NOVA AURORA

PARANÁ

Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação do Paraná vão ganhar um site mais moderno

Publicado em

A Fundação Araucária (FA), por meio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Paraná Faz Ciência, lança na sexta-feira (16), às 16h, na sede da Instituição em Curitiba, um novo ambiente digital sobre os Napis. Neste espaço, um conjunto de informações sobre os arranjos vai ser apresentado de maneira mais organizada e acessível. A ideia é melhorar a comunicação com a sociedade.

Os Napis contavam com um local de armazenamento de informações na Plataforma iAraucária. O conteúdo, no entanto, não era homogêneo. Por isso, a Fundação propôs a reorganização destes espaços digitais. Nesta primeira fase do projeto estarão acessíveis os conteúdos relacionados aos primeiros Napis criados pela FA. Os demais Arranjos serão contemplados até o final do ano.

Propostos pela Fundação Araucária, os Napis foram criados em 2019 como uma solução para mobilização e integração dos ativos de ciência, tecnologia e inovação do Estado. O objetivo é unir aqueles que pesquisam e produzem nas mesmas áreas, facilitando a viabilização de recursos e incentivando o desenvolvimento do Paraná.

“Os Napis estão focados na criação de riqueza e bem-estar, levando à maior assertividade dos instrumentos de apoio da Araucária e, consequentemente, melhor retorno sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento para a sociedade paranaense”, ressalta o presidente da FA, Ramiro Wahrhaftig.

Leia Também:  IAT apresenta trilhas paranaenses em congresso nacional no Rio de Janeiro

Atualmente, são cerca de 60 arranjos em funcionamento ou em fase de implantação. Um em plena atividade é o Napi Paraná Faz Ciência (PRFC), que tem como foco a divulgação e popularização do conhecimento científico. Uma das ações do Napi PRFC é dar visibilidade à produção dos outros Napis. Visando disponibilizar as informações de forma padronizada, a equipe do PRFC reuniu webdesigners e jornalistas para criar o layout e o conteúdo dos sites dos Arranjos. Nesta primeira fase, estão sendo entregues 31.

“Este material está reunido em uma página inicial, que disponibiliza links para as páginas dos Napis. O acesso é feito pela Plataforma iAraucária. Ali, agora, aparecem em ordem alfabética e com um design e conteúdo padronizados”, explica uma das articuladoras do Napi PRFC, Débora Sant’ Ana. O evento de lançamento será transmitido pelo canal da Fundação Araucária no YouTube.

CONTEÚDO – Os 31 Napis passam a contar com novo material para divulgar suas atividades e estrutura. “As páginas trazem um resumo da formação e atuação do Napi, os objetivos, seus números interessantes, podcast, um vídeo institucional e algumas reportagens sobre o Arranjo”, resume a coordenadora do projeto, Ana Paula Machado Velho.

Leia Também:  De "Harry Potter" a "Star Wars": Cordas do Iguaçu apresenta clássicos do cinema no Guairão

Com o material disponibilizado on-line, os articuladores e todos os membros dos Napis têm informação à disposição para oferecer a diferentes públicos em qualquer lugar.

“Este novo espaço cumpre o objetivo de aproximar, cada vez mais, o Sistema de CTI do Paraná da sociedade. Ele busca traduzir de forma mais simples a excelente a pesquisa feita no Paraná. Também amplia nosso esforço de transparência quanto aos investimentos feitos”, explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa.

Outros quatro Napis já estão sendo procurados para enviarem as informações necessárias à criação de suas páginas. “Neste espaço, os assuntos abordados serão adaptados para a linguagem cotidiana e simples para melhor entendimento de toda a comunidade. Esperamos que, até outubro, no evento Paraná Faz Ciência, todos os Napis com atividades já implantadas tenham suas páginas”, prevê o chefe do Setor dos Napis, Diego Iwankio.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Recomeço: projeto da Unicentro capacita mulheres vítimas de violência doméstica

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Bala de Banana gera identificação cultural e motiva negócios em Antonina

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA