NOVA AURORA

PARANÁ

Aula de globalização: escolas estaduais mobilizaram alunos para a abertura das Olimpíadas

Publicado em

A tarde da sexta-feira (26) foi de pausa na rotina de estudos em algumas escolas paranaenses, mas por um bom motivo. As direções e coordenações prepararam as salas de aulas e os pátios para que os alunos pudessem assistir a abertura das Olimpíadas de Paris. Em Curitiba, por exemplo, os estudantes do Instituto de Educação Erasmo Pilotto, no Centro, e do Colégio Algacyr Munhoz Maeder, no Bairro Alto, vestiram verde e amarelo como forma de prestigiar os atletas brasileiros que competirão nas próximas semanas nos jogos olímpicos.

No Instituto de Educação, houve vibração e entusiasmo a cada aparição dos atletas da Delegação Brasileira, que também conta com atletas paranaenses. A coordenação aproveita datas e eventos como estes para estimular nos alunos a importância de valorizar as diferenças culturais dos povos, a diversidade e o respeito entre as nações, mas, acima de tudo, enfeitar a escola e reunir os alunos em grupos significa despertar o amor ao país, ao esporte e demonstra a confiança nos atletas brasileiros.

“A gente procura desenvolver em todos os nossos componentes curriculares, em especial, com nossos alunos da formação de docentes, que estão saindo daqui para formar outros alunos”, diz Ana Paula de Melo Mano Pacheco, coordenadora pedagógica da instituição. 

Aluna da 3ª série do curso de Formação de Docentes do Instituto de Educação, a estudante Beatriz Iansen adianta que se inspirou no trabalho realizado pela coordenação para futuras ações. “Quando eu for professora, quero motivar meus alunos com esse tipo de ação, pelo fato de eles aprenderem a valorizar os atletas brasileiros”, afirma.

“A união que esse projeto proporcionou aqui na escola me chamou muito a atenção. Todo mundo vibrou por participar desse momento”, reforça Luiza Kosak, da mesma turma.

Leia Também:  DER adia detonação de rochas em rodovia de União da Vitória para quarta-feira

No Algacyr Maeder, a mobilização começou bem antes da cerimônia de abertura, que deixou os alunos vidrados no telão montado no pátio. No fim do mês de junho foram entregues cartas para os atletas do skate park que estavam treinando na Capital. As atividades ganharam até um tema: “Com educação, esporte e arte, podemos mudar o mundo”, tendo como foco as Olimpíadas. Professores, coordenadores e direção da instituição de ensino envolveram todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio para participar da proposta. 

As atividades foram realizadas em todas as disciplinas. Por exemplo, em Matemática, os alunos estudaram a diferença das moedas entre os países, com ênfase para o Real e o Euro, moeda oficial do país sede das olimpíadas. Também estudaram gráficos comparativos sobre o PIB e a renda per capita dos países que participarão dos jogos, o que é o câmbio e como diferenciar os valores dos ingressos utilizando €.

Em Geografia, História, Sociologia e Filosofia, por exemplo, as aulas envolveram a história das Olimpíadas, fatos econômicos, culturais ou sociais ocorridos nos períodos em que ocorreram as competições, estudos dos mapas, costumes, cultura local e os aspectos políticos e sociais. 

Em Linguagens, Artes, Inglês e Espanhol, os estudantes aprenderam mais sobre as línguas de cada país, a literatura envolvidos nos Jogos Olímpicos, origem das palavras, criação de textos para cartazes, panfletos, material publicitário, tradução dos hinos e entrevistas com jogadores da região que já participaram dos jogos e até mesmo a produção de um dicionário com palavras e expressões mais utilizadas pelos países participantes. 

Leia Também:  Museu Paranaense de Ciências Forenses reúne 300 visitantes na 17ª Primavera dos Museus

“Além disso, foram feitas pesquisas sobre as bandeiras de cada país e o trajeto da tocha olímpica, esportes coletivos e o estudo das regras dos esportes. Paralelamente, os alunos resolveram enviar as cartas de incentivo. A maioria será levada pelos próprios atletas aos colegas de equipe, que estão treinando em outras pistas”, conta a diretora-auxiliar da escola, Edna da Silva.

A ideia é ir ainda além: realizar competições de esportes olímpicos dentro do colégio. “Vamos promover disputas saudáveis entre o alunos para que eles entendam cada vez mais a importância do que é o verdadeiro espírito olímpico”, completa Edna.   

BRASILEIROS EM PARIS – De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a delegação brasileira conta com mais de 250 atletas, classificados em 39 modalidades. Dentre os atletas convocados, a maioria é feminina: a delegação conta com 153 mulheres (55%) e 124 homens (45%). O Paraná enviou aos Jogos Olímpicos de Paris a maior delegação de sua história: 63 pessoas, entre atletas e técnicos, das quais 35 representantes nas Olimpíadas, que já iniciaram e seguem até o dia 11 de agosto, e 28 nas Paralimpíadas, que acontecem entre 28 de agosto e 8 de setembro. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governador inaugura conjunto com 60 moradias em Atalaia

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Catálogo da mostra Brecheret já está disponível para venda na MON Loja

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA