NOVA AURORA

PARANÁ

Em Goiás, Ratinho Junior recebe a Comenda da Ordem do Mérito de Anhanguera

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi homenageado pelo Governo do Estado de Goiás nesta terça-feira (23) com a Comenda da Ordem do Mérito de Anhanguera. A tradicional homenagem aconteceu na cidade histórica de Goiás, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Ratinho Junior recebeu do governador goiano Ronaldo Caiado a insígnia Grã-Cruz, a mais alta condecoração. A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo governo goiano em 1975 com o objetivo de agraciar pessoas ou instituições reconhecidas por ações em prol de Goiás e personalidades que se destacam em suas respectivas áreas de atuação.

“Em nome do povo do Paraná, agradeço essa honraria. Temos um carinho muito grande pelo povo de Goiás, porque aqui temos muitos paranaenses, assim como no Paraná temos muitos goianos”, afirmou Ratinho Junior.

O governador também ressaltou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Paraná e em Goiás ao longo dos últimos anos. “Tenho a alegria de governar meu estado ao lado de um governador amigo, como é o Ronaldo Caiado, e de poder, através dos nossos estados, ajudar o Brasil. São duas gestões que vêm sendo reconhecidas, chamando a atenção do País, fruto de grandes trabalhos que estão sendo realizados em áreas importantes como educação e segurança”, disse.

Leia Também:  No Show Rural, governador destaca investimentos e união com setor privado no agronegócio

Os dois estados, por exemplo, cresceram acima da média nacional em 2023. O Paraná teve alta de 5,8% no Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), e Goiás teve crescimento de 4,4% no período, de acordo com Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). Já o PIB do Brasil, de acordo com o IBGE, teve alta de 2,8%.

Durante a cerimônia de entrega das medalhas, o governador de Goiás enalteceu a atual gestão do Governo do Paraná. “Ratinho Junior foi meu colega no Congresso Nacional. Hoje está em segundo mandato como governador e é uma referência de boa gestão”, afirmou Caiado.

PARCERIA – Ao receber a homenagem, o governador Ratinho Junior destacou notoriedades culturais, sociais e econômicas dos dois estados. “Paraná e Goiás têm muitas coisas em comum. Goiás tem o pequi, nós temos o pinhão. Paraná apresentou para o Brasil a dupla Chitãozinho e Xororó, Goiás apresentou Leandro e Leonardo. Vocês têm belezas naturais que atraem a atenção do planeta todo, nós também temos, como Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu, enfim, são sinergias maravilhosas que existem entre estes dois estados”, disse.

Segundo o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, grande parte do desenvolvimento do estado se deve à influência paranaense na região. “É um povo que veio ao longo das últimas décadas para cá e que foi fundamental para que nós, goianos, pudéssemos ter um salto de desenvolvimento a partir do compartilhamento da expertise e da capacidade de trabalho dos paranaenses”, afirmou.

Leia Também:  Órgãos da administração do Estado agora podem usar cartões para pequenas despesas

HOMENAGEM – Também receberam a comenda com a insígnia Grã-Cruz o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Outras personalidades ainda foram homenageadas com as insígnias Grande-Oficial e Comendador.

A solenidade de entrega das comendas aconteceu na Praça do Chafariz, no centro da cidade de Goiás. O município, que também é conhecido como Goiás Velho, foi a antiga capital do estado até a década de 1930, quando Goiânia foi fundada.

Na quinta-feira (25), a cidade de Goiás celebra 297 anos de história. Anualmente, próximo à data de aniversário da cidade, o Governo do Estado de Goiás transfere as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a ela e presta homenagem a autoridades.

A cidade de Goiás, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade por sua arquitetura característica, por ser o berço cultural de Goiás e por ser a terra natal da poetisa Cora Coralina, uma das maiores referências literárias do Brasil.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes da solenidade o secretário estadual da Comunicação, Cleber Mata; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto; o prefeito de Goiás, Aderson Gouveia; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Com ideias inovadoras de estudantes, Apucarana encerra 1ª etapa do Ideathon Paraná

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Crianças no Teatro tem programação intensa em abril e maio em várias cidades

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA