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Fabricantes de defensivos investem em aplicativo para proteger abelhas

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Fabricantes de defensivos agrícolas estão investindo na produção de um aplicativo, intitulado Colmeia Viva, que permite que os produtores rurais comuniquem antecipadamente a aplicação de defensivos nas lavouras, ajudando os criadores de abelhas a proteger seus apiários.

O objetivo é proteger as abelhas, essenciais para a polinização e a produção agrícola. Estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mostram que as abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas, o que torna a preservação desses insetos crucial para garantir a produtividade e qualidade dos alimentos.

O uso inadequado de pesticidas pode causar a morte em massa de abelhas, comprometendo tanto a produção de mel quanto a própria agricultura. Com o Colmeia Viva os agricultores podem notificar apicultores próximos sobre a pulverização de defensivos, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas.

O aplicativo identifica apiários localizados em um raio de 6 km das plantações e notifica os usuários, facilitando a comunicação entre eles por meio de um chat integrado. Essa interação direta possibilita que os apicultores movam ou protejam suas colmeias durante as operações agrícolas, reduzindo o risco de intoxicação das abelhas

Além de funcionar como uma ferramenta de comunicação, o Colmeia Viva também oferece suporte técnico tanto para agricultores quanto para apicultores. Dentro do aplicativo, há um canal de atendimento dedicado a esclarecer dúvidas e compartilhar boas práticas, com o objetivo de prevenir e mitigar a mortalidade das abelhas. Este serviço atende não apenas os agricultores e criadores de abelhas, mas também aplicadores de defensivos, distribuidores, revendedores e equipes de vendas das empresas do setor.

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Para os agricultores, o aplicativo oferece assistência em situações como incidentes envolvendo abelhas e a aplicação de defensivos agrícolas, localização de colmeias não identificadas nas propriedades e orientações sobre práticas amigáveis às abelhas. Essas práticas incluem técnicas que incentivam a visitação de abelhas nas culturas, a escolha de locais seguros para instalar apiários e a comunicação eficaz com apicultores.

Por outro lado, os apicultores podem contar com o suporte do Colmeia Viva para entender as causas da mortalidade de abelhas, receber orientações sobre a proteção de seus apiários, obter o protocolo de análise de resíduos em abelhas e aprender sobre o manejo apícola e fontes de alimentação adequadas. O aplicativo também auxilia na formalização de pasto apícola e na comunicação com os agricultores, garantindo que ambos os lados possam colaborar para a proteção das abelhas.

As empresas de defensivos agrícolas também se beneficiam do aplicativo ao poderem encaminhar dúvidas e casos de seus clientes para o suporte especializado, além de aprenderem mais sobre práticas seguras de aplicação de defensivos.

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O Colmeia Viva, que pode ser baixado em dispositivos móveis, se torna uma ferramenta essencial para a preservação das abelhas, ao mesmo tempo em que apoia a agricultura sustentável. Com um canal de atendimento disponível em todo o Brasil através de uma linha telefônica gratuita, o programa se posiciona como um recurso vital para proteger as abelhas e, por extensão, a própria segurança alimentar e a preservação do meio ambiente.

A mortalidade de abelhas, se não for controlada, pode ter um impacto devastador não só na produção de mel e seus derivados, mas também em todo o ecossistema agrícola. O Colmeia Viva, ao conectar apicultores e agricultores, promove uma agricultura mais consciente e responsável, que reconhece o papel crucial das abelhas na polinização das plantas e na manutenção das florestas nativas.

Fonte: Pensar Agro

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AGRONEGÓCIO

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico

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A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou novos capítulos nesta semana, com reflexos importantes para o Brasil — principalmente para o agronegócio. A Casa Branca anunciou um aumento das tarifas sobre produtos chineses, que agora chegam a 245%. O motivo, segundo o governo americano, seria uma resposta a ações retaliatórias por parte da China. A notícia pegou o governo chinês de surpresa e provocou reações imediatas, incluindo pedidos formais de esclarecimento.

Imagem: reprodução/Ministério dos Transportes

Em meio a essa disputa, o Brasil pode sair ganhando, se conseguir resolver seus problemas logísticos (veja aqui). Uma comitiva do governo chinês esteve em Brasília nesta semana para conhecer projetos de infraestrutura e discutir caminhos que facilitem o acesso dos produtos brasileiros ao mercado asiático. Um dos temas centrais foi o Corredor Bioceânico, uma rota que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico passando por países vizinhos, como Paraguai e Argentina, com destino aos portos do Chile.

O corredor tem um grande atrativo: facilitar a exportação de grãos e carnes para a Ásia, encurtando a distância até os mercados chineses e reduzindo custos logísticos.

A iniciativa também está diretamente ligada às ferrovias, como a Norte-Sul, a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e a FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), todas integradas ao Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. O objetivo é melhorar o escoamento da produção do Centro-Oeste, especialmente soja, milho e carne.

Durante a visita ao Brasil, a delegação chinesa se reuniu com representantes dos governos de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre, onde foram apresentados dados sobre produção agrícola, cultura e exportações. A agenda também incluiu visitas técnicas ao Porto de Ilhéus (BA), à FIOL, ao Porto de Santos (SP) e ao projeto do futuro Túnel Santos-Guarujá.

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O plano é transformar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que avança lentamente entre Caetité e Ilhéus, em um elo fundamental de um corredor bioceânico que levaria grãos, minérios e outros produtos brasileiros até o porto de Chancay, no Peru — e de lá, direto ao mercado asiático.

A missão chinesa desembarcou em Ilhéus nesta quarta-feira (16.04), visitou trechos da Fiol 1 e as instalações do Porto Sul, que ainda está em obras. A ideia é clara: entender o que falta, quanto custa e como viabilizar a conclusão dessa travessia ferroviária transcontinental, um projeto que, se sair do papel, poderá reduzir em até dez dias o tempo de navegação entre o Brasil e a Ásia.

Para os chineses, trata-se de uma oportunidade de ouro. Para o Brasil, uma chance — talvez a última por um bom tempo — de dar um salto logístico sem depender exclusivamente dos Estados Unidos ou de seus próprios (e lentos) investimentos públicos.

Mas o entusiasmo técnico contrasta com a realidade do chão. As obras da Fiol seguem a passos lentos, marcadas por entraves burocráticos, desafios ambientais e falta de recursos. A Bahia Mineração (Bamin), concessionária do trecho, tem sob sua responsabilidade não apenas a ferrovia, mas também a construção do Porto Sul — um complexo que ainda está longe de operar plenamente.

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A visita chinesa, no entanto, é simbólica. Marca o esforço de Pequim em reforçar laços com o Brasil em um momento em que a dependência mútua aumenta. Hoje, mais de um terço de tudo que o Brasil exporta tem a China como destino. E a maior parte disso — cerca de 60% — precisa de infraestrutura para sair do interior até os portos. Sem ferrovias eficientes, o Brasil seguirá perdendo tempo e dinheiro.

NOVA ROTA – Uma nova rota marítima lançada nesta semana, de forma simultânea no Brasil e na China, promete reduzir o tempo necessário para transportar produtos entre um país e outro, e também os custos logísticos. A rota vai ligar o Porto Gaolan, localizado em Zhuhai, no sul da China, aos Portos de Santana, no Amapá, e de Salvador, no Brasil, sem escalas. Com isso, a expectativa do embaixador da China no Brasil, Zhu Oinggiao, é que o trânsito de cargas leve 30 dias a menos que o habitual e os custos das operações também diminuam, em mais de 30%.

Fonte: Pensar Agro

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