14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Mesa de conversa: MUPA recebe o artista Gustavo Piqueira e o filósofo Marcos Beccari

    Publicado em

    O público do Museu Paranaense (MUPA) poderá acompanhar na próxima quarta-feira (31), às 19h, mais uma discussão que aprofunda as temáticas do corpo e suas múltiplas linguagens, dentro do II Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”. Gustavo Piqueira e Marcos Beccari participam da mesa de conversa “Concretudes do olhar: devolvendo corpo e sentido às imagens”. Tendo como ponto de partida as artes gráficas e a pintura, eles discutirão de que maneiras corpo, linguagem, materialidade e construção de sentido se conectam, nas diferentes perspectivas e áreas de atuação dos convidados. O evento é gratuito, com distribuição de ingressos por ordem de chegada.

    Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, com mais de 40 livros publicados nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pelo caminho.

    À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de 500 prêmios recebidos. Também já recebeu premiações como escritor e como ilustrador. Atualmente é pesquisador residente da BBM/USP — Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo.

    Leia Também:  Secretaria da Saúde alerta sobre aumento da circulação do vírus sincicial na região Noroeste

    Marcos Beccari é artista, filósofo e professor, atuando no Curso de Design Gráfico da UFPR e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Filosofia da Educação pela USP, mestre em Design e graduado em Design Gráfico, ambos pela UFPR, é também pesquisador do DEMO – Laboratório de Design-Ficção da ESDI/UERJ e do Lab_Arte – Laboratório experimental de Arte-Educação Cultura da FE-USP. Publicou e organizou mais de uma dezena de livros, além de produzir artigos regularmente nas áreas de artes, filosofia, educação e design.

    PROGRAMA PÚBLICO – O Programa Público é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar.

    Serviço:

    Mesa de conversa com Gustavo Piqueira e Marcos Beccari

    Data: quarta-feira (31), às 19h

    Entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada.

    Leia Também:  Meio Ambiente: alunos da rede estadual de Antonina ajudam a limpar manguezais

    Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Secretaria da Saúde intensifica ações de combate à mortalidade infantil

    Published

    on

    By

    As ações e estratégias para a redução da mortalidade infantil no Paraná estão sendo intensificadas pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). O compromisso é reduzir em 10% os índices de mortalidade infantil até 2027. Uma dessas ações é a Estratégia de Qualificação Profissional em Saúde, com cursos teórico-práticos de Reanimação Neonatal e de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco, ambos para profissionais da saúde de todo o Paraná.

    O primeiro encontro aconteceu neste sábado e domingo (12 e 13 de abril), com 80 profissionais pertencentes à macrorregião Norte, com sede em Londrina. A próxima está marcada para a região Leste, em Curitiba, nos dias 26 e 27 de maio.  

    A iniciativa têm como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde para a melhoria da qualidade da assistência ao parto e ao recém-nascido. O investimento total da Sesa na implementação dos cursos é de R$ 1.768.100,00.

    Leia Também:  Malas prontas? Educação divulga 1ª convocação para o Ganhando o Mundo de mil vagas

    Os dois cursos serão realizados nas quatro macrorregiões do Paraná, com sede em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Serão capacitados aproximadamente 1.400 profissionais da saúde, contemplando 131 hospitais de referência na linha materno-infantil, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e serviços de Regulação (para o acesso aos serviços de saúde).

    De acordo com o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, a qualificação dos profissionais é uma das principais estratégias para a evolução do cenário. “A redução da mortalidade infantil é uma meta desejável no Estado, e depende do fortalecimento de políticas públicas e de programas voltados ao atendimento integral da gestante e da criança”, enfatizou.

    A iniciativa de educação continuada tem a parceria da Sociedade Paranaense de Pediatria, única no país a certificar os cursos com o selo ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation), conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

    Especificamente no curso de Reanimação Neonatal os profissionais da saúde se aperfeiçoarão em procedimentos de reanimação no momento do nascimento. Já o de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco orienta os profissionais sobre a realização do translado intra-hospitalar e inter-hospitalar, de forma segura e eficiente, incluindo equipes do Samu.

    Leia Também:  Queda nos preços: Paraná registra deflação pelo terceiro mês consecutivo

    VIGILÂNCIA – Nos últimos anos a taxa de mortalidade infantil oscila entre 10,9 por mil nascidos vivos (2016) e 10,7 (2024) no Paraná. Segundo o IBGE, em 2023 a taxa de óbitos por mil nascidos vivos no Brasil foi de 12,5.

    “A redução da mortalidade infantil constitui um importante desafio para a saúde pública. No Paraná, nos últimos cinco anos, esse indicador apresentou variações, demandando ações efetivas por parte do poder público. Estamos forte e permanentemente trabalhando nessa área”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA