NOVA AURORA

PARANÁ

Anteprojeto da duplicação entre Arapongas e Sabáudia terá investimento de R$ 872 mil

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação para contratar a elaboração de anteprojeto de duplicação da PR-218 entre Arapongas e Sabáudia, na região Norte.

O Consórcio Conspel/Fixx – formado pelas empresas Conspel-Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda. e Fixx Engenharia Ltda. –, foi declarado vencedor após etapa de recursos administrativos, tendo apresentado propostas técnica e de preço e a documentação adequadas ao exigido em edital e obtido a maior nota final, de 90,83. O valor proposto foi de R$ 872.665,89.

Agora o resultado segue para homologação pelo próprio DER/PR, que também deve ser publicada em diário oficial e nos portais de compras públicas do governo federal e do Governo do Paraná.

Um anteprojeto de engenharia contempla estudos, desenhos, memoriais e relatórios que servirão de subsídio para elaborar o projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra, ou mesmo para uma contratação integrada, em que uma empresa ou consórcio fica encarregado pelos projetos e pela execução da obra, em um único contrato.

Leia Também:  2º Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná é inaugurado em Manoel Ribas

RODOVIA – Neste caso, o anteprojeto vai abordar o trecho da PR-218 iniciando final da pista dupla em Arapongas, no km 237,22, e seguindo até o km 247,72, no perímetro urbano de Sabáudia, em uma extensão de 10,4 quilômetros. O prazo contratual será de 12 meses.

Além de propor soluções para duplicação da pista, o anteprojeto vai estudar também a implantação de dois viadutos no trecho, um no acesso à localidade de Campinho, em Arapongas, e outro no acesso ao Parque Industrial de Sabáudia, além de cinco acessos em nível e vias marginais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  PCPR apreende 550 quilos de maconha e recupera veículo em Santa Cruz do Monte Castelo

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA