PARANÁ
Fundação Araucária e Renault vão investir R$ 1,4 milhão em 114 bolsas de pesquisa
Publicado em
25 de julho de 2024por
Itajuba TadeuA Fundação Araucária e a montadora Renault do Brasil vão investir R$ 1.479.600,00 em 114 bolsas de pesquisas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O objetivo do programa é incentivar a articulação entre instituições científicas, tecnológicas e de inovação e a montadora Renault do Brasil, além de contribuir para a formação de futuros profissionais para a atuarem no setor automotivo.
Desse investimento, R$ 932.148,00 são da Renault do Brasil e R$ 547.452,00 da Fundação Araucária. O prazo para submissão dos projetos é até 31 de julho e o resultado final deve ser divulgado a partir do dia 23 de setembro. Confira AQUI a Chamada Pública completa.
Serão ofertadas até 72 bolsas-empresa para estudantes de graduação no valor mensal de R$ 1.700,00; até 36 bolsas-empresa para estudantes de mestrado no valor mensal de R$ 3 mil e até seis bolsas-empresa no valor mensal de R$ 4 mil, para estudantes de doutorado. Para os estudantes de graduação e mestrado as bolsas têm duração de até 12 meses e para doutorado de até 24 meses.
“Já estamos na oitava edição do programa de bolsas em parceria com a Renault e que vem se fortalecendo ao longo dos anos. Desta forma promovemos juntos a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação da academia e da indústria no setor automotivo”, disse o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
Ao todo são 35 temas de interesse dos gestores da Renault que vão desde o Desenvolvimento de Sistema de Gestão da Produção de Protótipos, Automatização de Reportings e Análises, Tecnologia da Informação, Simulação de Evaporação de Peças e Componentes Veiculares, Melhoria de Processos Através de Inteligência Artificial até Serviços para Carros Conectados.
A coordenadora de Projetos de Inovação da Renault, Elizangela Gomes Camargo, ressalta que a parceria com a Fundação Araucária está completando dez anos com muitos resultados alcançados. “Muitos são frutos colhidos nestes dez anos de trabalho juntos. Ao longo desses anos, tivemos a satisfação de desenvolver patentes em conjunto com excelentes pesquisadores. Contratamos talentos e fomentamos a progressão de mestres e doutores com bolsas e temas práticos de pesquisa. Essa jornada nos permitiu muita aproximação com o meio acadêmico e um fomento enorme à pesquisa científica no Paraná”, afirma Elizangela.
Atuar em uma indústria como bolsista pode ser uma importante oportunidade de efetivação. Foi o que aconteceu com Janaine Rodrigues, ex-bolsista da Fundação Araucária, agora analista de engenharia para desenvolvimento de produto. Ela contribuiu para um projeto de Benchmarking de Displays, Conectividade, Multimídia e ADAS, integrando a equipe de veículos conectados.
“Essa experiência não apenas aprofundou meu conhecimento nessas áreas, mas também me deu oportunidades e despertou meu interesse pela indústria automotiva. Hoje, minha carreira dentro da Renault é diretamente influenciada pelo aprendizado que tive durante meu período como bolsista”, diz Janaine.
Gabriel Cordeiro entrou na Renault em 2015, no primeiro edital da parceria com a Fundação Araucária, e atualmente ocupa a vaga de líder em Tecnologia da Informação na sede da montadora no México. “Trabalhei em iniciativas na fábrica e passei para área de tecnologia, sempre tendo a oportunidade de trabalhar com projetos de inovação e transformação”, disse ele.
“Nove anos depois, e após ter passado por várias áreas na equipe de TI Latam, tenho orgulho de liderar o time de Tecnologia na Renault México. A parceria da Renault com a Fundação Araucária foi fundamental no desenvolvimento da minha carreira, me abriu muitas portas e sou grato por toda a gestão do RTA e de meus companheiros da TI por terem me acompanhado em meu processo”, conta Gabriel.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Published
55 minutos agoon
18 de abril de 2025By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.
Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.
Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.
“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.
Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.
Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.
Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.
CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.
“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.
A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.
“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.
CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.
As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.
Fonte: Governo PR

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