NOVA AURORA

PARANÁ

Museu Paranaense encerra segundo Programa Público com oficina e peça do Grupo Mexa

Publicado em

Depois de quatro meses de uma intensa programação variada e gratuita, o Museu Paranaense (MUPA) encerra oficialmente do II Programa Público, cujo tema é “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”. Para o encerramento, o MUPA recebe o Grupo Mexa, que conduzirá uma oficina ((“Qual o nome da sua odisseia?”) na sexta-feira (23), das 19h às 22h, e apresentará o espetáculo “Poperópera Transatlântica”, no sábado (24), às 18h.

Criado em 2015 e residente da Casa do Povo (SP), o coletivo explora as relações entre a rua e o museu, a vida e a arte, política e estética, por meio de estratégias de improviso, biodrama, teatro documental e criação coletiva.

O II Programa Público do MUPA teve início em maio, e propôs como temática os debates, trânsitos e manifestações associados ao corpo ― humano, não humano, orgânico, inorgânico ― como materialidade portadora e geradora de linguagens transversais.

Ao longo dos últimos quatro meses, o Museu promoveu mais de 60 atividades artísticas, culturais e educativas sobre o tema, como mesas de conversa, oficinas, ações educativas, performances, exibições e espetáculos.

Participaram convidados de múltiplas partes do Brasil e do mundo, dentre artistas, pesquisadores, professores, arquitetos, escritores e detentores de saberes e fazeres tradicionais, como Lenora de Barros, Valentina Tong, Lia D Castro, Stefanie Egedy, Jonathas de Andrade, Leda Maria Martins, Rosane Borges, Guilherme Wisnik, José Miguel Wisnik e Débora Diniz.

Leia Também:  Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

Para Gabriela Bettega, diretora do Museu Paranaense, a importância do Programa Público reside na possibilidade de proporcionar ao público uma programação múltipla em formato e dialógica entre os diferentes campos do saber, sendo um projeto que prioriza exposições com foco na cultura imaterial e no papel do museu como espaço de relações. “Disso, o resultado foi e é a presença, o encontro, o toque e o experimento. Assim nós convidamos a todos para estarem conosco no fechamento desse projeto que é o Programa Público do Museu Paranaense”, afir.

“QUAL O NOME DA SUA ODISSEIA?” – Na oficina, o Grupo Mexa vai apresentar sua trajetória e compartilhar procedimentos utilizados durante suas criações, propondo para os participantes exercícios de improviso e escrita. Trata-se de uma oficina voltada a todos que se interessam por artes cênicas e escrita, sem necessidade de experiência prévia.

A atividade será ministrada pelo diretor do Grupo, João Turchi, e parte do elenco. Ela acontece na sexta-feira (23), das 19h às 22h, oferta 20 vagas e a classificação indicativa é livre. A participação é gratuita, via inscrição no formulário disponível neste link.

Leia Também:  Em reunião com Governo, Igreja oferece apoio e doações de kits para ações humanitárias

“POPERÓPERA TRANSATLÂNTICA” – No sábado (24), às 18h, o Grupo Mexa apresenta o espetáculo “Poperópera Transatlântica”, que combina elementos da ópera e da cultura da noite dos anos 1990 para narrar histórias do coletivo inspiradas na Odisseia de Homero. O grupo nasceu em 2015, após episódios de violência em centros de acolhida de São Paulo.

Em “Poperópera Transatlântica” surge uma questão central em torno dos caminhos heroicos de cada um dos integrantes: como podemos olhar para as histórias e trajetórias individuais a partir de uma perspectiva mitológica?

A duração do espetáculo é de 90 minutos e a classificação indicativa é de 16 anos. O evento é gratuito e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

Serviço:

Encerramento do II Programa Público do Museu Paranaense com Grupo Mexa

Data: Sexta-feira (23), 19h às 22h

Oficina gratuita “Qual o nome da sua Odisseia?” com Grupo Mexa

20 vagas. Inscrições AQUI

Sábado (24), às 18h

Espetáculo “Poperópera Transatlântica

Entrada gratuita. Classificação indicativa: 16 anos.

Ingressos serão distribuídos por ordem de chegad

Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Maior evento de infraestrutura de transportes do Brasil recebeu 2 mil pessoas

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Depois de dois anos, Colombo retoma Festa da Uva para celebrar a influência italiana na cidade

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA