11 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Ratinho Junior visita nova linha de produção do Complexo Ayrton Senna, da Renault

    Publicado em

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou nesta quinta-feira (15) o Complexo Ayrton Senna, da Renault do Brasil, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Durante a visita, Ratinho Junior conheceu a nova linha de produção da fábrica, que produz atualmente oito veículos, entre eles o novo Kardian, que começou a ser fabricado em março deste ano. 

    “Ter uma empresa como a Renault aqui no Paraná é um grande ativo para o nosso Estado. Além de gerar milhares de empregos, ajuda a atrair grandes empresas para cá”, afirmou Ratinho Junior. Também participaram da visita o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro dos Transportes, Renan Filho, entre outras autoridades.

    O presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, destacou o grande volume de investimentos no parque industrial em empresa. “A Renault confia no Paraná, confia no mercado brasileiro. Por isso estamos investindo R$ 5,1 bilhões no ciclo 2021/2025”, ressaltou. 

    Leia Também:  Rios de Cascavel recebem flores e árvores, limpeza e revitalização

    Esse grande montante de investimentos conta com apoio do programa de incentivos fiscais do Governo do Estado. São investimentos para aumentar a gama de veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna. O último deles, no valor de R$ 2 bilhões, foi feito para viabilizar a produção de um C-SUV completamente novo sobre a Plataforma Modular do Grupo Renault, a mesma utilizada na linha de montagem do Kardian, lançado para o mercado neste ano.

    Este último investimento faz parte do International Game Plan 2027 da empresa, projeto mundial da Renault que prevê fabricar oito novos modelos, incluindo três SUVs do segmento C, entre 2024 e 2027 para os mercados internacionais. O Brasil é o segundo maior mercado da montadora francesa no mundo.

    O Paraná é o segundo maior polo automotivo do Brasil. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), são 10 complexos industriais no Estado, que produzem veículos, máquinas agrícolas e rodoviárias, motores, componentes, entre outros produtos. 

    DUAS DÉCADAS — A Renault chegou ao Paraná em 1998, com a instalação do Complexo Industrial Ayrton Senna, na RMC, em uma área de 2,5 milhões de metros quadrados, com 40% dessa área de mata preservada. Ao todo, são 5,3 mil colaboradores diretos, com mais de 25 mil empregos indiretos.

    Leia Também:  Aluno Monitor: celulares e protagonismo marcam abertura de evento em Foz do Iguaçu

    A multinacional conta com duas fábricas: a de veículos de passeio (CVP) e a de veículos comerciais leves (CVU). Também abriga um centro de preparação logística, a sede administrativa da Renault do Brasil e Renault América Latina, e o Centro de Engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA), que conta com cerca de 800 profissionais de engenharia.

    São fabricados os veículos Kwid, Logan, Stepway, Kardian, Duster, Oroch e Master para o mercado interno e para exportação. Nesses 26 anos de história, mais de 3,5 milhões de veículos foram produzidos e mais de um milhão exportados, sendo a Renault do Brasil o hub exportador para a América Latina.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Encontro Regional de Mulheres Rurais debate inclusão digital na ExpoLondrina 2025

    Published

    on

    By

    Cerca de 480 produtoras das regiões de Londrina, Cornélio Procópio e Apucarana participaram do 10º Encontro Regional de Mulheres Rurais, que teve como tema central o uso de ferramentas digitais. O evento aconteceu nesta sexta-feira (11) na ExpoLondrina.

    “Queremos mostrar que o uso das facilidades digitais não é um bicho de sete cabeças. O mundo está cada vez mais conectado, e as mulheres do campo precisam acompanhar esse processo para não perder espaço e para fortalecer seu papel como agentes de transformação em suas comunidades”, disse a coordenadora de extensão do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), Marli Parra.

    Na principal palestra do encontro, o especialista Lucas Vieira de Araújo destacou que, hoje, grande parte das atividades — inclusive no meio rural — depende de plataformas digitais. “Tudo hoje é feito por meio digital, como inscrição em projetos governamentais e de crédito agrícola, por exemplo”, disse. Ele também abordou temas como segurança no uso de aplicativos, especialmente os bancários.

    Leia Também:  Estado prepara programa para estimular microempresas inovadoras com crédito a juro zero

    O extensionista Álisson Tolentino Bilmaia, do IDR-Paraná, orientou as participantes sobre a adesão à nota fiscal de produtor eletrônica, obrigatória a partir de janeiro do próximo ano.

    Presente no encontro, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, ressaltou que a inclusão digital no meio rural fortalece os produtores. “Já fazemos uma agricultura campeã em sustentabilidade — uma marca que deve ser valorizada e levada para outros estados e para o mundo”, afirmou.

    Ele também destacou o trabalho Mulheres do Café, um projeto do Governo do Estado, por meio do IDR-PR, no qual mulheres estão melhorando a vida de suas famílias e sendo reconhecidas internacionalmente com seus cafés especiais. O grupo do Norte Pioneiro compreende mais de 250 mulheres, distribuídas por 12 grupos em 11 municípios. O café produzido por elas já foi diversas vezes premiado e vendido para quatro continentes. 

    A produtora Rosane Aparecida da Silva Inocêncio, que cultiva batata-doce, milho, arroz, feijão e frutas em dois hectares no município de Tamarana, destacou a importância dos aprendizados. “Foi um encontro muito produtivo. Aprendemos a nos proteger de golpes pelo celular e a lidar com notícias falsas”, contou.

    Leia Também:  Transplantes de órgãos: Estado entrega veículos e anuncia novos aviões para salvar vidas

    Paralelamente ao evento, uma feira de artesanato deu visibilidade aos produtos elaborados por mulheres que participam de ações apoiadas pelo IDR-Paraná.

    PRESENÇAS — Também participaram do evento a prefeita de Tamarana, Luzia Suzukawa; o deputado estadual Cobra Repórter; a reitora da UEL, Marta Gimenez Fávaro; os chefes dos Núcleos Regionais da Seab em Londrina e Ivaiporã, Antonio Carlos Barreto e Vitória Holzmann, respectivamente; Elaine Parra El Kadri, representando a Sociedade Rural do Paraná; e os diretores do IDR-Paraná, Vania Moda Cirino (Pesquisa) e Altair Sebastião Dorigo (Negócios), entre outras lideranças e técnicos ligados à agricultura familiar.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA