NOVA AURORA

PARANÁ

Nova iluminação da BR-277 em Foz do Iguaçu e cidades vizinhas será entregue em setembro

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está finalizando a obra de implantação de nova iluminação pública na BR-277, no perímetro urbano de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, na região Oeste.

Os serviços devem ser finalizados nos próximos dias, com prazo final para setembro, e foram custeados pela Itaipu Binacional, por meio de parceria com o Governo do Paraná, em um total de R$ 9.748.546,72.

Em São Miguel do Iguaçu, do km 687 ao km 691, e em Santa Terezinha de Itaipu, do km 707 ao km 712, foram instalados todos os postes, circuitos e os cabos de fiação elétrica, com a nova iluminação da rodovia federal já em pleno funcionamento.

Em Foz do Iguaçu, do km 719 ao km 730, estão em instalação os últimos dois circuitos elétricos e o seu cabeamento. Para concluir os trabalhos no município ainda serão instalados dois postes novos e oito postes para substituir os que foram danificados em acidentes automobilísticos.

Leia Também:  Cinco pontes nos Campos Gerais e Centro-Sul vão passar por reforma de R$ 1,3 milhão

Ao todo, nestes trechos que somam 20 quilômetros, são 50 circuitos elétricos e cerca de 700 postes metálicos dos tipos simples, duplos e simples fixados em barreira de concreto New Jersey, nos locais onde não há canteiro separando as pistas.

Os postes utilizam luminárias LED de 250 W, sendo conectados por cabos que passam em 1.500 metros de travessia subterrânea e mais de 150 caixas de passagem, concretadas para garantir segurança do material e equipamentos.

As prefeituras dos três municípios ficam encarregadas da manutenção desta nova iluminação até o início do Lote 6 da nova concessão federal, quando a responsabilidade deve passar para a concessionária que administrar o trecho.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Vestibular 2024 da Unioeste oferta vagas do novo curso de Psicologia em Toledo

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Governo do Paraná lança edital de estudo para implantar novas rodovias no Litoral

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA