PARANÁ
Bronze em Paris, Japinha ganha o carinho dos pequenos skatistas no Ginásio do Tarumã
Publicado em
14 de agosto de 2024por
Itajuba TadeuAs crianças que praticam skate na pista do Ginásio Tarumã, em Curitiba, tiveram um ânimo a mais nesta quarta-feira (14). Os skatistas curitibanos Augusto Akio, o Japinha, bronze na Olimpíada de Paris na modalidade skate park, e Luigi Cini, bolsista do programa do Governo do Estado Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) que ficou no sétimo lugar nos Jogos, foram até o Tarumã comemorar a conquista. O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, também recepcionou os atletas.
Com cartinhas na mão para entregar aos ídolos, as crianças que fazem aulas gratuitas no espaço do Governo do Estado também aproveitaram o encontro para pedir autógrafos nos shapes e capacetes e posaram para fotos com os dois skatistas. Atualmente, 40 pessoas, principalmente crianças, aprendem skate na pista, mas há 80 vagas disponíveis para utilizar o local para as aulas.
“Eu fico muito feliz, é uma realização enorme saber que eu sou uma inspiração para muitas crianças e jovens. A mensagem que eu tenho para eles é que façam aquilo que se sentem bem, independente se for andando de skate, escrevendo um texto ou compondo uma música”, disse Augusto. “É uma sensação muito boa voltar para casa com medalha, ela traz uma certa responsabilidade e atrai muita atenção”, complementou.
A pista do Centro Nacional de Treinamento de Skate (CNTSK8) foi inaugurada em dezembro do ano passado, construída em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK). O complexo esportivo conta com uma estrutura completa de 1.500 metros quadrados, com pistas para as modalidades park e street, e recebeu R$ 3,5 milhões de investimento.
“Temos hoje 14 parceiros dentro do Ginásio Tarumã, incluindo a Confederação Brasileira de Skate, utilizando a estrutura para oferecer aulas gratuitas em diversas modalidades”, explicou Rogério Riva, diretor de Infraestrutura e Projetos Esportivos da Secretaria do Esporte. “Todas as esferas do poder público têm que propiciar à população a realização de atividades esportivas. A construção desta pista, que serviu para o treinamento da Seleção de Skate, traz resultados. Um exemplo é a medalha do Japinha, que treinou aqui”.
Luigi Cini, que também representou Curitiba nos Jogos Olímpicos de Paris, celebrou a recepção na cidade natal. “Nunca tinha andado de skate antes com aquele número de público como na Olimpíada. E sentimos que o público brasileiro que é o maior do mundo, ninguém apoia o esporte como os torcedores do nosso País”, disse.
“Estive perto de ir ao pódio, errei a última manobra, mas o Japa conseguiu acertar a volta cravada e trouxe para casa essa medalha que significa muito para a cena do skate de Curitiba, que foi por muito tempo considerada underground, porque não teve apoio por muitos anos. Mas por tudo que vemos aqui, já começou a mudança”, complementou.
FAMÍLIA – Quem também acompanhou a visita dos skatistas na pista foram o pai e o avô do medalhista Japinha. Imigrante japonês, o avô do atleta, Fumio Takahashi, é acupunturista, já atendeu atletas como Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi e ajudou o neto na preparação para Paris, após uma lesão colocar em risco a medalha.
“Ele machucou o tornozelo, e eu tinha muito medo de não conseguir terminar o tratamento, mas dois dias antes de embarcar já estava bom. Por segurança, fiz acupuntura no último dia e ele ficou bom”, contou Takahashi. “Já atendi muitos jogadores de futebol, muitos atletas, mas tenho 86 anos e já não viajo mais para fazer os tratamentos. Mas o neto é minha fortuna, ele é o diamante da minha vida, eu não posso deixar de tratá-lo”.
O pai de Augusto, Altamiro Alves dos Santos, falou sobre a emoção de acompanhar o filho na final olímpica. “Eu assisti de longe, pela televisão, e a forma que a medalha foi conquistada foi muito emocionante, porque ele acertou a última volta. Então eu falo para os meus amigos que se não enfartei dessa vez, não enfarto mais”, disse.
Ele conta que no início da carreira do filho, que começou a praticar skate com seis anos de idade, a família precisava viajar para outros lugares para as competições e treinamentos, porque não tinha no Estado as pistas das modalidades que ele praticava.
“No início tivemos que construir pistas, eu mesmo construí um half park no quintal de casa, e os amigos também. Mas é muito interessante ver esta pista, porque o poder público está incentivando. E o mais importante, é uma pista de qualidade. É gratificante ver que dinheiro público está tendo uma boa destinação e está proporcionando o surgimento de atletas”, afirmou.

COMPLEXO DO TARUMÃ – O Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida é o mais antigo do Paraná e é uma estrutura pública mantida pelo Governo do Estado para a prática esportiva de diversas modalidades. Atualmente, entre 1,3 mil e 1,4 mil pessoas praticam esportes no local, praticando modalidades como basquete, vôlei, futebol, futsal, hapkidô, muay thai, taekwondo, karatê, yoga e o próprio skateboarding.
O local também abriga o projeto Transformando Esporte em Amor (TEA), criado pela ONG Universidade Livre do Esporte (ULE) e que promove atividades esportivas para crianças com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outros transtornos, que ajuda a melhorar as relações interpessoais através da prática de tênis, basquete, futebol e corrida.
Para as aulas de skate, são 80 vagas disponibilizadas, com oito turmas com 10 alunos cada, para uma vivência de três meses. Para se inscrever em qualquer modalidade, é só acessar o site do Ginásio do Tarumã. As inscrições são gratuitas e as vagas são destinadas prioritariamente para alunos da Rede Pública de Ensino.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Published
28 minutos agoon
18 de abril de 2025By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.
Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.
Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.
“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.
Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.
Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.
Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.
CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.
“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.
A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.
“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.
CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.
As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.
Fonte: Governo PR

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