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Startup apoiada pelo Estado usa tecnologia para impactar vida nas periferias

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Com uma proposta de usar a tecnologia para impactar a vida de moradores da periferia, a Corre.Social, startup de Londrina, desenvolveu uma plataforma que permite essas pessoas terem maior visibilidade no meio digital ao divulgarem produtos, projetos e serviços dentro das suas localidades. O projeto é apoiado pelo Paraná Anjo Inovador, programa desenvolvido pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), que destina até R$ 250 mil para o desenvolvimento de soluções inovadoras no Estado.

A plataforma funciona como uma lista telefônica moderna, em que é possível fazer publicações para oferecer produtos e serviços, buscar por profissionais para um trabalho específico, divulgar eventos culturais e até mesmo iniciativas sociais. O cadastro no aplicativo é gratuito, e as publicações feitas nele são distribuídas conforme a localização dos usuários. Existe também a possibilidade de pagar uma assinatura mensal para que as publicações tenham um maior alcance e cheguem a pessoas de outros bairros.

A ideia surgiu em 2021, quando os amigos João Carrilho, Ricardo Rafalski e Pedro Barbini decidiram juntar seus conhecimentos nas áreas de tecnologia, cultura e ciências sociais, tendo como norte criar uma solução que levasse informação de qualidade para pessoas em vulnerabilidade social.

“Queríamos construir uma nova tecnologia social que conecta pessoas das favelas a um futuro melhor, visto a dificuldade de deslocamento e de ter visibilidade nas vias digitais. Então criamos uma plataforma que conecta pessoas, empresas e governos organicamente no digital”, afirma Carrilho, diretor de impacto da startup.

Na prática, ao entrar no aplicativo da Corre.Social, a pessoa cria um perfil como acontece em outras redes sociais. Depois ela consegue fazer publicações divididas em três áreas de atuação: Renda, destinada a anúncios de serviços, comércio e vagas de emprego; Cultura, onde podem ser publicados eventos voltados a arte e educação, bem como cursos profissionalizantes e palestras; e Impacto, para publicações de iniciativas de auxílio social, pedidos de doação e arrecadação de materiais para causas que necessitem.

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CADASTRO CIDADÃO  Rodando há um ano, o aplicativo conta com mais de 500 downloads na PlayStore e mais de 400 serviços e comércios cadastrados, grande parte provenientes de Londrina. Com o aporte financeiro do programa Paraná Anjo Inovador, a startup iniciou o trabalho de cadastramento gratuito de pessoas em estado de vulnerabilidade, chamado de Cadastro Cidadão, que atualmente chega a 300 moradores das periferias da cidade catalogados.

O Cadastro Cidadão consiste em um mapeamento digital, no qual a equipe da Corre.Social e pessoas de lideranças locais das periferias coletam diversas informações, como escolaridade, experiências profissionais, interesses culturais e indicadores socioeconômicos. Esses dados são oferecidos para instituições governamentais como prefeituras e secretarias de governo e podem servir para criar políticas públicas e acompanhar a evolução desses indicadores, uma vez que a ideia é que esses dados sejam atualizados frequentemente.

Carrilho explica que o apoio do Governo do Estado foi essencial para alavancar o trabalho da startup e continuar o desenvolvimento da plataforma e a validação no mercado. “Foi muito importante receber esse reconhecimento e visibilidade porque mostra que mais pessoas do mundo da tecnologia e inovação veem no potencial do negócio e acreditam que ela é o futuro do digital brasileiro.”

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Outra linha de atuação da startup é com empresas, que podem pagar para usar o aplicativo para divulgar vagas de empregos, além de ter acesso a base de dados dos moradores cadastrados para encontrar candidatos qualificados para preencher vagas de emprego.

A Corre.Social se descreve como um negócio social com fins lucrativos, ou seja, não são direcionados apenas ao lucro. Os valores recebidos pelas assinaturas e pela venda da base de dados para empresas e instituições governamentais é usado para bancar os custos da operação da startup e o lucro é revertido para projetos sociais de geração de renda, educação e direitos humanos.

Como próximos passos, a startup pretende usar o Cadastro Cidadão para oferecer os serviços de mapeamento e as utilidades da plataforma para governos municipais e estaduais e escalar a startup a nível nacional. Outro objetivo é buscar parcerias com empresas e utilizar o sistema ESG (Sustentabilidade ambiental, social e de governança) para trazer benefícios para as próprias empresas e para os cidadãos.

“Queremos buscar essas parcerias para impactar a vida dos moradores em vulnerabilidade mapeados e gerar retorno para elas por meio do fortalecimento de marca e campanhas de marketing”, finaliza Carrilho.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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