NOVA AURORA

PARANÁ

Procon-PR em Números: nova plataforma facilita acesso a dados de atendimento

Publicado em

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), lançou nesta quinta-feira (29) uma nova plataforma em BI (Business Inteligence) para que consumidores, fornecedores, sociedade civil e imprensa possam consultar os dados de atendimento do órgão de uma maneira rápida, simples e fácil de utilizar.

A plataforma, chamada Procon-PR em Números, é uma reformulação realizada em conjunto com a Celepar da ferramenta utilizada anteriormente, passando a permitir novas formas de filtragem de dados como segmentos, empresas, perfil do consumidor, tipo de reclamação e índice de resolutividade, além de dados totais de atendimentos, tramitação e rankings.

“O Governo do Paraná é selo diamante em transparência pública e o Procon-PR vai no mesmo caminho para que tanto as empresas quanto os consumidores saibam como podemos melhorar as relações comerciais e os serviços realizados”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

Leia Também:  Com previsão de 18 milhões de toneladas, agricultores já colheram 90% da safra de soja

“Na Celepar, nosso foco é sempre facilitar a vida do cidadão. Com a nova plataforma Procon-PR em números, desenvolvida pela nossa equipe de BI, entregamos uma ferramenta que coloca informações importantes ao alcance de todos, ajudando as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e reforçando nosso compromisso com a transparência e a eficiência no serviço público”, afirmou Gustavo Barbosa, diretor-presidente da Celepar.

Os dados dos reclamantes, como nomes, CPF ou endereço não aparecem nas consultas, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados. Na nova plataforma estão disponíveis dados a partir de 2 de maio de 2022, porém tanto os dados referentes ao Sindec (Sistema de Acolhimento de Reclamações) de 2012 a 2022 e os relatórios anuais desde 1997 continuam disponíveis para consulta pública.

“Saber se as empresas têm reclamações e como as mesmas são resolvidas é de grande utilidade para os consumidores na tomada de decisões, ou seja, se vão ou não contratar determinado fornecedor”, explicou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR

Leia Também:  Produtores de milho do Paraná têm melhor remuneração em outubro, aponta boletim do Deral

As consultas podem ser realizadas neste link, disponível no site do órgão, e as reclamações podem ser realizadas nos canais de atendimento virtuais e presenciais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Novidade na orla: passarela sobre Rio Matinhos trará mais conforto a pedestres e ciclistas

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Em parceria com a Índia, Governo quer levar supercomputadores para as universidades estaduais

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA