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Com 470 propostas, rede de clubes de ciência do Paraná avança para nova fase

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A Rede de Clubes Paraná Faz Ciência recebeu 470 inscrições. As propostas foram enviadas por escolas de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná e agora, na segunda etapa, serão selecionadas melhores ideias. A coordenação é do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Paraná Faz Ciência e da Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa tem o financiamento da Fundação Araucária, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Rede Clubes Paraná Faz Ciência prevê a criação de 200 Clubes de Ciências, em 2024, com investimento de R$ 23,5 milhões da Fundação Araucária. Serão selecionadas cerca de 100 escolas de tempo integral, nas quais o clube se integrará à matriz curricular, e 100 escolas vão ser selecionadas para adotarem os clubes em contraturno.

A próxima etapa da implementação do projeto é a seleção das escolas e dos docentes que vão executar os clubes de ciências. Trinta e três avaliadores vão participar desta tarefa, que é coordenada pelo Comitê Científico da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. O resultado preliminar será divulgado no dia 20 de agosto, em edital que será publicado no site do Napi Paraná Faz Ciência e da Rede.

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A equipe da Rede de Clubes tem como meta implementar ações que ajudem a consolidar conceitos científicos tratados em sala de aula. O objetivo é contribuir com a formação pessoal e social dos estudantes, incentivando o protagonismo dos alunos assim como o aprimoramento das práticas docentes.

Para o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, a Rede de Clubes de Ciência será um marco no desenvolvimento do Estado nos próximos anos. “Nós não temos dúvidas de que a ciência e a tecnologia, juntamente com a formação de alto nível, são um grande diferencial de um Estado e de uma nação. O estímulo aos jovens para que percorram a trajetória acadêmica de cientista é extremamente necessário. Os nossos 370 programas de pós-graduação stricto sensu deverão ter candidatos com entusiasmo para poder percorrer esta trajetória”, afirma.

Segundo o articulador do Napi Paraná Faz Ciência e professor da Universidade Federal do Paraná, Rodrigo Reis, o edital recebeu propostas de 188 municípios de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). As maiores inscrições vieram da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral (112), Norte (90), Centro-Sul (48) e Norte Pioneiro (41).

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“Esta enorme procura por inscrições demonstra o interesse dos professores e das escolas pela implementação de Clubes de Ciência. Temos agora o desafio de selecionar entre estas 470 as 200 propostas levando em conta a distribuição territorial por Núcleo Regional de Educação. E espero que essa rede possa realmente fazer a diferença no ensino de ciência e na formação de pesquisadores”, afirma Reis.

“Essa é uma oportunidade singular de aproximar os estudantes da rede pública de ensino das universidades e, especialmente, da iniciação científica. Experiências como a Rede de Clubes Paraná faz Ciência têm um impacto significativo na vida dos estudantes, tanto no presente quanto no futuro, ampliando seu repertório e suas perspectivas”, destaca o diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Anderfábio Oliveira dos Santos.

Serviço:

Resultado preliminar da seleção: 20 de agosto

Contato: clubes@paranafazciencia.org

Napi PRFC: https://paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/

Site da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência

Fonte: Governo PR

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Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

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A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

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“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

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“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

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