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Concessionária apresenta cronograma de obras para comunidade portuária

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A comunidade portuária, representada pela Coalização Empresarial dos Portos do Paraná, reuniu-se na terça-feira (16) para a apresentação da Concessionária EPR Litoral Pioneiro sobre o cronograma de obras do Lote 2 da concessão rodoviária, que inclui a BR-277 até o Porto de Paranaguá, no Litoral. O evento, com a participação do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o e os diretores dos portos paranaenses, aconteceu no Palácio Taguaré, em Paranaguá.

Em setembro de 2023, a o Grupo EPR foi o vencedor do leilão do Lote 2 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná. Situado em Curitiba, o lote 2 estende-se por 604,66 km de rodovias estaduais e federais no Estado, entre elas o trecho da BR-277 até o Porto de Paranaguá.

“Trouxemos como convidado a EPR, que demonstrou quais são os investimentos que acontecerão aqui. É uma iniciativa importante para que todos compreendam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da infraestrutura, seja portuária, por meio dos investimentos, seja rodoviária, pelas concessões”, destacou Luiz Fernando Garcia.

“Este diálogo constante com o setor produtivo é muito importante. Vamos continuar ouvindo e demonstrando, com muita transparência, os investimentos vitais para o funcionamento de um porto, para que ele continue, ano a ano, quebrando recordes de movimentação”, disse Sandro Alex.

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Durante o encontro, os participantes puderam tirar dúvidas sobre as etapas da obra e deram sugestões pontuais de infraestrutura. “Esta apresentação nos deixa mais seguros para futuros investimentos e para a capacitação, cada vez maior, dos nossos terminais portuários. Tudo para que possamos aumentar a movimentação tanto para a importação no Estado do Paraná quanto para a exportação a nível mundial”, enfatizou o representante da Coalizão Empresarial, Antônio Gebran.

LOTE 2 – São previstas novas faixas adicionais ao longo dos 81 quilômetros da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, que já são duplicados, além de 23 quilômetros de ciclovias no mesmo trecho. Praticamente toda a extensão terá três pistas e acostamento nos dois sentidos da rodovia nos primeiros anos de contrato. A medida facilitará o escoamento da safra estadual, além de tornar as viagens dos turistas rumo ao Litoral mais rápidas e seguras.

Na região próxima ao Porto de Paranaguá serão instaladas novas vias marginais, viadutos, trincheiras e ciclovias, melhorando o tráfego no perímetro urbano da cidade. A Avenida Ayrton Senna, principal via de acesso à cidade, receberá 8,1 quilômetros de vias marginais nos dois sentidos, além de quatro viadutos.

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“As previsões de entrega de obras para Paranaguá são para o quarto e quinto ano da concessão, quando traremos melhorias para a Avenida Ayrton Senna. Serão marginais, ciclovias e depois a duplicação de parte da Bento Rocha, além de outros investimentos qualificados, para atender a demanda do Porto de Paranaguá”, explicou o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.

COALIZÃO – A Coalização Empresarial é formada por executivos, empresas e entidades de classe de todos os segmentos portuários, que tratam das demandas pertinentes à expansão, modernização e competitividade dos portos paranaenses. O grupo é dividido em três eixos de infraestrutura (marítima, portuária e terrestre) e de gestão e reúnem-se uma vez ao mês para trocar experiências e discutir assuntos relativos à evolução do setor portuário.

Fonte: Governo PR

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Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

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O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

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O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

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Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

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