NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar amplia sistemas de água e esgoto em Mariópolis

Publicado em

Três frentes de obras na área de saneamento básico movimentam a cidade de Mariópolis, no Sudoeste do Estado. A Sanepar está construindo uma estação de tratamento, assentando tubulações para coleta do esgoto e ampliando o sistema de produção e distribuição de água. As obras, que somam investimentos de R$ 11,5 milhões, visam à universalização do saneamento e manter o índice de 100% no atendimento com água tratada.

Prevista para entrar em operação até o fim deste ano, a estação de tratamento de esgoto utiliza metodologia moderna e eficiente de tratamento. A unidade tem dois reatores, dois filtros, dois decantadores, elevatória de circulação de lodo, leitos de secagem, além de toda infraestrutura hidráulica e elétrica que compõem o complexo de tratamento.

Em paralelo, são assentados mais de 6,5 mil metros de redes e 265 ligações domiciliares, que juntos com a estrutura que já foi implantada anteriormente vão elevar o índice de atendimento para 65% da população urbana.

Mariópolis receberá novos investimentos no decorrer dos anos para que até 2033 a cidade alcance a universalização dos serviços, prevista no Marco do Saneamento.

Leia Também:  Tecpar vai construir laboratório para produção de insumos de diagnósticos veterinários

MAIS INFRAESTRUTURA – O aumento em 50% na capacidade de produção de água está se concretizando com a interligação de mais um poço ao sistema de abastecimento e com a troca dos conjuntos moto-bombas de dois outros poços para equipamentos de maior potência. E para transportar a água estão sendo instalados cerca de 2,8 mil metros de adutoras de água in natura e de água tratada.

O novo poço terá também laboratório e casa de química. “Esses empreendimentos visam dar garantia à atual demanda dos mais de 2,1 mil domicílios e atender a demanda futura até 2045”, destaca a gerente-geral da Sanepar, Rita Camana.

O escritório de atendimento ao público também passa por obras de melhorias e adequações, visando dar conforto, acessibilidade e segurança às equipes de trabalho e aos clientes da empresa que precisarem de atendimento presencial.

A gerente lembra ainda que os esforços e a movimentação de obras também contribuem com a economia e desenvolvimento da cidade. “Esses empreendimentos possibilitam a expansão econômica e o crescimento vertical da cidade”, explica Rita.

Leia Também:  378 mil espectadores: Teatro Guaíra teve maior público dos últimos dez anos em 2023

RETOMADA – Desde 2012, a Sanepar tem trabalhado para implantar a coleta de esgoto na cidade. Duas das licitações, feitas em 2012 e em 2018, foram interrompidas por processos administrativos-financeiros das empresas contratadas, o que impossibilitou o andamento e a conclusão das obras.

O gerente de Obras, Áurio Manoel Bonilha Júnior, explica que por conta dessas paralisações, o dinheiro liberado na época pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) não atende mais a necessidade financeira da obra. “A Sanepar precisou buscar recursos em outros organismos financeiros para dar sequência nas obras de implantação das redes e da construção da estação de tratamento”, afirma.

De 2012 até 2020, foram assentados mais de 27 quilômetros de redes coletoras, mais de 4,8 mil metros de interceptores e coletores troncos. Com isso, estão prontas e preparadas para a coleta do esgoto 1.056 ligações domiciliares.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Com novo acordo internacional, Fomento Paraná reforça linha de crédito para energias limpas

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Estado promoverá sessões de cinema nas cidades do Litoral durante a temporada

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA