NOVA AURORA

POLÍCIA

Solenidade militar na capital paranaense marca passagem de comando do 12º Batalhão de Polícia Militar

Publicado em

Nesta terça-feira (3), uma solenidade militar marcou a passagem de comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – Batalhão Coronel João Gualberto. Na ocasião, o Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha passou o comando da unidade para o Tenente-Coronel Álvaro Francisco Tajetti, na presença de autoridades militares e representantes da sociedade civil.

Dentre as autoridades presentes, destacam-se o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer; o Chefe do Estado-Maior da corporação, Coronel Valmor Anderson Pereira e o Diretor-Geral da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, Coronel Veterano Adilson Lucas Prüsse; além de demais autoridades.

O 12º Batalhão de Polícia Militar do Paraná é uma das unidades mais antigas da corporação, originado da reestruturação do Batalhão de Guardas, que por sua vez derivou do 1º Batalhão de Infantaria, criado em 1900. A unidade foi oficialmente denominada como 12º Batalhão de Polícia Militar em 1977. Recebeu a denominação de “Batalhão Coronel João Gualberto,” em homenagem à bravura do militar que comandou as tropas paranaenses durante a Batalha do Irani (1912), início da Guerra do Contestado. Sua coragem e sacrifício o tornaram uma figura histórica reverenciada através da denominação da unidade.

Leia Também:  PCPR realiza palestra sobre planejamento operacional com militar polonês

Sendo uma das unidades subordinadas ao 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), o 12º BPM é responsável pelas ações de policiamento ostensivo e manutenção da ordem pública a partir da região central de Curitiba, tendo sua sede administrativa e operacional no bairro Santa Quitéria. O policiamento dos bairros sob responsabilidade do 12º BPM está dividido em cinco companhias, abrangendo 28 bairros da capital paranaense, dentre eles a região central de Curitiba, os bairros São Francisco, Campo Comprido, Santa Felicidade, Rebouças, Água Verde, dentre outros.

O comandante sucessor, Tenente-Coronel Álvaro Francisco Tajetti, estava anteriormente classificado no 10º Batalhão de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento ostensivo na cidade de Apucarana, município localizado na região centro-norte do Paraná. Já o comandante sucedido, Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha, passará a desempenhar suas funções no comando do 3º Comando Regional de Polícia Militar, unidade de gestão responsável por oito unidades operacionais e 116 municípios da região noroeste do Paraná.

Em sua fala, o comandante sucedido, Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha, dirigiu-se ao efetivo presente, ressaltando o profissionalismo e a competência dos integrantes do 12º BPM. “Com vocês aprendi muito, meu muito obrigado pela lealdade ao seu comandante, pela dedicação ao cumprimento da missão, pela entrega em prol da segurança do cidadão”, finalizou o Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha.

Leia Também:  PCPR prende professor por abuso sexual contra alunas em Campo Largo

O Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, aproveitou a ocasião para mencionar seu apreço e história pessoal com o 12º BPM. “É uma grata satisfação estar aqui hoje, na passagem de comando do 12º Batalhão, unidade que servi por sete anos, como Tenente e também como Capitão, unidade que a gente tem um grande carinho e admiração”, ressaltou o Coronel Jefferson Silva. Ele aproveitou para se dirigir ao comandante sucedido, salientando suas características pessoais e da gestão que desenvolveu na unidade. “Tenha a certeza absoluta que o sucesso acompanhou a sua missão, com bastante brilhantismo, companheirismo, que é uma de suas características. Você expressou o comprometimento que tem em todas as atividades que exerce na PMPR”, finalizou o Comandante-Geral.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR incinera 10 toneladas de drogas em Cascavel

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem homem após atropelar mulher e criança em Marilena

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA