NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza levaram seis modalidade a cinco cidades do Litoral

Publicado em

A segunda etapa da edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), o Festival de Inverno, levou seis modalidades à cinco municípios do litoral paranaense no final de semana. Mesmo com chuva e baixas temperaturas, o público pôde acompanhar o Sul-Brasileiro de Pesca, em Guaratuba; o Circuito Brasileiro de Bodyboarding, em Ipanema (Pontal do Paraná); o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, em Caiobá (Matinhos); o Campeonato Paranaense de Beach Soccer, em Morretes;  o X1 do Sul, em Matinhos, e o Campeonato Paranaense de Capoeira, em Paranaguá.

“Este primeiro final de semana dos JANs trouxe modalidades muito bacanas. O que nos orgulha muito é o elogio de atletas de vários estados do Brasil. Foi bem positivo e já começamos a preparação para o próximo final de semana, com muitas modalidades esportivas, além do Festival da Família, que acontecerá em Pontal do Paraná”, disse Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), responsável pela promoção dos Jogos de Aventura e Natureza.

Seguindo a programação, a equipe dos jogos leva a Morretes, de segunda a sexta, oficinas de beach tennis, vôlei de praia, teqball, taekwondo e punhobol. Entre sexta-feira (19) e domingo (21), o JANs promove competição de Powerlifting, Festival da Família, Copa Brasil de Canoagem, Águas Abertas, Handebol de Areia, Desafio dos Bombeiros, Jogos das Estrelas de Futebol e muito mais.

O Festival de Inverno segue até 9 de agosto, com mais de 40 eventos esportivos em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba, totalizando mais de 5 mil participantes entre atletas e comissões técnicas.

SUL-BRASILEIRO DE PESCA – A Praça dos Namorados, em Guaratuba, foi o palco da concentração e largada para a 18ª edição do Festival Sul-Brasileiro de Pesca. A abertura foi sexta (12) e a competição no sábado (13). Os entusiastas da pesca participaram em três categorias: isca artificial (só robalo), isca livre (peixes variados) e caiaque (só robalo).

CIRCUITO BRASILEIRO DE BODYBOARDING – A etapa de Ipanema do Circuito Brasileiro de Bodyboarding PRO chegou ao fim na tarde de domingo (14). O campeonato contou com a participação de mais de 80 atletas.

No masculino, o lugar mais alto do pódio ficou com Eder Luciano, de Santa Catarina, que venceu o até então líder do circuito nacional, Sócrates Santana. Em um duelo de nomes fortes no cenário internacional, no feminino, Maylla Venturin levou a melhor e foi campeã, batendo Maira Viana, atual líder do circuito mundial da categoria. Ambas representam o Espírito Santo. 

Na categoria PCD, Vagner Andrade, de São Paulo, conquistou o ouro, enquanto Antonio Paris, representante do Paraná, ficou com a prata.

Confira os demais vencedores:

Open Masculino: Rafael Ramos (Ceará)

Open Feminino: Isadora Vidal (Rio de Janeiro)

Sub-18 Masculino: Yuri Sales (Rio de Janeiro)

Sub-18 Feminino: Isadora Vidal (Rio de Janeiro).

A terceira e última etapa do circuito nacional acontece em Saquarema-RJ, entre 18 e 21 de julho, e define os campeões nacionais da modalidade.

Leia Também:  Inovação no agro paranaense é foco de evento em Ponta Grossa

CIRCUITO PARANAENSE DE VÔLEI DE PRAIA – A terceira etapa do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia 2024 foi realizada em Caiobá, atendendo as categorias sub-17, sub-19, sub-21, adulto e master. Participaram 16 centros de treinamento registrados pela Federação Paranaense de Voleibol, com 280 atletas de 140 duplas inscritos. 

O campeão de cada categoria ganha 200 pontos, o segundo lugar fica com 180 pontos, o terceiro lugar fica com 160 pontos, e o quarto lugar leva com 140 pontos. Os pontos ainda são divididos para as colocações abaixo, chegando até a distribuição de 40 pontos na etapa de qualificação.

Com as pontuações no ranking estadual, os melhores classificados têm a oportunidade de ir para campeonatos brasileiros.

A primeira etapa do ano foi realizada em Curitiba, no Parque Barigui, e a segunda no município de Tomazina, no Norte Pioneiro. A próxima está marcada para Dois Vizinhos (Sudoeste), seguida da etapa de Santa Helena, no Oeste. Todas integram os Jogos de Aventura e Natureza.

“Fechamos o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia em Maringá, com o Super Praia, que reúne as oito melhores duplas de cada categoria durante todo o circuito”, afirma Edson Wruca, coordenador do vôlei de praia da FPV.

Confira os vencedores de cada categoria em Caiobá:

Sub-17 Masculino: George e Arthur (Duque de Caxias)

Sub-17 Feminino: Lunna e Alicia (Foz do Iguaçu)

Sub-19 Masculino: Pauli e Suelmo (Duque de Caxias)

Sub-19 Feminino: Lele e Gabi (Duque de Caxias)

Sub-21 Masculino: Lazzereis e Corbari (Medianeira)

Sub-21 Feminino: Ana Lis e Loris (Londrina)

Adulto Masculino: Eduardo e Felipe (Foz do Iguaçu)

Adulto Feminino: Gabi Girotto e Duda (Dois Vizinhos)

Master Masculino (40+): Bandeira e Ata

Master Feminino (35+): Tatiana e Julia (Medianeira)

CAMPEONATO PARANAENSE DE BEACH SOCCER – O torneio foi realizado pela organizado pela Federação Beach Soccer Paraná (Febespa) em parceria com a Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), em Morretes. As disputas aconteceram na Praça da Vila Palmares, envolvendo 9 times disputando em 3 grupos, seguidos das semifinais e finais. Ao todo, foram mais de 140 atletas participando de 13 partidas.

Resultado final: 

Campeão: Espartanos

Vice-campeão: Paraná Clube

3º lugar: Morretes

X1 – Na quadra do Gaúcho, no município de Matinhos, foi realizada a 2ª edição do campeonato “X1 do Sul”. A primeira aconteceu durante os Jogos de Aventura e Natureza – Curitiba e Região Metropolitana. Com mais de 10 inscritos por categoria, foram disputados torneios de sub-13 e adulto livre.

O X1 é muito simples, um jogador e um goleiro de cada lado no campo reduzido. No adulto, o troféu ficou com Jhonatan Mateus e o goleiro Adalberthi Grossi. No sub-13, o título foi conquistado por Miguel França, a prata ficou com Dudu Rosário, de apenas 10 anos.

CAMPEONATO PARANAENSE DE CAPOEIRA – A 21ª edição do torneio promovido pela Federação Paranaense de Capoeira (Feparca) aconteceu na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá. Houve disputas nas categorias infantil, juvenil, adulto, master e sênior, nos naipes masculino e feminino. O campeonato teve mais de 50 participantes entre atletas e técnicos.

Leia Também:  Com aporte de R$ 30 milhões, Estado incrementa agricultura e turismo em São José dos Pinhais

Programação geral:

15 a 19/07 – Oficinas JAN (Beach Tennis, Vôlei de Praia, Teqball, Taekwondo, Punhobol) – Prefeitura, Morretes

15 a 19/07 – Teqball – Sesc, Morretes

15 a 19/07 – Stand Up Paddle – Morretes

19 a 21/07 – Powerlifting – Ipanema, Pontal do Paraná

19 a 21/07 – Futevôlei – Caveirão, Antonina

20/07 – Águas Abertas – Praia Mansa, Matinhos

20/07 –  Skate – Praça de Shangrilá Caranguejo, Pontal do Paraná

20/07 – Desafio de Obstáculos – Pista de Motocross, Pontal do Paraná

20 e 21 – Festival da Família – Centro de Eventos, Pontal do Paraná

20 e 21/07 – Handebol de Areia – Sesc, Matinhos

20 e 21/07 – Desafio dos Bombeiros – Sesc, Matinhos

20 e 21/07 – Pesca de Areia – Praia de Leste, Pontal do Paraná

20 e 21/07 – Futebol Americano Full Pads – Complexo Esportivo, Guaratuba

20 e 21/07 – Basquete 3×3 – Ginásio, Guaratuba

20 e 21/07 – Canoagem Oceânica / Maratona – Praça Mário Roque, Paranaguá

21/07 – Kart – Praia Central, Guaratuba

21/07 – Triathlon – Praia Central, Guaratuba

21/07 – Wheeling – Praia Central, Guaratuba

21/07 – Atletismo Cross Country – Morretes

27/07 – Hapkido – Colégio Estadual Paulo Freire, Pontal do Paraná

27/07 – Jogo das Estrelas – Morretes

27/07 – Skate – Guaraqueçaba

27/07 – Brasileiro de Paramotor – Praia de Leste, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Lite Cross – Pista de Motocross, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Ciclismo MTB – Guaraguaçu, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Vôlei de Praia Escolar – Amosi, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Orientação Escolar – Praia de Leste, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Punhobol Escolar – Amosi, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Basquete 3×3 Escolar – Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Paranaense de Surf – Praia Brava, Guaratuba

28/07 – Taekwondo Escolar – Colégio Estadual Paulo Freire, Pontal do Paraná

04 a 9/08 – Surf – Pico de Matinhos, Matinhos.

JANS – Após passar por Curitiba e Região Metropolitana, a edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) tem sua segunda etapa com o Festival de Inverno, iniciada no dia 7 e que acontece no Litoral do Estado até 9 de agosto, com 49 eventos esportivos realizados em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba.

Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

Published

on

By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.

“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.

Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.

Leia Também:  Inovação no agro paranaense é foco de evento em Ponta Grossa

Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.

CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.

“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

Leia Também:  Serviço em sistema de distribuição pode afetar abastecimento de água em bairros de Curitiba na terça

O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.

A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.

“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.

CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.

As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA