NOVA AURORA

PARANÁ

Com 1,1 mil vagas, Unicentro abre as inscrições para o vestibular 2025

Publicado em

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) abre nesta segunda-feira (12) as inscrições para o Vestibular 2025. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de setembro, exclusivamente pela página do Vestibular da universidade. 

Nesse processo seletivo são ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação, nos câmpus universitários de Guarapuava – Santa Cruz e Cedeteg; de Irati; e nos câmpus avançados de Chopinzinho, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

Depois de preencher o formulário com os dados pessoais, o candidato deve fazer o pagamento da taxa, no valor de R$ 170.

Das vagas ofertadas, 20% são reservadas para estudantes de escola pública; 5% para autodeclarados negros; e 5% para Pessoa com Deficiência (PcD). Todas as orientações, documentação necessária e modelos de autodeclaração e laudos também estão disponíveis no Manual do Candidato.

PROVAS – As provas do Vestibular Unicentro 2025 serão no dia 13 de outubro, nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis. Na avaliação, os candidatos respondem um total de 60 questões, além da redação.

Leia Também:  Secretaria da Fazenda alerta para falsos e-mails sobre supostos saldos do Nota Paraná

Confira o formato das provas:

– Redação: cobrada em todos os cursos.

– Língua Portuguesa e Literatura (cobradas em todos os cursos): 10 questões objetivas.

– Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol – cobrada em todos os cursos): 5 questões objetivas.

O candidato ainda fará provas de cinco disciplinas, compostas de 9 questões objetivas cada uma, de acordo com o grupo a que pertence o curso escolhido. As disciplinas podem ser: Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

UNICENTRO – A Unicentro é uma das universidades mais jovens do Estado do Paraná. Instalada na região Central do Estado, a instituição conta com mais de 50 municípios em sua região de abrangência e oferta um amplo leque de oportunidades. Enquanto universidade estadual, não cobra mensalidade, ou seja, os estudantes aprovados nos processos seletivos de ingresso fazem toda a graduação de forma gratuita.

Confira também as principais datas do Vestibular Unicentro 2025:

Leia Também:  Nossa Gente Paraná é destaque em Fórum de Secretários de Assistência Social

– 12 de agosto a 8 de setembro de 2024 – Inscrições (apenas pela Internet)

– Até 10 de setembro de 2024 – Pagamento da Taxa de Inscrição

– 12 de agosto a 8 de setembro de 2024 – Solicitação para atendimento diferenciado no dia das provas

– 30 de setembro de 2024 – Ensalamento

– 13 de outubro de 2024 – Provas

– Até 22 de novembro de 2024 – Resultados

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Secretaria da Fazenda alerta para falsos e-mails sobre supostos saldos do Nota Paraná

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Queda de energia afeta abastecimento de água em bairros de Curitiba; normalização está prevista para noite

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA