NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR leva serviços a Mandaguari, Astorga e Santo Antônio da Platina

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará serviços de polícia judiciária, orientações e exposições a moradores dos municípios de Mandaguari (Noroeste), Astorga (Norte) e Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) durante esta semana.  

Nas duas primeiras cidades, serão oferecidos serviços como registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, além de confecção da Carteira de Identidade Nacional para quem fez o agendamento prévio. Os policiais civis também estarão disponíveis para dar orientações e farão demonstrações de perícia papiloscópica. 

Em Mandaguari o evento será de 14 a 16 de agosto, no Espaço Conviver, localizado na Rua Dr. Rufino Maciel, nº 14, das 9h às 17h. A ação acontece em parceria com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná. Também de 14 a 16 de agosto, o PCPR na Comunidade estará em Astorga, das 9h às 17h, no Salão Social da Loja Maçônica Filhos de Hiran, na Rua Bahia, nº 296. A atividade é em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju). 

Leia Também:  IAT e Incra formalizam parceria para regularização ambiental em assentamentos no Paraná

Em Santo Antônio da Platina, o evento ocorre entre os dias 14 a 18, no Parque de Exposições Doutor Alício Dias dos Reis, na BR-153 km 39, das 17h à meia-noite. O atendimento acontece durante a 52ª Exposição-feira, Agropecuária e Industrial (EFAPI). No local, os policiais civis estarão disponíveis para atender a população para confeccionar boletins de ocorrência e orientações. Também haverá exposições de viaturas, armamentos e materiais táticos, atividades lúdicas para crianças, demonstração de perícia papiloscópica. 

As ações em Mandaguari terão a parceria do Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná. Assim, além dos atendimentos da PCPR os moradores terão, também, orientações e serviços jurídicos como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, retificação de registro civil, entre outros. Em Astorga, onde a parceria é com o Paraná em Ação, o público terá acesso a serviços como testes rápidos de saúde, cadastro para oportunidades de emprego, informações sobre serviços prestados por outros diversos órgãos estaduais.

“O PCPR na Comunidade tem como principal finalidade levar nossos serviços diretamente à população, especialmente às pessoas que têm mais dificuldade em acessar as delegacias. Esperamos que o evento seja uma oportunidade para estreitar os laços com a comunidade”, explica o coordenador do programa, João Mário Goes. 

Leia Também:  Escola superior referência em negócios expande atuação para o Paraná

ATENDIMENTOS – Na última semana (6 a 10 de agosto), o PCPR na Comunidade atendeu mais de 2,5 mil pessoas em eventos realizados em Curitiba e em Cambé, no Norte do Estado. O público pôde registrar boletins de ocorrência, solicitar emissão de atestado de antecedente criminais, pedir orientações e confeccionar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ao todo, 1.397 documentos foram confeccionados, sendo 554 em Curitiba e 843 em Cambé. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Escola superior referência em negócios expande atuação para o Paraná

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Fomento Paraná renova parceria com Faciap e credencia Cacinor como correspondente

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA