PARANÁ
Ganhando o Mundo: diretores de diferentes realidades embarcam para o Chile no domingo
Publicado em
21 de agosto de 2024por
Itajuba TadeuAnanias Afonso Carneiro, de 63 anos, dirige o Colégio Estadual São Francisco de Assis, em Tunas do Paraná, uma escola de apenas 106 alunos localizada na zona rural. Com 27 anos de experiência na rede pública, Ananias se vê diante de uma oportunidade inesperada a partir do próximo domingo (24), quando embarcara para o Chile para um programa de intercâmbio patrocinado pelo Governo do Paraná, dentro do Ganhando o Mundo.
“Não imaginava ser selecionado para este programa, especialmente vindo de uma escola pequena. É uma grande honra para mim e para meus alunos, que enfrentam um percurso de até 20 quilômetros todos os dias para chegarem à escola”, conta Ananias. Os resultados educacionais estão surpreendendo. A nota no último Ideb foi de 4,3 no ensino médio, contra 3,7 na avaliação de 2017. No ensino fundamental (anos finais) o salto foi de 4,2 para 5,6 de 2017 a 2023.
Segundo o diretor, uma lição que quer levar na bagagem é a resiliência de seus alunos. Ele espera retornar do Chile com um novo arsenal de conhecimentos que possa transformar a realidade de sua escola e beneficiar sua comunidade escolar.
Já Marcello Monteiro, de 47 anos, diretor do Colégio Estadual Leôncio Corrêa, em Curitiba, vive outra realidade. A instituição atende 1.682 alunos e é considerada de grande porte. A unidade ficou com nota 5 no Ideb no ensino médio e 5,8 no ensino fundamental (anos finais).
Com 23 anos de experiência na rede estadual, ele também foi selecionado para a aventura e vê o programa como um reconhecimento do esforço coletivo de sua equipe. “É uma valorização pelo trabalho desenvolvido. A possibilidade de participar deste programa é um reflexo do esforço de toda a equipe e da formação técnica que recebemos. A responsabilidade como gestores só aumenta, mas também nos motiva a buscar e implementar práticas diferenciadas”, afirma.
Ele acredita que as práticas e o conhecimento adquiridos no Chile fortalecerão a capacidade de sua escola em oferecer uma educação ainda mais efetiva aos alunos. “Essa experiência não só enriquecerá nossa prática pedagógica, mas também nos permitirá voltar com uma visão renovada sobre como podemos fazer a diferença na vida de nossos alunos. É um passo importante para elevarmos ainda mais o padrão da educação em nossa escola e inspirar nossos alunos a alcançar seu pleno potencial”, conclui Marcello.
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O grupo composto pelos dois e mais 98 diretores de todas as regiões do Paraná (Marechal Cândido Rondon, Guarapuava, Rosário do Ivaí, Sulina, Arapoti, Foz do Iguaçu, entre outros), selecionados para a primeira edição do programa Ganhando o Mundo Diretor a partir de um edital específico, embarca para o Chile na próxima semana.
A jornada, na qual participarão de uma formação pedagógica continuada pelo período de duas semanas, visa proporcionar aos participantes uma imersão nas práticas de liderança educacional consideradas referência em âmbito internacional.
O destino não foi escolhido por acaso. Com uma estrutura de políticas públicas e uma proposta de formação continuada exemplar, as escolas do Chile emergem como referência internacional no campo da gestão pedagógica.
O secretário da Educação, Roni Miranda, lembra que o Chile também foi escolhido por ter o melhor desempenho da América Latina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA. “Nossos diretores terão formação ministradas por grandes especialistas em avaliação e acompanhamento de professores, que acontecerá nas próprias instituições de ensino superior”, destaca.
“O impacto desse intercâmbio não se limita apenas aos diretores participantes. A experiência adquirida no Chile tem o potencial de reverberar em toda a comunidade escolar. Ao trazer novas perspectivas e técnicas de gestão pedagógica, os diretores estarão capacitados a implementar mudanças significativas em suas instituições, promovendo um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos”, complementa.
GANHANDO O MUNDO – O Ganhando o Mundo iniciou como um projeto-piloto de intercâmbio internacional para estudantes da rede pública estadual do Paraná. Na primeira edição do programa, em 2022, 100 alunos fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes tiveram uma experiência na Nova Zelândia.
No ano passado, além do Ganhando o Mundo Professor, que mandou docentes para Canadá e Finlândia para cursos profissionais, 40 alunos foram enviados para estudar por um semestre letivo na França. Já neste ano está acontecendo a “edição mil alunos” do programa, com foco nos países de língua inglesa. Quatrocentos alunos foram para o Canadá, 250 para Nova Zelândia, 250 para Austrália, 50 para Inglaterra e 50 para os Estados Unidos.
Já o Ganhando o Mundo 2025 será ainda maior e levará 1.200 alunos da rede estadual de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. A seleção já está definida.
Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para os Estados Unidos. O destino é o estado de Iowa. A escolha do destino se deu justamente pelo fato de o estado figurar como líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais polos agrícolas do mundo).
Fonte: Governo PR
PARANÁ
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Published
30 minutos agoon
18 de abril de 2025By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.
Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.
Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.
“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.
Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.
Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.
Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.
CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.
“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.
A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.
“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.
CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.
As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.
Fonte: Governo PR

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