NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, 8º Simpósio do Turismo Religioso está com inscrições abertas

Publicado em

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, estão abertas as inscrições para o 8° Simpósio de Turismo Religioso, que acontece no dia 21 de setembro. O encontro, que vai debater questões relacionadas ao segmento turístico dentro do Estado, acontece no Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, município do Norte Pioneiro.

Organizado pela Rota do Rosário, o evento busca fortalecer a relação entre os santuários, empresários, proprietários ou administradores de atrativos turísticos, instâncias de governança, gestores públicos e outros profissionais da área. Também vai debater sobre os atrativos paranaenses ligados à fé e à religiosidade, com exemplos práticos e apresentação de outros potenciais dentro do segmento.

“O segmento religioso envolve muitas pessoas e aquece a economia de diversas regiões do Estado, pois temos uma abundância de santuários, museus, eventos e atividades relacionadas à fé”, disse Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná.

“Nós, enquanto Estado, estamos com os olhos voltados para esse segmento, que, além da importância religiosa, também movimenta a cadeia produtiva do turismo, com geração de empregos, renda e fomentando o setor como um todo”, completou Nunes.

Leia Também:  Após antecipar mudança, PCPR já emitiu 130 mil Carteiras de Identidade Nacional

O simpósio também conta com apoio do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná, Sebrae, Fecomércio e das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), Associação Turística do Norte Pioneiro e Adetur Campos Gerais. As inscrições ficam abertas até o dia 19. Para mais informações clique AQUI.

Para o coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, o encontro ajuda a consolidar o Estado como referência no segmento. “Esse evento é importante, pois vai unir os diferentes agentes, públicos e privados que trabalham com o turismo religioso em seus municípios. O 8º Simpósio é muito significativo ao Estado, pois acarreta na troca de experiências sobre esse segmento que tem gerado muito emprego, renda e oportunidades aos paranaenses.”, disse.

PALCO DO EVENTO – O Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde é um dos mais tradicionais da Diocese de Jacarezinho, fazendo parte da lista de atrativos oficiais da Rota do Rosário. O local é muito buscado durante a popular “Festa de Agosto”, uma homenagem à figura que dá nome ao santuário. Graças ao grande fluxo de turistas que chegam ao município por conta da festa, há toda uma estrutura no templo e seu entorno que, em dias de grande movimento, chega a receber mais de 150 mil pessoas.

Leia Também:  Sanepar é a 2ª marca mais reconhecida no setor de saneamento no País e 1ª do Sul

ROTA DO ROSÁRIO – Lançada em 2008 pelo bispo emérito D. Fernando José Penteado, párocos, reitores e leigos das comunidades, a Rota do Rosário é um projeto que tem por finalidade a criação de um roteiro de santuários e atrativos turísticos ligados à religiosidade, divulgando os patrimônios culturais e históricos como museus, festas, celebrações, shows, eventos religiosos, entre outros.

Ao todo, a rota percorre 12 municípios, passando pelas regiões do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais, com 15 santuários classificados como paradas oficiais do trajeto. Os templos estão localizados nos municípios de Jacarezinho, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Andirá, Bandeirantes, Ribeirão do Pinhal, Ibaiti, Tomazina, Siqueira Campos, Joaquim Távora, Arapoti, Jaguariaíva e Piraí do Sul.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  PCPR na Comunidade levará serviços de polícia judiciária à Maringá a partir de quarta

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Balé Teatro Guaíra leva "Contraponto" a mais de 4 mil espectadores em turnê

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA