NOVA AURORA

PARANÁ

AMEP promove seminário sobre planejamento metropolitano da região de Curitiba

Publicado em

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) realiza nesta quarta-feira (11), a partir das 14 horas, o Seminário Metropolitano de Planejamento – síntese e convergência dos diagnósticos. O encontro vai tratar do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba. Serão apresentados os resultados referentes ao macrozoneamento atual e síntese das convergência e divergências territoriais da região. O evento contará com a apresentação dos trabalhos técnicos e uma mesa temática com a participação de especialistas no assunto.

Nesta mesa temática, a discussão deverá abranger as convergências e divergências destacando principalmente as diretrizes de uso do solo, planejamento territorial e o macrozoneamento da RMC. Serão discutidos os cenários futuros para o desenvolvimento da região. São convidados da Amep para esta mesa temática:

Rosa Moura – geógrafa pela USP e doutora em Geografia pela UFPR; pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo Curitiba; Colaboradora sênior do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA; Rafael Kalinoski – professor no Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba e na Escola de Administração Pública da Prefeitura de Curitiba; Clóvis Ultramari,  arquiteto e urbanista, professor permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, da PUCPR e ao Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná; Paulo Nascimento Neto – arquiteto e urbanista, consultor do Consórcio PDUI-RMC Sustentável; Gustavo Taniguchi – engenheiro civil, coordenador-geral do Plano pelo Consórcio PDUI-RMC Sustentável

Leia Também:  Governador destaca protagonismo inovador do Paraná no Smart City 2024

A mediação será de Millena Ribeiro dos Reis, arquiteta e urbanista pela Unicuritiba, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Planejamento Metropolitano da Amep; Raul de Oliveira Gradovski, arquiteto e urbanista pela Unicuritiba, especialista Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público – RS.

O evento será no Auditório Blockchain da Celepar – Rua Mateus Leme, 1561, em Curitiba.

Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição no site da Escola de Gestão do Paraná, selecionando o evento desejado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Festival Paradesportivo movimenta municípios com mais de 550 participantes

Published

on

By

Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do Sul (11/04) – mobilizando mais de 550 participantes, de 26 municípios, em oficinas e vivências esportivas. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com apoio das prefeituras, e foi criada em 2024 com o foco de ampliar a visibilidade do paradesporto, proporcionando experiências com diferentes modalidades adaptadas para crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência.

As ações envolvem estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino, entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência, profissionais de Educação Física e a comunidade em geral.

Em Paranavaí (Noroeste), o evento reuniu cerca de 256 participantes de 16 municípios da região, que tiveram vivências em modalidades como atletismo, golf-7 e futsal. Já em Cascavel (Oeste), participaram 126 pessoas de quatro municípios nas atividades de atletismo, badminton e basquete. Em Laranjeiras do Sul (Centro-Sul), o festival contou com 174 participantes vindos de seis cidades, experimentando o atletismo, golf-7 e bocha paralímpica.

Leia Também:  Em 2022, Estado liberou R$ 8,8 milhões em seguro rural e 1,5 mil veículos do Trator Solidário

“São oficinas lúdicas, brincadeiras e esporte adaptado para crianças e adolescentes de todas as idades. O objetivo é mostrar que o esporte pode ser uma porta de saída para a pessoa com deficiência, dando visibilidade às suas habilidades. E como ninguém está livre de uma deficiência, a inclusão deve ser para todos”, destaca Renato Vieira Junior, coordenador do Paradesporto da SEES.

PARADESPORTO NA ESCOLA – Paralelamente ao festival, o projeto Paradesporto na Escola também esteve presente nas três cidades. A ação promove palestras e rodas de conversa em instituições de ensino públicas e privadas, abordando temas como inclusão, diversidade, convivência e oportunidades esportivas para pessoas com deficiência.

Em Paranavaí, o projeto impactou 150 acadêmicos de Educação Física e 370 alunos de três colégios estaduais. Cascavel contou com 310 alunos de dois colégios estaduais e 140 acadêmicos. Já em Laranjeiras do Sul, foram atendidos 65 alunos de um colégio estadual e 110 estudantes de um colégio municipal.

Leia Também:  Dia Nacional do Voluntariado: conheça os paranaenses que fazem a diferença

PRÓXIMAS EDIÇÕES – O Festival Paradesportivo das Regionais está com datas confirmadas para 2025. Ao todo, serão realizadas mais 12 edições em diferentes regiões do Estado, sempre acompanhadas das atividades do Paradesporto na Escola.

Confira a programação:

26 a 27/05 – Umuarama

02 a 03/06 – Cianorte

01 a 02/07 – Foz do Iguaçu

29 a 30/07 – Litoral

04 a 05/08 – Curitiba

19 a 20/08 – Pato Branco

02 a 03/09 – Cornélio Procópio

10 a 11/09 – Ponta Grossa

16 a 17/09 – Campo Mourão

02 a 03/10 – Ivaiporã

07 a 08/10 – Londrina

15/11 – Intercentros (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA