NOVA AURORA

PARANÁ

Agenda cultural tem Zé Ramalho e Cissa Guimarães no Guaíra e skatistas olímpicos no museu

Publicado em

No Teatro Guaíra, a semana traz diferentes destaques: Zé Ramalho sobe no palco para revisitar clássicos de sua carreira, como “Avôhai” e “Chão de Giz”; Cissa Guimarães e elenco estrelam “Doidas e Santas”, trazendo humor e reflexão baseada nas crônicas de Martha Medeiros; e a Orquestra Sinfônica do Paraná conduz o programa do concerto “Cenários” com obras de Carreño, Nielsen e Respighi.

No Museu Casa Alfredo Andersen, a próxima semana começa com a visita dos skatistas olímpicos paranaenses Augusto Akio e Luigi Cini para uma sessão de autógrafos e interação com o público, e a paralela presença do residente artístico Jefferson Svoboda, que explora a relação entre espaço, história e transformação cultural. 

Já no Museu Paranaense (MUPA), a programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies” traz o artista Jonathas de Andrade para uma mesa de conversa sobre sua videoinstalação “O Peixe”, seguida pelo lançamento do catálogo da primeira edição do Programa, realizado em 2022.

Ainda há atividades que estimulam a criatividade e a interação com as artes visuais. No MON, a criação de zines inspirados nas obras de Rosana Paulino, enquanto no MAC Paraná a “Oficina de Desenho: Intervenções Artísticas em Fotografia” propõe uma reflexão sobre a interação entre desenho e fotografia.

Confira a programação completa:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (BPP) 

Jornal Cândido – A 153ª edição do periódico online já está disponível, com uma reportagem especial sobre o surgimento das revistas teen, que exploraram o breve otimismo econômico do pós-guerra e estrearam um novo mercado adolescente feminino.

A publicação também apresenta uma pensata de Paulo Rogério Bentes Bezerra sobre o centenário de James Baldwin, o conto inédito “Irmão” de Carla Guerson, a última edição do Especial Nicolau, com um texto e um poema de Paulo Leminski, e outro escrito por Estrela, sua filha, nos 80 anos do poeta, além de outros conteúdos inéditos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido.

Exposição “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses” – O ano de 2024 marca um século da morte do escritor. Na ocasião, alunos do curso de Letras da UFPR, com apoio da Embaixada da Áustria, realizam na BPP uma exposição de banners que remonta a trajetória de Kafka e seus textos que, assim como sua obra mais famosa, sofreram uma “metamorfose” e se transformaram no último século, com adaptações em outras artes. A exposição permanece no Hall Térreo até o dia 17 de agosto e pode ser visitada das 8h30 às 20h em dias de semana e das 8h30 às 13h aos sábados.

Roda de Leitura 60+ – Encontros quinzenais (duas vezes por mês) voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira (19), às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.

Ler Junto – Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, desta segunda, é “Conto (Não Conto)”, de Sérgio Sant’Anna, no Auditório da BPP.

Lançamento do livro “Dramaturgia de Jul Leardini” – Na terça-feira (20), às 17h30, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e a leitura dramática da peça “Ó do Borogodó”, no Auditório. 

Cante com Livros – Apresentação musical de obras autorais no formato de pocket show intimista da Banda Terahertz, composta por Paulinho Werneck e Edvam Leal. O evento acontece na próxima quarta-feira (21), às 17h, no Hall Térreo. 

Roda de Fotógrafos – Conversa aberta a todos os interessados em fotografia autoral, documental e artística, com o objetivo de valorizar e fortalecer essa arte. Participam da roda Luiz Baltar, com mediação de Daniel Caron, sob a coordenação do Coletivo Roda de Fotógrafos, no Auditório. Será na próxima quinta-feira (22), às 17h.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenado pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece dia 15.

Seção Infantil

Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir desta segunda-feira, 19 de agosto, o conto da semana é “Lino”, de André Neves.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta compositores nacionais em "Raízes Brasileiras"

Aventuras Literárias – Bate-papo com o cartunista, gravurista, escritor e educador artístico brasileiro Nilo Trovo, voltado para o público infantojuvenil, onde ele compartilhará suas experiências no mundo das artes e da escrita. O encontro será na terça-feira (20), às 9h30. 

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

“Cores e Botas” – Classificação: Livre – Curta-metragem

“Fábulas das Três Avós” – Classificação: Livre – Média-metragem

“Remoto Controle Remoto” – Classificação: Livre – Curta-metragem.

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO PARANÁ (MAC PARANÁ)

Oficina – Na próxima Quarta Pública do MAC Paraná (21), das 14h30 às 16h, acontece a “Oficina de Desenho: Intervenções Artísticas em Fotografia”. Durante a ação, os participantes serão incentivados a identificar elementos em fotografias que desejam destacar, modificar ou ressignificar por meio do desenho. O ponto de encontro para essa oficina é na sala 09 do MAC no MON. Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN (MCAA)

Skatistas no museu – Na terça (20) às 14h, o museu receberá dois grandes talentos do skate olímpico paranaense: o medalhista Augusto Akio e o finalista Luigi Cini e o estarão presentes após a volta das Olímpiadas de Paris para uma sessão de autógrafos, conversas e fotos com o público. Participação livre e gratuita.

Jefferson Svoboda – Até 31 de agosto, de segunda a sexta das 14h30 às 16h30, o público pode conferir a produção in loco do residente artístico Jefferson Svoboda. Paranaense de nascimento, mas com forte influência carioca, o artista explora em suas obras a relação entre espaço, história e transformação cultural, usando cores vibrantes e formas abstratas.

Conexões – Já em exibição, a exposição de Carla Ruschmann reúne uma série de pinturas que exploram a interseção de dois círculos e o uso da geometria como expressão de conceitos vitais, buscando harmonia entre formas, cores e espaço.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS-PR)

Música de Câmara – Nesta quarta-feira (21), às 18h, o museu apresenta mais uma sessão de Música de Câmara, de repertório variado. A apresentação faz parte do projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais, parceria do MIS-PR com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece toda quarta-feira. Entrada livre e gratuita.

MUSEU PARANAENSE (MUPA)

O museu segue promovendo as atividades da programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que investiga as linguagens transversais do corpo.

Cardume – No sábado (17), a partir das 16h, o artista alagoano Jonathas de Andrade participa da mesa de conversa mesa de conversa “Peixe, pessoa, pesca” com a educadora, pesquisadora e museóloga Gleyce Kelly Heitor sobre sua videoinstalação “O Peixe”, que está em exibição no Museu Paranaense. Em exibição até 24 de agosto, o filme retrata uma vila de pescadores que tem ritual de abraçar os peixes na hora de pescar logo após a pesca.

Catálogo – Ainda no sábado (17), às 16h, junto à roda de conversa “Peixe, pessoa, pesca”, o museu lança o catálogo da primeira edição do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”. Realizado em 2022, o programa promoveu 44 ações, incluindo oficinas, palestras e intervenções artísticas, impactando mais de 20 mil pessoas ao longo de quatro meses.

Esse material registra e celebra o resultado da programação, com transcrições de falas de artistas e pesquisadores, receitas, listas de plantas, relatos e ensaios, fotografias e textos inéditos de participantes. Serão distribuídos gratuitamente 30 exemplares do catálogo por sorteio entre os visitantes, além da disponibilização online no site do MUPA.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Criação de zine – A atividade acontecerá na quarta-feira (21), com duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com duração de 1h30. Os participantes poderão criar zines utilizando colagens, desenhos e escrita, inspirados nas obras da artista Rosana Paulino, em exibição na mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”. A oficina é recomendada para maiores de 7 anos, e menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar. Inscrições gratuitas, liberadas ao público com 15 minutos de antecedência.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA

Guairão

Zé Ramalho – Já com ingressos esgotados, o autor de grandes hits da música brasileira revisita sua obras no repertório de “Show dos Sucessos”, os maiores sucessos do paraibano como Avôhai, Chão de Giz, Frevo Mulher, Beira-Mar, Cidadão e Garoto de Aluguel. Traz ainda releituras de Geraldo Vandré, Raul Seixas e o grande sucesso Sinônimo. O show será no dia 17 de agosto às 21h15. 

Leia Também:  Pesquisadora da UEL deposita 7 patentes em 6 anos como Bolsista Produtividade

OSP – No domingo (18) às 10h30, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta o concerto “Cenários”, que contempla três obras sinfônicas, cada uma com uma narrativa e estilo distintos: “Margariteña Glosa sinfónica”, do compositor venezuelano Inocente Carreño; “Concerto para Clarinete, op. 57”, do dinamarquês Carl Nielsen, com o solista Jairo Wilkens no clarinete, e “Pinheiros de Roma”, do italiano Ottorino Respighi. Ingressos disponíveis pelo Deu Balada.

Parsons Dance Company – Gênio das artes coreográficas e apaixonado pela dança e pelo Brasil, David Parsons está de volta ao país após um hiato de 16 anos. Para marcar seu retorno aos palcos brasileiros, ele apresentará um espetáculo que reúne seis diferentes peças – desde dois de seus maiores clássicos até três coreografias inéditas no Brasil. O público também poderá conferir “Nascimento”, peça criada por Parsons para celebrar o Brasil e a arte de Milton Nascimento. A apresentação será na terça (20), às 21h. Link dos ingressos AQUI e AQUI.

Guairinha

“Doidas e Santas” – No elenco, Giuseppe Oristanio, o marido turrão e machista que não tolera a ideia da separação da psicanalista Beatriz, vivida por Cissa Guimarães; e Josie Antello, intérprete das outras três personagens femininas. O texto foi criado por Regiana Antonini a partir do livro homônimo de Martha Medeiros – uma coletânea de crônicas que ajudaram a construir a peça bem-humorada com a qual a plateia se identifica imediatamente. As apresentações acontecem na sexta (16) e sábado (17) às 21h. Ingressos por este link.

Orquestra Novva – Com um repertório cuidadosamente selecionado, a apresentação promete encantar o público com peças clássicas e contemporâneas, trazendo uma experiência musical única e envolvente. Sob a regência do maestro Gabriel Hermes, a orquestra interpretará obras de compositores consagrados, além de surpresas musicais que prometem emocionar os presentes. Na terça (20), às 20h. Ingressos AQUI.

Miniauditório

“Leve” – “Leve” é um espetáculo musical de brincar com as palavras. As crianças são convidadas para uma viagem “leve” e cheia de sentido. Sentir a palavra, o gesto, o canto que salta da boca e invade o espaço. As apresentações ocorrem nos sábados (17 e 24) e domingos (18 e 25) às 16h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos.

Teatro José Maria Santos

“Cabaré Haika” – A figura multifacetada de Paulo Leminski e suas contribuições marcantes na poesia, na literatura, na música, e até nas artes visuais são o mote da peça Cabaré Haikai. Com direção de Roddrigo Fôrnos, a peça é uma forma de celebrar a vida e obra do artista curitibano que faria 80 anos em 2024. As apresentações acontecem na sexta (16), sábado (17) e quinta (22), às 20h, e no domingo (18) às 16h e 19h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos.

ENDEREÇOS

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

Published

on

By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.

“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.

Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.

Leia Também:  Estado investirá R$ 5,94 milhões na estrutura da assistência social nos municípios

Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.

CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.

“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

Leia Também:  Pesquisadora da UEL deposita 7 patentes em 6 anos como Bolsista Produtividade

O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.

A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.

“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.

CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.

As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA