualidade técnica e acústica, o Guaíra passará por uma grande reforma para melhorar ainda mais as performances no palco e a experiência do público, atendendo toda a parte interna do edifício.
Estão previstas a readequação de layouts internos, dos estúdios de dança e salas de ensaio, criação de vestiário para músicos da orquestra, reforma de banheiros, substituição das instalações elétricas, da iluminação interna e da fachada externa e do sistema de ar-condicionado nos estúdios e salas de trabalho.
Também haverá readequação do elevador e melhoras na acessibilidade das plateias dos três auditórios, dos camarins e do acesso entre a plateia e o palco. Outro projeto diz respeito à acústica, com o fechamento dos vãos entre os auditórios, além da instalação de isolamento e portas acústicas. Serão construídos, ainda, novos depósitos para equipamentos e instrumentos musicais e uma passarela no fundo do palco do Guairão, que também vai ganhar elevador de carga além da padronização dos quadros de energia.
Os recursos contemplam, ainda, a contratação de serviços de consultoria técnica para a elaboração dos elementos técnicos necessários para a aquisição de uma nova concha acústica profissional para a Orquestra Sinfônica e para a melhoria do isolamento acústico entre os auditórios Guairão e Guairinha.
Também será contratado o projeto executivo cenotécnico e de arquitetura cênica para os três auditórios, que inclui a instalação de novas varas de iluminação automatizadas, instalação de sistema de sonorização, infraestrutura para passagem de cabeamentos, vestimentas cênicas e acessórios de palco.
Outra novidade é a adequação da arquitetura cênica do Edifício Andrade Muricy, construção quase centenária localizada no Centro de Curitiba que pode ser a nova sede da Escola de Dança Teatro Guaíra. Com 100 alunos fazendo aulas de dança gratuitas, a escola é o corpo artístico mais antigo CCTG, com 68 anos de história.

NOVOS INSTRUMENTOS – Prestes a completar 40 anos de existência, a Orquestra Sinfônica do Paraná, que é a maior e mais antiga do Estado, vai ganhar novos instrumentos musicais. Serão adquiridos um piano Steinway, cravo, harpa, celesta, contrabaixos, órgão e trompete, além mobiliários como estantes, pódio e cadeiras, entre outros equipamentos de iluminação, áudio e vídeo.
“A orquestra vai completar 40 anos no ano que vem e os instrumentos que a compõem precisam de uma manutenção constante. A vida útil de um piano de concerto, por exemplo, são três anos segundo a fábrica, e o nosso tem a idade da orquestra”, contou o regente da Orquestra Sinfônica do Paraná, o maestro Roberto Tibiriçá. “Está na hora de uma renovação e da manutenção desses instrumentos, que são caros. E só com vontade política podemos ter essa verba significativa”.
A melhoria da infraestrutura do teatro também vai interferir na qualidade técnica das apresentações, ressaltou o maestro. “Serão feitas novas salas para os músicos e a cereja do bolo, que é a concha acústica. O teatro é aberto e os sons vão para cima e para os lados, então vamos fechar o palco e a acústica ficará extremamente melhor. O nosso objetivo é consolidar o Guaíra como um dos melhores teatros da América do Sul”, afirmou.
SÉRIE DE REPORTAGENS – A história do Teatro Guaíra será destaque da série de reportagens “Guaíra 140”, produzida pela Agência Estadual de Notícias (AEN). As reportagens serão publicadas a partir desta segunda-feira (16) e seguem até a sexta-feira (20), no site da AEN. A série aborda desde os primórdios do teatro, construído em 1884 no terreno onde fica hoje a Biblioteca Pública do Paraná, os espetáculos marcantes e todo o movimento que tornou o Teatro Guaíra referência em cultura e produção artística.
E nesta sexta-feira (13), as portas do Teatro Guaíra se abrem ao público, que terão a oportunidade de conhecer os bastidores através de uma visita encenada à casa de espetáculos. A experiência “Guaíra do Avesso” faz parte das celebrações de 140 anos, sendo conduzida pelos técnicos do teatro e com a participação dos quatro corpos artísticos.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara; do Planejamento, Guto Silva; e da Comunicação, Cleber Mata; o diretor-presidente do Palco Paraná, Danilo Peres Buss; o diretor Artísitico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes; o diretor de Operações do BRDE no Paraná, Renê Garcia Junior; a diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Larissa Pansera; o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni; artistas e funcionários.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse
Published
6 horas agoon
14 de abril de 2025By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.
Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.
“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.
A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata.
“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.
As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.
Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.
Fonte: Governo PR

TJPR publica a 23ª edição do Informativo de Jurisprudência da Infância e Juventude

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