NOVA AURORA

PARANÁ

Com Drica Moraes e Fabio Assunção, peça “Férias” vem ao Teatro Guaíra

Publicado em

“Férias” é o nome da comédia que tem Drica Moraes e Fabio Assunção como o casal protagonista “H” e “M”, que ganham dos filhos um cruzeiro pelo Caribe, para comemorar as bodas de prata. O espetáculo faz única apresentação no próximo dia 7 de setembro (sábado), às 21h15, no Teatro Guaíra, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão).

Encomendada por Drica Moraes ao dramaturgo Jô Bilac, a peça comemora os 40 anos de carreira da atriz e marca sua volta aos palcos após seis anos. “Eu fiz esse chamado ao Jô, queria falar sobre casais contemporâneos, numa comédia com alma e reflexão, que não fosse de humor inconsequente. Ela fala de um homem e uma mulher na faixa dos 50, é sobre sexo e prazer, sobre o tempo, a relação com dinheiro, filhos e o mundo moderno. Tudo com muito humor, ao mesmo tempo que filósofa sobre o valor da vida e do nosso prazer”, revela Drica.

Atuar com Fabio Assunção é sonho antigo dela. “Está sendo um prazer dividir a cena com o Fabio, um ator brilhante e muito tarimbado com quem eu tenho vontade de trabalhar há muito tempo no teatro” enfatiza a atriz.

A peça é dirigida por Enrique Diaz e Débora Lamm. “Drica é uma gigante, uma atriz extraordinária, de muitos recursos. Uma grande parceira que acolhe com afeto. Sinto só coisas boas e aprendo com ela. Já trabalhei com Kike e Débora, eles se complementam, é um encontro feliz de atores que amam o que fazem”, complementa Fabio.

Leia Também:  De olho em emprego novo? Agências do Trabalhador do Paraná têm 18,9 mil vagas

HUMOR E REFLEXÃO – Com 25 anos de casados “H” e “M” seguem sexualmente ativos e pode-se dizer que, com uma certa compulsão sexual. Os filhos, já crescidos, tiveram a ideia de mandar os pais de férias em um cruzeiro. Livres da rotina, fazendo bom uso da “liberdade”, comportam-se como adolescentes, se amam por todo o navio como se não houvesse amanhã, até que, flagrados pelas câmeras de segurança, são gentilmente convidados a se retirar da embarcação, quando ficam, literalmente, a “ver navios”, em uma praia colombiana.

E o que poderia ser o fim da aventura acaba por deixá-los ainda mais animados e encalacrados, obrigados a dividir um apartamento com um casal de mochileiros, que vive com a grana de um canal “caliente” na internet e transam com parceiros pescados em apps de relacionamento. Os gringos descolados, “X “e “Y”, também vividos por Drica e Fabio, aquecem e provocam os “cinquentinhas”, que não querem dar o braço a torcer para a dupla de “millenials” moderninhos, e acabam indo parar na delegacia.

“Hoje mais do que nunca, quando se discute o transumanismo, onde robôs e a inteligência artificial influenciam cada vez mais a vida humana, e a gente está virando meio máquina, um texto que fala de amor é quase um ato de resistência”, filosofa Fabio.

Para ele, a peça cria identidade com o público, que também está diante das transformações do mundo e convida a todos para se divertirem e pensar. “É nessas horas em que temos que nos apegar ao que a gente é em essência, que somos seres que amam e que precisamos de alegria”, cita.

Leia Também:  UENP promove segunda edição do Parque em Movimento com atividades gratuitas no sábado

Para a direção, Drica convidou o ator e diretor Enrique Diaz, amigo de longa data, colega desde os tempos da Companhia dos Atores e seu primeiro namorado, que ao lado da também atriz e diretora Débora Lamm, divide a missão de dar vida ao casal criado por Jô Bilac.

Débora celebra o fato de estar trabalhando com colegas que a influenciaram desde que assistia aos espetáculos da Cia. dos atores, e enfatiza a beleza filosófica do texto que, mais que uma comédia romântica, trata-se de um espetáculo sobre o amor em todas as suas camadas.

“‘Férias’ trata sobre o amor de um casal que comemora suas bodas de prata, fala da cumplicidade e da deliciosa intimidade depois de muito tempo juntos. A peça faz rir enquanto filosofa sobre vida e morte, a idade, as relações. O público se identificará com o casal vivido por esse dois atores queridos, muito expressivos. Será uma alegria para o público estar perto deles ao mesmo tempo que torcem pelo casal da trama”, define a diretora.

SERVIÇO

Apresentação: 7 de setembro (sábado) ás 21h15

Local: Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: 1h30

Classificação: Livre

Especificação do espetáculo: Teatro

Venda de ingressos: Disk Ingressos a partir de R$90,00 (meia-entrada) + taxa adm Ingresso social – doadores de 1kg de alimento não-perecível possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Secretaria Saúde registra 450 novos casos de dengue no Paraná

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  PCPR desarticula associação criminosa especializada em roubos de caminhões, em Umuarama

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA