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Paraná mostra exemplo de integração em casos de desastres naturais no Cosud

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A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Paraná (Sedef) e a Defesa Civil Estadual levaram a experiência do atendimento na cheia do Rio Iguaçu em União da Vitória, em outubro de 2023, a uma reunião que aconteceu no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) na manhã desta sexta-feira (09).

O foco da apresentação foi a parceria e a integração de dados e de ações entre os dois órgãos para prestar o atendimento às famílias atingidas pelo evento, considerado o terceiro mais catastrófico da cidade, atingindo 43 mil pessoas. O Governo do Estado socorreu os atingidos em 29 abrigos, além das acomodações em hotéis e pousadas da região.

“Ficou claro o quanto o trabalho integrado entre defesa civil e assistência social foi essencial para o rápido atendimento à população e, também, como o cruzamento de dados oriundos de diversas fontes é fundamental para a etapa da prevenção”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

A Sedef é responsável pelo Programa Nossa Gente Paraná, que tem a participação de diversas secretarias e órgãos estaduais e municipais, e se tornou referência nacional no atendimento integral de famílias mais vulneráveis. As ações envolvem áreas da educação, saúde, regularização ou confecção de documentos, habitação, capacitações técnicas e encaminhamento para o mercado de trabalho.

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O Nossa Gente Paraná conta com metodologia de avaliação própria, que é o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVF), elaborado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A partir de dados do Cadastro Único (CadÚnico), são compiladas e cruzadas informações que servem tanto para a busca ativa das famílias, quanto para avaliação dos acompanhamentos realizados.

No caso de União da Vitória, e também no planejamento de novas ações, os dados do IVF servem como base para o estudo e análise espacial para gestão de risco de desastre da Defesa Civil.

Com o cruzamento de dados é possível identificar as áreas de maior risco, pessoas em situação de vulnerabilidade, população em situação de rua, além de apresentar os locais e distâncias para que as pessoas cheguem até os abrigos. Essas informações permitem o atendimento mais preciso e priorizado, agilizando o atendimento das pessoas em maior dificuldade.

Durante a conversa com os demais estados, o coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schünig, reforçou que ações de prevenção e o trabalho conjunto entre os órgãos são essenciais para um atendimento rápido. “Já passou da hora de deixarmos de agir só nas situações de emergências, precisamos dessa união de esforços. No Paraná, esse trabalho com a Sedef é fundamental para um planejamento e para oferecermos atendimento rápido, ágil e principalmente, que chegue a quem mais precisa”, ressaltou.

O sistema da Defesa Civil também possui em sua base diversas informações voltadas ao atendimento rápido e eficiente das diversas situações de desastres, em especial as informações de locais propensos a acontecimento e estruturas voltadas ao atendimento.

AJUDA HUMANITÁRIA – O secretário Rogério Carboni e o coordenador da Defesa Civil, Fernando Raimundo Schünig, também falaram sobre a lei 21.981/2024, que instituiu a Rede Estadual de Ajuda Humanitária do Paraná, para atuar de forma célere em situações de emergência e calamidades em todo o país.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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